Governo Municipal prioriza ações pedagógicas para escolas quilombolas de Vitória da Conquista

Vitória da Conquista possui, atualmente, 24 comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares, e outras 45 já mapeadas. Em razão da especificidade étnica e cultural dessas localidades, o Governo Municipal lhes reserva tratamento diferenciado, especialmente no que se refere à educação. Graças a essa política, os professores das escolas municipais quilombolas utilizam na sala de aula um material pedagógico específico, contido em kits distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Os kits foram enviados à SMED em junho de 2009 pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Cada um contém nove DVD’s com histórias animadas, um livro com palavras de origem africada utilizadas no dia-a-dia, uma série de cadernos que abordam relações étnico-raciais, valores e referências afro-brasileiras e ensinam como utilizar metodologicamente esse material na sala de aula, além do jogo “Heróis de todo mundo”, que resgata personalidades negras que não receberam da história oficial o devido reconhecimento nas áreas de literatura, ciências, esportes, tecnologias, entre outros. As informações são da Secom


Uma Resposta para “Governo Municipal prioriza ações pedagógicas para escolas quilombolas de Vitória da Conquista”

  1. jdean

    Essa coisa de tratar os brasileiros de forma diferênciada.Dizendo tratar de igualdade racial, é uma grande demagogia.Somos todos brasileiros,não importa a origem,o passado.Vivamos o presente,preparando para um futuro,em que a nação, não deve possuir nenhum facção,que possa interferir de forma negativa no seu progresso social e econômico.A “bandeira” da educação não deve possui remendos ou emendas.Os brasileiros e brasileiras, devem desfrutar de tudo o que é previsto na Constituição Federal – Como também,terem as suas obrigações cumpridas, mediante os ditâmes da mesma.

Os comentários estão fechados.