Academia do Papo

Que alivio…!

Por Paulo Pires

Neste último final de semana, após ser acometido de um pequeno acidente doméstico [queda], fiquei praticamente imobilizado e como sou um sujeito meio inquieto, resolvi, sem quê nem por que, verificar se o Google faz alguma referência à minha pessoa. Qual não foi minha surpresa aconteceu aquilo que eu já esperava: O Google desconhece minha existência. Não posso dizer de minha frustração. Mas pior que isso foi o que o corretor ortográfico fez com o grande Ariano Suassuna. Em um texto do grande escritor onde aparecia Suassuna o corretor mandou substituir por Assassino. Foi ou não foi pior? É melhor ser anônimo do que ser assassino.

            Voltando a mim, diria que ninguém aí é capaz de imaginar o tamanho da minha alegria e o sentimento de liberdade que senti. Fiquei convencido definitivamente que sou um Zé Ninguém, ou melhor, um Paulo Ninguém. Isso me deu um senso de descompromisso enorme. Lembrei de um poema de Fernando Pessoa que abaixo transcrevo. Antes, devo dizer que o excepcional poeta ironiza neste poema algumas pessoas que “se acham” em função de algumas bobagens que a convenção social estabeleceu como aquelas que legitimam a existência dos seres humanos. Tudo bestagem, como diria meu eterno mestre Darci Ribeiro. Eis o poema:

LIBERDADE

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro pra ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.

O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa…

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha quer não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças…
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca.

            Claro que um poema dessa natureza não se destina a pessoas que ainda não escaparam ou transcenderam modelos, paradigmas e arquétipos que a lufa-lufa diária nos impõe e aceitamos com a maior passividade. Como diria uma amiga: Este não é poema para ginasianos. Enfim estou liberto e agora posso cometer mais bobagens sem culpas ou remorsos. Um abraço cordial e até a próxima…


Os comentários estão fechados.