Abel Rebouças estuda possibilidade de transmitir as sessões da Câmara Municipal de Vitória da Conquista pela Rádio e TV UESB

O presidente Gildásio Silveira apresentou a proposta ao reitor Abel Rebouças e ao assessor Francis José

Preocupada em passar a informação à população, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista está transmitindo a sessão ao vivo através da TV Câmara via internet e já se preparando para transmissão através de um canal de televisão. O presidente, vereador Gildásio Silveira (PT), apresentou uma proposta ao reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, professor Abel Rebouças, que estuda uma possibilidade de uma parceria com a TV Uesb.  “Pudemos conversar com o reitor e apresentar os trabalhos desenvovidos pela Câmara Municipal, e falar de uma experiência que conhecemos em Montes Claros, onde as sessões da Câmara são transmitidas pela TV desde 2001. Para nossa alegria o reitor foi bastante receptivo e destacou a importância desta parceria, em que a UESB  tem a oportunidade de cumprir, ainda mais, o seu papel de educadora e de esclarecedora, ao apresentar para a comunidade o trabalho do legislativo”, concluiu, destacando que a comunidade tem muito a ganhar com a iniciativa e agradecendo ao reitor pela forma como recebeu e abraçou a idéia.


Uma Resposta para “Abel Rebouças estuda possibilidade de transmitir as sessões da Câmara Municipal de Vitória da Conquista pela Rádio e TV UESB”

  1. dirceu góes

    Parabéns ao reitor da UESB, professor Abel Rebouças, em ter sido “bastante receptivo” a proposta do presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista Gildásio Silveira(PT), de transmissão das sessões daquela Casa através do canal de televisão educativa da Universidade.
    Entretanto, acredito que a viabilidade da proposta vai demorar um pouquinho para se efetivar por alguns motivos: a princípio, é preciso que seja elaborado um programa piloto de cobertura das sessões da Câmara de Vereadores, para apreciação, sucedida de aprovação ou não, dos membros do Conselho Deliberativo do Sistema Universitário de Rádio e TV Educativa(SURTE).
    Detalhe: a reunião mais recente do Conselho se deu no início de dezembro de 2009. Naquela oportunidade, deliberou-se que os conselheiros seriam convocados para um novo encontro na derradeira semana de fevereiro último, quando o ano letivo de 2010 se iniciaria.
    Fevereiro se foi, março passou, já estamos em meados de abril e a convocatória para a primeira reunião do Conselho Deliberativo do SURTE neste ano ainda não se efetivou por parte do Conselheiro Presidente, professor Paulo Sérgio Cavalcanti. A suspeita é de que no atual período de sucessão na reitoria da UESB não seja politicamente conveniente a convocação dos conselheiros, uma vez que eles não aprovaram a programação levada ao ar através da Rádio UESB FM (portanto, uma programação pirata numa rádio oficial). Este fato certamente provocaria discussões acirradas, as quais poderiam respingar no candidato da atual gestão durante a campanha eleitoral que se inicia nos próximos dias na Instituição.
    Outro motivo que poderá fazer o vereador Gildásio Silveira(PT) esperar outro tanto de tempo para ver as sessões da Câmara de Vereadores serem transmitidas pela TV UESB é de ordem contábil legal.
    Ou seja, depois de um ano e oito meses como Assessor Geral de Comunicação da UESB e diretor do SURTE(através de portaria retroativa de 10 meses publicada em junho de 2009), o professor Francis José Pereira ainda não encontrou, ou se encontrou ainda não pôs em prática, uma solução para que a TV e a Rádio UESB possam ser remuneradas e emitir nota fiscal ao prestar serviços ou negociar espaços na grade de programação.
    A não resolução deste impasse penaliza as ações de aporte de recursos para a Rádio e para a TV UESB, uma vez que se deixa de captar as verbas da publicidade institucional advindas do comércio, das propagandas dos governos Federal, Estadual e Municipal, além daquelas provenientes de propostas como esta de autoria da presidência da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.
    Receio que,infelizmente, talvez só seja possível transmitir as sessões da Câmara depois de um fruturo entendimento do presidente Gildásio Silveira com o novo reitor da UESB, a ser eleito pela comunidade acadêmica e nomeado pelo governador Jaques Wagner, uma vez que o mandato do professor Abel se encerra em 1º de junho.
    Cordialmente,

    Dirceu Góes – Vice-coordenador do Colegiado de Comunicação Social da UESB e membro suplente do Conselho Deliberativo do SURTE.

Os comentários estão fechados.