Vitória da Conquista tem média de dois assaltos a ônibus por dia

Motoristas e cobradores de ônibus da cidade de Vitória da Conquista, a terceira maior cidade da Bahia, estão trabalhando com medo.

E esse medo é justificado pela grande quantidade de assaltos que a polícia tem registrado nos coletivos que circulam pela cidade. Só este mês, 22 ônibus foram assaltados. As estatísticas mostram que a média é de dois assaltos por dia.

Um motorista de ônibus, que preferiu não ser identificado, foi vítima da ação de bandidos enquanto estava trabalhando. Os passageiros foram assaltados por dois homens armados às cinco e meia da manhã.

‘Eles chegaram apavorados, com a arma apontada pra cabeça do motorista. É muito difícil. Chega todo mundo drogado e se não tiver dinheiro, ele quer porque quer dinheiro’, relata.

O cobrador, que trabalha em outra linha, também passou por uma situação de violência. É outra vítima que não quer mostrar o rosto por medo de ser identificado pelos bandidos. Ele conta que não se sente seguro, principalmente, durante a noite.

‘Agora eu saio de casa e minha mulher e meu filho não sabem se eu volto. A realidade é essa’, teme.

Quem depende do transporte público também reclama da falta de segurança. A qualquer hora do dia ou da noite, o passageiro tem o medo como companheiro de viagem. ‘Você é assaltado nos coletivos, o pessoal pede o celular’, conta o aposentado Sandoval Rocha.

Segundo o Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista, nos últimos 11 dias, foram registrados 22 assaltos a ônibus, uma média de dois assaltos por dia.

‘Esse companheiros agora estão assombrados mesmo porque eles estão entrando com armas pesadas. Antes era uma faca, uma espingarda, um revólver 38. Agora é uma pistola, submetralhadora para levar R$ 20, R$ 30’, alerta Carlos Fernandes.

Nossa equipe conversou sobre o problema com a Polícia Militar. ‘A gente precisa que as pessoas registrem, liguem de imediato para o 190, que é de graça. Na mesma hora a gente vai deslocar viaturas pra tentar fazer o flagrante’, orienta o major Ricardo Medeiros.

A média de assaltos a ônibus em Vitória da Conquista neste mês de abril é a mesma de Salvador, que de acordo com o Gerc – Grupo Especial de Repressão a Roubos e Coletivos, da Polícia Civil, é de dois assaltos por dia. Só que a frota de ônibus da capital tem mais de cinco mil veículos, e a de Vitória de Conquista, apenas 135. As informações são do Jornal da Manhã (TV Sudoeste)


Uma Resposta para “Vitória da Conquista tem média de dois assaltos a ônibus por dia”

  1. Yende

    Conquista já é, proporcionalmente, mais violenta que Salvador e outras grandes cidades do país. Nossa cidade foi abandonada pelo governo do estado que ignora as nossas reivindicações (a exemplo do aeroporto) e demonstra não ter noção do tamanho da nossa cidade quando prioriza cidades de menor porte em seu fantasmagórico plano de reestruturação da PM.
    Os nossos Deputados também não foram capazes de exigir o que nos cabe por direito em função da nossa importância política e financeira. Somos, hoje, apenas uma grande cidade que muito contribui para o crescimento do estado mesmo estando a margem deste mesmo progresso.

Os comentários estão fechados.