Câmara Municipal de Vitória da Conquista entrega Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares

A Câmara realizou, na noite desta terça-feira (16), sessão solene para a entrega do Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares. A entrega da honraria faz parte do calendário oficial do Legislativo e acontece na mesma data da celebra o Dia Internacional da Mulher. Nesta edição, a Câmara homenageou seis mulheres que se destacaram na defesa dos direitos da mulher em Vitória da Conquista.

O Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares foi criado por meio do Projeto de Resolução 41/2005, de autoria do vereador Jean Fabrício (PCdoB) para homenagear mulheres que se destacaram na defesa dos direitos femininos em Vitória da Conquista.

Loreta Valadares foi ex-presa política e lutou contra a ditadura e a tortura na época do Regime Militar. Ao falecer deixou como resultado de sua trajetória uma enorme contribuição ao movimento de mulheres e de luta a conquista e garantia dos direitos humanos no país.

Homenageadas agradecem honraria

Eliana Santos Alves, que representou a homenageada Flordinice Oliveira, agradeceu em nome da mãe o Diploma Loreta Valadares. “Minha mãe sempre foi uma guerreira e merecedora desta homenagem”, afirmou.
Adelaide Miriam Farias de Oliveira, segunda homenageada da noite, agradeceu à Câmara pela homenagem, “pelo grande momento que os vereadores proporcionaram às mulheres conquistenses”.
Elizabete Ferreira Rodrigues Felício também agradeceu a entrega do diploma. “Me sinto muito honrada em recebeu um diploma que leva o nome de uma companheira tão guerreira quanto Loreta Valadares”, disse, estendendo a homenagem a todas as integrantes da União de Mulheres.
Helita Figueira da Silva, empresária e ex-vereadora, agradeceu a honraria e declarou que sente prazer em ajudar as pessoas, pois “Deus determinou que cada ser humano deve fazer o bem”. A homenageada destacou o trabalho feito com mulheres em recuperação e afirmou que só a Palavra de Deus pode transformar a sociedade.
Maria da Conceição Barros dos Santos agradeceu sua família pelo apoio e ressaltou que a mulher deve ocupar os mais variados espaços na sociedade. “Ofereço esta homenagem a todas as mulheres sofridas da periferia”, declarou, ressaltando a importância do trabalho das Comunidades Eclesiais de Base, da Igreja Católica.
Viviane Sales Oliveira, última homenageada da noite, dedicou o diploma a todas as mulheres que lutam pelos direitos femininos, especialmente as mulheres quilombolas. Defendeu a descriminalização do aborto e a legalização da união civil de mulheres do mesmo sexo. “Agradeço à Câmara pela homenagem”, disse.

Os comentários estão fechados.