PARADA GAY: I Parada do Orgulho de Ser LGBT de Vitória da Conquista celebra diversidade

Um colorido especial tomou conta das ruas de Vitória da Conquista na tarde de sábado, 17. A imensa bandeira com as cores do arco-íris, reconhecida mundialmente como o símbolo da diversidade sexual, anunciava a I Parada do Orgulho de Ser LGBT da cidade, evento organizado pelo Grupo de Lésbicas Safo com o apoio da Prefeitura Municipal. A manifestação, que teve início na Avenida Jorge Teixeira e seguiu até o Bosque da Paquera, levou milhares de pessoas às ruas e uniu o discurso político ao caráter festivo.

Além de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), a Parada teve a participação ativa de heterossexuais, simpatizantes da causa, autoridades municipais, ativistas dos mais diversos movimentos sociais e políticos, mostrando à sociedade que a diversidade sexual existe e está nos lares, nas empresas, nas ruas.

Um trio elétrico foi espaço para apresentações de artistas locais e palanque para falas que pediam a garantia de direitos para a população LGBT, respeito à diversidade e a implantação de políticas públicas voltadas para essa parcela da população. O Centro Municipal de Referência em DST/AIDS realizou distribuição de preservativos e panfletos com orientações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Em cima do trio, o vice-prefeito Ricardo Marques reafirmou o apoio da Administração Municipal para ações que combatam a discriminação. “Vocês estão de parabéns. Conquista está se tornando, cada dia mais, uma cidade cosmopolita, democrática e aberta a essas manifestações. Que essa seja apenas a primeira de muitas outras”. O secretário de Desenvolvimento Social, Edwaldo Alves, também acompanhou o evento.

Apresentações culturais, discursos políticos– “Não pare na pista, é muito cedo pra você se acostumar”. Com a canção de Raul Seixas, bastante oportuna para a ocasião, a banda de rock conquistense Ladrões de Vinil foi a primeira a se apresentar na I Parada do Orgulho de Ser LGBT, trazendo um som irreverente que mescla covers e canções autorais. Depois, foi a vez da Manyart animar o público com muito samba e pagode. O som eclético de Danilo Kiribamba encerrou o evento.

Em meio às apresentações culturais, o cunho político da manifestação não foi esquecido. A representante da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia/SEPROMI, Geisa Santos, afirmou que a luta contra a homofobia deve estar associada com o combate ao racismo e ao machismo. “São traços ainda marcantes em nossa sociedade. Essa luta deve ser diária e deve ser assumida por cada um de nós”, explicou.

José Mário Barbosa, membro da comissão organizadora da Parada, lembrou as principais bandeiras do movimento LGBT e destacou uma conquista: a aprovação do Projeto de Lei 122/2006, na Comissão de Assuntos Sociais da Câmara de Deputados, que propõe a criminalização da homofobia. “Ser homossexual é um orgulho. O que nos deixa envergonhado é o fato do nosso estado ocupar as primeiras posições em número de violência contra a comunidade LGBT”, disse o presidente do Grupo Gay da Bahia/GGB, Marcelo Cerqueira.

Importância– Para grande parte do público presente, o evento foi um marco local para a afirmação de grupos historicamente discriminados em nossa sociedade. “Essa Parada representa a liberdade e o respeito que nós devemos ter. Em Conquista ainda existe muito preconceito com gays e lésbicas e esse é um excelente momento para dar visibilidade à causa e ir pra rua sem medo de ser feliz”, avaliou o decorador Joelton Alencar.

Para o estudante Vítor Quadros, trata-se de “uma questão política, de inclusão, de reconhecimento e de garantia de direitos. Toda a sociedade deve participar, pois antes de ser gay, somos todos seres humanos e acho que é isso que importa”, observou.

Dona Anália Maria acompanhou a Parada com a filha e os netos. “Trouxe todo mundo porque acho essencial que as crianças já cresçam sem preconceito, aprendendo a conviver com as diferenças e a respeitá-las”.

Já Olga Dantas participou da manifestação junto com a companheira, Diane Farias. ”Estamos juntas há mais de dois anos e pra gente a Parada é uma grande conquista. É um passo importante que a cidade está dando no combate a homofobia”.

Políticas Públicas– “Temos todo o apoio do poder público de Vitória da Conquista, só falta a gente se organizar”, ressaltou o ativista gay Alan Kardec. Entre as ações que foram destacadas durante a manifestação e que demonstram esse apoio, estão a realização da I Conferência Territorial LGBT de Vitória da Conquista, no ano de 2008, e a inauguração do Núcleo de Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia, no mês de março deste ano.

“Vitória da Conquista é pioneira na Bahia, por ser a única cidade do estado a ter um núcleo deste tipo, um espaço que está aberto para toda a população e pretende interagir com a sociedade e realizar um trabalho de educação popular. Garantir os direitos humanos é um princípio dessa gestão”, afirmou o coordenador do Núcleo de Promoção da Igualdade, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Afonso Silvestre. Para ele, o primeiro resultado de uma manifestação como a Parada é a visibilidade. “Pemitir que as pessoas vejam , que a comunidade LGBT tenha oportunidade de se mostrar, se colocar e de afirmar sua condição e seus direitos”, completou.

A I Parada do Orgulho de Ser LGBT marcou também o encerramento de uma série de atividades que foram realizadas em Conquista, na última semana. Além de uma mostra de filmes, o Seminário “Respeito à Diversidade”, debateu temas como cidadania, políticas afirmativas, extermínios motivados por racismo e homofobia e união estável entre pessoas do mesmo sexo. Um documento com sugestões de políticas públicas nas mais diversas áreas, voltadas para a população LGBT, foi elaborado durante o seminário e será encaminhado à Administração Municipal.

Texto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

Fotos: Emanuel Nem Moraes


3 Respostas para “PARADA GAY: I Parada do Orgulho de Ser LGBT de Vitória da Conquista celebra diversidade”

  1. Emanuel nem moraes

    Cadê o crédito das minhas fotos, Anderson???
    Coloca aí, véio!!!

  2. Emanuel nem moraes

    agora corrige meu nome: Emanuel Nem Moraes

  3. Alexandre Cardoso

    Parabéns a Vit da Conquista pela receptividade ao evento. Isso prova que estamos crescendo e abrindo a mente para uma questão comum e normal.Abaixo o preconceito. Quem de nós pode julgar o semelhante por sua opção sexual?
    Aos que acham que tal evento são coisas do demônio é porque ainda não entenderam a mensagem de Jesus Cristo: amaivos uns aos outros assim como vos amo […mais ou menos isso]. Portanto, ninguém é melhor que o outro e nem está salvo.
    Aliás, salvo de quem mesmo?

Os comentários estão fechados.