Estatuto da nova Bahiafarma é assinado durante congresso de saúde

O 2º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia pretende dar continuidade ao debate sobre questões associadas à organização das redes de atenção à saúde, para qualificação do acesso e fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, e socializar experiências de gestão municipal.

Promovido pelo Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/BA), em sua segunda edição, o congresso, que acontece desta segunda-feira (3) até terça-feira (4), em Salvador, relançou o Prêmio Edno Batista Rebouças, que vai laurear os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias dos municípios que alcançarem a meta de combate à dengue na Bahia.

Na ocasião, o governador Jaques Wagner assinou o estatuto de criação da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma). A fundação foi fechada em 1996 e extinta em 1999. Agora será construída no município de Vitória da Conquista e está inserida no Parque Tecnológico de Salvador (TecnoBahia).

Para a secretária de Saúde de Vitória da Conquista e presidente do Cosems/BA, Suzana Ribeiro, o conselho vai destacar a construção das redes de atenção básica, que implica na discussão do sistema de saúde como um todo, além de pontuar a relação entre estado e município na consolidação dessas redes, na sua organização, tendo a atenção básica como o principal eixo de orientação e organização do sistema.

“A Bahiafarma vai contribuir para minimizar esses problemas e garantir o acesso mais fácil e direto, primeiro porque vamos ter uma ampliação da oferta de medicamentos no mercado, segundo, sendo produzidos na Bahia, teremos um custo muito menor para a compra para os municípios, e terceiro, porque a logística de distribuição vai melhorar com a malha viária, com acesso mais fácil da linha de produção até a distribuição nos municípios, sem intermediários, sem distâncias longas”, explicou Suzana.


Uma Resposta para “Estatuto da nova Bahiafarma é assinado durante congresso de saúde”

  1. MANOEL

    Demorou, mas saiu a decisão do governador. É sem uma boa notícia para Conquista. Mas ainda espero mais do PT.

Os comentários estão fechados.