Sindicato dos Bancários comemora 23 anos do Jornal ‘Piquete Bancário’

Por Sara Reis

Na comemoração da impressão do milésimo Jornal Piquete Bancário realizada nesta quinta-feira (29), o presidente do Sindicato dos Bancários, Delson Coelho, explica que o informativo enfoca a realidade dos bancários, mas com a compreensão de que a classe trabalhadora de forma geral deve ser mostrada e perfeitamente identificada nesse jornal para que a sociedade possa inserir isto no seu centro de discussão.

Coelho comenta sobre a expectativa dos próximos mil jornais que ainda serão produzidos. “Esperamos ter capacidade para que possamos fazer valer esta façanha, esperamos que façamos isto num tempo mais curto, mas que tenha a mesma qualidade que tivemos até agora de mostrar a verdade do trabalhador, aquilo que ele precisa ouvir, compreender e utilizar para definir as suas lutas”, planeja o presidente do Sindicato.

Já o jornalista e professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Dirceu Góes, que também compôs a mesa-redonda no evento discutindo sobre a Imprensa Sindical acrescenta que o Piquete é considerado um jornal alternativo por fugir do padrão da grande imprensa e tem uma inserção essencialmente sindical. O professor comemora o fato de que nestes 23 anos de confecção, o jornal contou com a participação de diversos alunos e profissionais do Curso de Comunicação da Uesb.

Góes também explana sobre o papel diferenciado do Jornal Piquete. “A gente fica muito feliz porque ele expressa o pensamento de uma categoria de trabalhadores e é uma vanguarda porque mobiliza outros sindicatos de Vitória da Conquista a que estabeleçam uma estratégia de comunicação para que possam unir os trabalhadores, mas ao mesmo tempo invadir as ruas da cidade”, enfatiza.


Os comentários estão fechados.