Pesquisa de estudante da FTC Conquista está entre as três melhores da Bahia

A estudante Isleide Sampaio, nono semestre de Fisioterapia na FTC Conquista, é a autora de uma das três melhores pesquisas científicas da Bahia, de acordo com classificação do programa Bitec – CNPq, que fomenta a realização das pesquisas e a transferência de conhecimento para micro e pequenas empresas.

Sob orientação da professora Leila Graziele Dias, a aluna pesquisou “A Fisioterapia do trabalho junto a uma indústria têxtil de Vitória da Conquista – Bahia”. O trabalho envolveu a observação das condições ergonômicas e da postura de 13 funcionários, dos setores de corte, costura, pintura e auxiliares.

“Cada setor é diferente, mas quem trabalha com corte e costura acaba sendo mais atingido por problemas posturais”, revela Isleide Sampaio. A estudante verificou que, em certos casos, os trabalhadores passam grande parte do tempo em posições inadequadas – de cabeça baixa ou com rotação de tronco, por exemplo – ou ainda fazendo movimentos repetitivos, como a elevação constante dos ombros.

Transferência de conhecimento – A segunda parte da pesquisa da estudante da FTC abrangeu a intervenção nos hábitos posturais dos trabalhadores. Sessões de Cinesioterapia laboral – ou ginástica no ambiente de trabalho – foram realizadas pela estudante com os funcionários.

“Eles relataram diminuição das dores musculares, aumento da auto-estima, progresso na realização das atividades e até melhoria do humor”, conta a pesquisadora, que também sugeriu mudanças no mobiliário da fábrica. Todos os resultados da pesquisa, inclusive as modificações recomendadas, foram entregues aos proprietários da empresa, como forma de transferir conhecimento ao setor produtivo local.

Siga o Blog do Anderson no twitter


Os comentários estão fechados.