Nativos de Vitória da Conquista mortos no esquecimento

O Monumento ao Índio instalado na Praça Caixeiros Viajante é o único símbolo em homenagem aos indígenas em Vitória da Conquista

Por Sara Reis

Hoje, 19 de abril, nem parece ser um dia de homenagens aos primeiros habitantes de nossa terra. Os quais foram mortos ou expulsos pelos colonizadores comandados por João Gonçalves, num massacre covarde.

O território onde hoje está localizado o Município de Vitória da Conquista foi habitado pelos povos indígenas Mongoiós, subgrupo Camacãs, Ymborés (ou Aimorés) e em menor escala os Pataxós. As aldeias se espalhavam por uma extensa faixa, conhecida como Sertão da Ressaca, que vai das margens do alto Rio Pardo até o médio Rio das Contas.

Segundo historiadores, os índios foram convidados para uma festa e enquanto alegravam foram cercados de todos os lados e quase todos mortos. Depois disto os nativos que sobreviveram seguiram nas matas em direção ao sul do estado e o arraial foi entregue aos colonos, num episódio conhecido como “Banquete da Morte”.

Apesar da importância histórica destas tribos, a cidade possui apenas um símbolo aos indígenas, que foi uma iniciativa do Movimento Contra a Morte Prematura. Nenhuma manifestação pública costuma ser realizada, restando apenas as escolas primárias preservar o ato cívico, pintando seus alunos e contando um pouco da história dos índios.


Uma Resposta para “Nativos de Vitória da Conquista mortos no esquecimento”

  1. RGs(pesquisador)

    Dos primeiros nativos dessa região,sóeste monumento atesta a sua existência.Onde hoje, é conhecida cidade de Vitória da Conquista!.Haviam várias tribos,com suas culturas – Sua” civilização”.Mas, o que ocorreu aqui, foi tão dramático, violento ao ponto de ser sugestivo em parte, o nome da cidade!.Se lhe fosse dado o nome – Vitória do Terror!.Com certeza estaria de bom tamanho,correspondendo aos fatos.Que não são apenas de então!.

Os comentários estão fechados.