Espuma branca cobre trecho de rio em Vitória da Conquista

Poluição atinge o Rio Verruga

 Thaís Pimenta | Estudante de jornalismo na UESB

No dia 20 de maio de 2010, os estudantes de jornalismo do 1° semestre da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) foram ao assentamento Santa Marta, localizado em Vitória da Conquista, Bahia. A visita, coordenada pelo professor de Sociologia José Luís Caetano da Silva, teve como objetivo uma pesquisa de campo sobre diversos temas. Esse foi o primeiro trabalho desse genêro realizado pela turma, que já se deparou com um assunto sério e que merece atenção das autoridades locais: a situação do Rio Verruga. Tema mais que enfatizado pelo professor e que mais despertou interresse dos estudantes.

O Rio Verruga, que passa pelo assentamento Santa Marta encontra-se em condições lamentavéis. Além do cheiro desagradável, uma enorme espuma branca cobre grande parte do rio. Tal espuma, provalvemente, deriva de resíduos de produtos destinados à higienização e limpeza, como detergentes, pois o rio recebe lançamentos de águas residuárias de esgoto doméstico.

O professor relata aos alunos que um morador antigo, entrevistado por ele, conta que o Verruga já foi ultizado como fonte de lazer, e que o morador do local já tomou banho nesse rio.

Para que falar em despoluição do rio Tietê quando temos um “Tietezinho” próximo de nós? Os estudantes de jornalismo do 1° semetres da Uesb ficaram a par das condições em que se encontra o Rio Verruga, mas será que a população conquistense sabe desse problema?

Fica no ar o questionamento e a esperança de que sejam tomadas medidas para mudar essa situação alarmante


8 Respostas para “Espuma branca cobre trecho de rio em Vitória da Conquista”

  1. Francisco silva filho

    No ano de 1993, em minhas trilhas com a minha “magrela”, época em que havia sido invadida a fazenda Santa Marta, eu já havia observado essa poluição naquela área em que o Rio forma uma cachoeira; diga-se de passagem, com muita espuma e cheiro forte de detergente. Em minha avaliação à época, eu creditei a poluição do Rio Verruga aos resíduos que, por certo, a Lagoa de Decantação da Embasa libera “ilegalmente ou dentro de alguma norma permitida” por aquela entidade. Ficando assim, a natureza fortemente agredida dentro dos parâmetros estabelecidos por alguma entidade que não observa as normas técnicas de preservação do nosso meio ambiente.

    Francisco – Curitiba – PR

  2. Eng.W. Anúnciação

    Caso não fosse poluído, esse rio,grande parte da população conquistense, se beneficiaria com o mesmo.Tanto, tratando-se de renda;irrigação, criação de peixes, também na questão do entretenimento.

  3. Daniel Filho

    O novo Plano Diretor Urbano de Vitória da Conquista traz previsão sobre a despoluição do Rio como meta ambiental para o futuro. Cabe ao poder público municipal o planejamento e execução de tão benéfica meta para o município.

  4. joao carlos

    É uma pena mesmo. A falta de ação do poder público municipal somado à falta de consciência de muitas pessoas estão acabando com o nosso rio. Brasil, rico por natureza, mas a natureza não é respeitada.

  5. Dirceu Góes

    Parabéns a Thaís Pimenta pela excelente matéria sobre a aula de campo ministrada pelo professor Caetano e pelas reflexões pertinentes ao rio Verruga, à comunidade de Santa Marta e a Vitória da Conquista.
    Thaís já demonstrou que gosta de fazer jornalismo de forma responsável, crítica e objetiva.
    Siga em frente, garota!
    Um grande abraço,

    Dirceu Góes

  6. zaklady bukmacherskie

    HI dude, can i post articles to your website ? Let me know if you are interested

  7. Thaís Pimenta

    Obrigada professor Dirceu. Vou tentar continuar trilhando nesse caminho, para que desde já possa usar da profissão de jornalista para contribuir de alguma forma à sociedade.

  8. Cydo sylva

    Thais, parabens pelas colocaçoes!
    Esta inciando mto bem sua carreira, nossa profissao precisa demonstrar q estamos a serviço dos interesses da populaçao. vc demonstra seriedade e precisao o q é crucial para um bom jornalista.
    Vamos nessa!

    Abraços

Os comentários estão fechados.