UESB: trotes acontecem livremente no campus de Vitória da Conquista

Apesar da orientação contrária e vigilância reforçada, os trotes estão acontecendo dentro e fora do campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em Vitória da Conquista.

Um vídeo no Youtube mostra os calouros da Faculdade de Comunicação Social sendo forçados a dançar, ganharam pinturas nos em seus rostos além ainda de serem colocados de joelhos para um suposto juramento pintados.

“pq calouro eh bixo e eles mesmos se juram assim! hahaha”, está

“Calouros e veteranos caindo na dança no dia do trote dos calouros da turma de camunicação 2010 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia”, as frases acima foram escritas no Youtube.


8 Respostas para “UESB: trotes acontecem livremente no campus de Vitória da Conquista”

  1. dirceu góes

    O trote aos calouros é considerado como um ritual de passagem presente em todas as universidades brasileiras. O ato pode se dar de maneira alegre e festiva e nunca, eu digo nunca, deve descambar para agressões, linchamentos e violência física ou moral. Sou professor do curso de Comunicação, presenciei parte do trote e não vi nenhum exagero por parte dos veteranos ou dos calouros, mesmo porque os vigilantes que fazem a segurança da UESB sempre estiveram por perto para evitar excessos. Os ‘bichos” são muitos bem vindos e com eles já estabeleço relação de aprendizado mútuo na disciplina Jornalismo Policial. Desde já atesto que estes calouros são especiais e vão contribuir sobretudo para a evolução produtiva do curso.
    P.S. Em sala de aula ou no Colegiado do Curso de Comunicação da UESB nenhum calouro se queixou do trote.

  2. Carlos

    Também não vi nenhum problema ou alguém sendo forçado a fazer algo. Sensacionalismo besta que você tentou pregar aqui, como se tivesse ocorrido algo de outro mundo.

  3. DIEGO GOMES

    infelizmente não participei do trote. Mas sempre não participo. O “trote livremente” vem com o significado de aceitação ou desconhecimento por parte dos gestores da UESB o que não é verdade.

    Agora, trote por dançar e lançar aos calouros brincadeiras sem nenhuma agressão, sem promiscuidade alguma, então que me perdoe os contrários, mas é querer manchar subliminarmente os meus nobres colegas veteranos e agora, os calouros.

  4. Leide Cavalcante

    É Anderson, tô achando que você é um pseudo-jornalista frustrado, que é louco pra ser “bicho” também, e tá é com inveja da galera que tá entrando no curso. Hahahahahahha.

  5. Celso Rios

    Acho que houve um equívoco!! O trote de comunicação sempre foi conhecido por ser um trote em que se integram calouros e veteranos.Podem perguntar a qualquer calouro se houve qualquer tipo de excesso, que garanto que eles falaram o mesmo! Inclusive, após o trote,calouros e veteranos se juntaram e confraternizaram normalmente. Na minha época todas essas brincadeiras ocorreram também e não tive qualquer queixa,pois, sabia que era um momento de descontração.Garanto a você que tem trotes muito piores que passam despercebidos!!

  6. Samantha Lacerda

    Essa é uma matéria sem fundamento. Eu fui uma das veteranas que organizou o trote e todos os calouros que participaram fizeram porque quiseram. Como exemplo, temos um calouro que não quis participar e foi para casa tranquilamente. Os outros ‘bixos’ fizeram tudo o que pedimos sem reclamar e até agora ninguém da universidade veio nos comunicar sobre reclamações. Os seguranças da instituição estavam no local e não precisaram chamar a nossa atenção nenhuma vez, o que acontece com outros cursos da universidade. Quer saber mais sobre o assunto? Pergunte a qualquer calouro da turma de Comunicação que participou do trote e veja se eles estão aborrecidos com alguma das atitudes dos veteranos. Antes de publicar algo no blog, tenha certeza do que está falando. E busque a comprovação dos fatos, aspecto que é essencial para a prática do jornalismo.

  7. Revertério

    A resposta a esta nota foi dada por estudantes de jornalismo no site
    http://reverterio.com/

  8. tássio

    È o reboleitionnn manoo, entre nessa onda vc tbm…
    kkk e morte aos calourosss…..!!!!!!!!!!
    AHAHAHA

Os comentários estão fechados.