Wagner assina estatuto de fundação da Bahiafarma que será situada em Vitória da Conquista

O governador Jaques Wagner, assinou na manhã desta segunda-feira (3), no Hotel Bahia Othon Palace, o estatuto de criação da Bahiafarma – Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico Fornecimento e Distribuição de Medicamentos. Prevista para ser construída em Vitória da Conquista, a Bahiafarma, está inserida no Parque Tecnológico– TecnoBahia, e atuará no desenvolvimento de pesquisas de fármacos e medicamentos de interesse para o SUS, em parceria com instituições de pesquisa públicas e privadas.

 O ato integra a programação do II Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia e conta com a presença do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla. A partir dessa assinatura, está criada a pessoa jurídica Bahiafarma.

 Inicialmente, a Bahiafarma irá produzir medicamentos da atenção básica, como anti-hipertensivos e antidiabéticos, com o apoio técnico da Farmanguinhos/Fiocruz. A segunda etapa do projeto prevê a instalação de uma linha de produção de anticoncepcionais orais de baixa dosagem, para serem distribuídos na rede SUS, através do programa Saúde da Mulher.

O Laboratório Farmacêutico da Bahia (Bahiafarma) foi fechado em 1996 e extinto em 1999. A nova Fundação Bahiafarma, vinculada à Sesab, abrange a pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, fornecimento e distribuição de medicamentos essenciais e outros medicamentos de interesse social, para órgãos e entidades que integram o SUS.


Os comentários estão fechados.