ENTREVISTA: Professor Dirceu Góes

Professor de radiojornalismo da Uesb cometa sobre jornalismo em Vitória da Conquista

Em entrevista ao Blog do Anderson, José Dirceu Góes, professor de Radiojornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), comentou sobre o jornalismo em Vitória da Conquista, a não obrigatoriedade do diploma nesta área e a inserção dos estudantes de jornalismo nos veículos de comunicação da Uesb.

O professor destacou que o rádio ainda é o grande veículo de comunicação do município, pois segundo ele, é espaço que pontua os debates políticos e econômicos locais, mas ressalta o forte papel da televisão e dos blogs, que podem se tornar um grande fórum para debates, a partir do momento em que os mesmos permitam que as pessoas publiquem seus comentários.

Lamentando sobre a recente decisão da não obrigatoriedade do diploma para Jornalistas, o professor ressalta que todas as profissões foram em busca de uma formação acadêmica e que por isso ele é a favor do diploma na área, pois alguns profissionais exercem esta profissão sem conhecer a teoria que a move.

Já em relação ao acesso dos alunos de Jornalismo da Uesb à rádio e à TV da instituição, Dirceu Góes informa que existe o estágio, no entanto, ainda não foi cumprida a lei do estágio que recomenda o acompanhamento de um professor de jornalismo para serem mais orientados sobre o aprendizado da prática jornalística.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de produzir um programa de rádio, o professor de radiojornalismo afirma que nenhuma abertura para isso aconteceu até o momento. Confira a sonora da entrevista


3 Respostas para “ENTREVISTA: Professor Dirceu Góes”

  1. Dirceu Góes

    Caro Anderson,

    Em primeiro lugar, muito obrigado pelo espaço a mim concedido no seu blog.
    Em segundo, cada vez mais me convenço do poder da mídia interferindo diretamente na construção da realidade que nos cerca e da importancia do seu blog para Vitória da Conquista. Digo isto porque depois que a entrevista acima foi divulgada neste espaço, imediatamente o Conselho Deliberativo do Surte, que não era convocado para reunião há seis meses, finalmente foi convidado para um encontro de trabalho previsto para a próxima quarta-feira, 05 de maio.
    Atenciosamente,

    Dirceu Góes – Jornalista e professor de Radiojornalismo I e II da UESB

  2. Dunezeu campos jr

    Anderson:
    Exatamente o que penso acerca do assunto… a sociedade tem que discutir isso mais profundamente!
    Parabéns, Dirceu…
    Abraço do primo,
    Dunezeu II (Professor Adjunto – UESC – Ilhéus, Bahia)

Os comentários estão fechados.