Pesquisadores conhecem a cadeia de produção da mandioca de Vitória da Conquista

O Prefeito Guilherme Menezes recebeu nesta quinta-feira (4), a doutora em melhoramento genético da mandioca do Instituto de Investigação Agrícola de Moçambique, Amabela Zacarias da Silva, o pesquisador da Embrapa, Joselito Mota, e o professor da Fundação José Carvalho, George Teixeira.

Em Vitória da Conquista a comitiva conheceu a cadeia de produção da mandioca. Também participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Gildásio Silveira, e o Líder do Governo na Câmara, Fernando Vasconcelos.

Os pesquisadores estiveram no povoado de Campinhos e no Ceasa do Centro da cidade. A pesquisadora ficou impressionada com a variedade de produtos desenvolvidos a partir da mandioca.

O prefeito destacou que a parceria constante com a Embrapa tem possibilitado trazer para os pequenos produtores métodos e tecnologias que melhoram a forma de produzir. “Algumas destas tecnologias estão mais próximas do que os produtores podem imaginar e se aliam a experiência tradicional enriquecendo este conhecimento. É o caso da desidratação das polpas de frutas, da distribuição das mudas de umbu gigante, que Prefeitura produziu na unidade experimental da Fazenda Pedra Mole, do cultivo dos cafés especiais. É uma preocupação que temos desde 1997, de incentivar a cultura dos produtos tradicionais da região”.


Os comentários estão fechados.