Padre Valdemir é nomeado novo Bispo de Floriano, no Piauí

O Padre Valdemir Ferreira dos Santos, da arquidiocese de Vitória da Conquista, é o novo bispo da diocese de Floriano, no estado do Piauí. A nomeação foi anunciada nesta quarta-feira (17) pelo papa Bento XVI. Padre Valdemir vai suceder a dom Augusto Alves da Rocha, 76, que pediu renúncia após completar 75 anos.

Ordenado padre em 1987, padre Valdemir é baiano da cidade de Nova Canaã e completará 50 anos no próximo dia 30 de março. Atualmente é vigário episcopal e ecônomo da arquidiocese de Vitória da Conquista, além de pároco da paróquia Nossa Senhora das Candeias no município.

O novo bispo fez seus estudos de filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), e de teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Em 2002, obteve a licença em teologia bíblica, na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma.

Na arquidiocese de Vitória da Conquista, foi moderador das paróquias de Iguaí, Nova Canaã e Ibicuí (1987). Foi pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vitória da Conquista. Coordenou a catequese na arquidiocese por dez anos e, durante três anos, foi professor no Instituto Diocesano de Filosofia.

Exerceu, ainda, a função de vice-reitor e reitor do Seminário Maior de Filosofia e reitor do Seminário propedêutico. Durante dois anos, foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Desde 2007 é diretor da Escola de Formação Diaconal, sendo ainda vigário episcopal do Vicariato São Lucas, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.


Os comentários estão fechados.