Abel Rebouças vai a Salvador pedir separação da Uesb

Pedetistas se reuniram com Wagner
Pedetistas se reuniram com Wagner

Acompanhado do deputado estadual Euclides Fernandes (PDT), o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) Abel Rebouças São José esteve em audiência, nesta segunda-feira (10), com o Governador Jaques Wagner para pedir a separação da Uesb, campus de Jequié.

A informação pode ser confirmada no site do próprio deputado (clique aqui para ler), em que destaca que o parlamentar “levou importantes reivindicações”, dentre elas o desmembramento da Uesb para criação da Unerc, Universidade Estadual do Rio das Contas.

Vale lembrar que durante os meses de setembro, outubro e novembro do ano passado, o professor Abel participou de inúmeras reuniões para separação da Uesb. Em uma destas ocasiões, no dia 17 de setembro de 2009, numa palestra realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Jequié (Acij), o reitor diz: “Eu quero aqui dizer para vocês que estou plenamente de acordo com a criação da Universidade. Eu sei que a grande maioria dos professores de Jequié estão de acordo com isto. Nenhum diretor de departamento ou colegiado disse que é contra. Todos falaram que estão de acordo” (veja transcrição aqui).

Todavia, segundo o blog Jequié Repórter, 89, 4% dos estudantes, funcionários e professores da Uesb-Jequié disseram “não” ao desmembramento. (Veja aqui e aqui).


2 Respostas para “Abel Rebouças vai a Salvador pedir separação da Uesb”

  1. Viviane

    O engraçado é o cinismo de alguns políticos – digo políticos porque não podemos ser igênuos ao ponto de acreditar que o magnífico Reitor da Uesb não tenha interesses políticos por trás de suas atitudes. Afinal, ele é filiado ao PDT e, por duas vezes, manifestou o seu interesse em sair candidato (uma para prefeito, outra para deputado), desisindo logo depois (com medo de perder o poder da máquina institucional, já que seria substituído pelo vice-reitor, Ruy Macedo, claro apoiador de outra chapa, prejudicando a sua chapa concorrente à Reitoria).
    Mas pq eu digo cinismo? Pq, o discurso do candidato do professor Abel diz que não existe interesse´político, aliança política, etc., por trás da candidatura dos dois (Paulo Roberto e Rech). No entanto, sabemos que há, sim. Pois, não é atoa que o reitor Abel busca a separação do campus de Jequié. Ele sabe que isso lhe daria votos da comunidade externa de Jequié. Já que a comunidade acadêmica, claramente foi e continua contra a separação. E, pq ele quer o apoio da comunidade externa??? Pq quer preparar o terreno para uma futura candidatura a deputado.
    Isso é um absurdo e inviável (digo do ponto econômico para o Governo, que vai ter de gastar com mais uma faculdade estadual independente, sendo que pode manter uma faculdade multicampi para a região sudoeste), tanto é, que o próprio secretário da Educação, Oswaldo Barreto, em entrevista recente (não me lembro aonde), disse que não haverá a criação da Unerc.
    E, no final das contas, o professor Abel (e sua chapa a Reitoria – Paulo Roberto e Rech) tem a cara-de-pau de dizer que quem quer separar a Uesb é a chapa concorrente. QUE VERGONHA!

  2. luiz

    Muito bom o seu comentário Viviane. O cinismo é uma das principais características das pessoas quando têm interesses voltados para a política. Acho que criar uma outra universidade é inviável e não trará benefícios algum. O certo mesmo, como vc disse, é manter o multicampi, porém acrescento que para mantê-lo é necessário melhorias em sua estrutura – coisa que O Sr Abel deveria ter ido buscar em Salvador junto ao governador.

Os comentários estão fechados.