Nota de Pesar: Nilzete Jardim, aos 59 anos

Foto: Divulação | Família

Foi sepultado em Iguaí, no Centro Sul Baiano, o corpo de Nilzete Jardim. Aos 59 anos, Zete, como ficou conhecida a professora, faleceu no Hospital Geral de Vitória da Conquista na manhã da sexta-feira (13). O BLOG DO ANDERON recebeu inúmeras mensagens e seleciona a de Adriana Jardim fez com a sua sogra que a chama de purpurina. “Minha purpurina foi morar com Deus, hoje me despedi da minha sogra que eu tinha como mãe. Mulher que amei, mulher que me acolheu como filha na sua casa que recebeu minha filha como sua neta (e como amava esta neta), mulher que não teve preconceito algum por seu filho ter casado com uma mulher que já tinha uma filha. Mulher de um coração enorme, de um abraço aconchegante, um sorriso encantador que não guardava mágoa em seu coração. Agradeço a Deus por ter vivido todos estes anos ao teu lado. Tchuca hoje você não está mais aqui em carne, mas você sempre soube o amor que tive e tenho por vc. Obrigada por ter sido a melhor sogra, avó, amiga, mãe uma guerreira. Descanse minha amada, cuide de nós daí de cima. Meu coração está apertadinho e as lágrimas rolam pois sei que perdi um bem precioso, cuidarei da nossa linda família. Te amarei eternamente. Descanse no Senhor minha purpurina”, escreveu. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Lixo Hospitalar: sem empresa para coleta, dejetos são depositados nas Unidades de Saúde em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na última semana o BLOG DO ANDERSON recebeu informações sobre o descarte irregular de lixo hospitalar em Vitória da Conquista. Imagens mostravam a situação da Unidade de Saúde da Família Nestor Guimarães.

Em nota que o BLOG DO ANDERSON lança nesta quarta-feira (11), “a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que o contrato com a empresa que prestava serviços de coleta dos descartes de resíduos sólidos das Unidades Básicas de Saúde foi encerrado, por motivo de fim da vigência do contrato. Nesse sentido, foi dada entrada em um processo de contratação de uma nova empresa, o qual incorreu atraso devido a impugnações. Mas, para garantir o serviço nas unidades, a SMS decidiu por abrir uma nova licitação, no qual a empresa contemplada iniciará os serviços nos próximos dias. A Secretaria reitera que, por conta desse problema citado acima, foi orientado às unidades que todo material descartado fosse lacrado e acondicionado em locais fora de circulação dos pacientes”.

Cotidiano Conquistense: lotado, defuntos são enterrados no “meio da rua” do Cemitério Municipal do Kadija

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Cemitério Municipal do Kadija é um dos principais endereços para sepultamentos em Vitória da Conquista. No entanto, superlotado muitos corpos estão sendo enterrados no meio da rua, espaço que deveria ser de passagem dos visitantes.

Numa reportagem que foi ao ar no Redação Brasil, programa da Rádio Brasil, nesta terça-feira (10), destaca essa situação em tom de apelo ao prefeito Herzem Gusmão Pereira e outros setores políticos, como a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, onde o assunto deverá ser pautado no Plenário Vereadora Carmem Lúcia. De acordo com os comunicadores, o assunto foi posto na mesa do secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa Santos, que demonstrou preocupação com o cenário.

O BLOG DO ANDERSON reproduz o comentário e aguarda uma posição oficial do Executivo Conquistense no intuito de buscar meios para garantir o Campo Santo para milhares de cidadãos e cidadãs que partiram.

Protestos por Água: EMBASA diz ‘que o abastecimento em Piripá ocorre normalmente’ e não descarta ampliar barragem

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ganhou repercussão em toda a Bahia os protestos em Piripá, município do Sudoeste Baiano, mostrados aqui no BLOG DO ANDERSON. Com faixas e cartazes, uma multidão foi às ruas por água. Em nota, “a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) informa que o abastecimento em Piripá ocorre normalmente com a distribuição de água durante 24 horas por dia e descarta a possibilidade de racionamento. Desde 2015, quando foram investidos R$3 milhões na construção na Adutora de Condeúba com extensão de 30 quilômetros, a cidade é atendida pela Barragem de Champrão, responsável por fornecer 40 metros cúbicos de água por hora, volume suficiente para atender a demanda de crescimento da cidade pelos próximos anos. Quanto a possibilidade de ampliação da barragem do Bonito, construída no rio Cana Brava, a Embasa esclarece que estudos estão sendo realizados para verificar a viabilidade deste equipamento”.

Violência em Planalto: jovem é morto a tiros de revólver

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um jovem foi morto a tiros em Planalto, município do Sudoeste Baiano que fica a 49 quilômetros de Vitória da Conquista. De acordo com informações do Plantão Policial da Rádio Clube de Conquista, o crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (28) e foi registrado pela 79ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia. O corpo foi removido ao Necrotério do Departamento de Polícia Técnica em Vitória da Conquista. A Delegacia Territorial de Planalto investiga o caso.

Ao Redação Brasil: Cori denuncia irregularidades na Viação Rosa que opera para Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Desde o início da operação da Viação Rosa Limitada como prestadora de serviço à Prefeitura de Vitória da Conquista no Lote 1 do Transporte Coletivo Urbano que o BLOG DO ANDERSON tem recebido questionamentos sobre a empresa, tendo em vista o receio dos funcionários por calote em seus direitos trabalhistas, como aconteceu com a Viação Vitória Limitada. O Sindicato dos Rodoviários [Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Passageiros Cargas e Fretamento Turismo Pessoal de Vitória Da Conquista – SINTRAVC], a Viação Rosa Limitada e a Prefeitura de Vitória da Conquista foram procuradas pelo BLOG DO ANDERSON, mas nenhuma se manifestou sobre os registros admissionais dos trabalhadores. “Tivermos uma reunião nesta semana, mas ninguém falou sobre a nossa Carteira de Trabalho”, disse um servidor que não quis ter o nome revelado. Experiente quando o tema é Transporte Coletivo Urbano, o vereador Coriolano Ferreira de Moraes Neto, do Partido dos Trabalhadores, pesquisou, constatou e apresentou o problema que foi denunciado junto à Promotoria de Justiça e Procuradoria do Trabalho no Município de Vitória da Conquista. Depois dessa movimentação a Viação Rosa Limitada resolveu se manifestar, mas o edil encontrou mais irregularidades. Na manhã desta sexta-feira (23) o parlamentar vai repetir o seu discurso, mas antes disso ele detalhou tudo numa entrevista ao vivo ao Redação Brasil, programa da Rádio Brasil, que o BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz na íntegra aguardando as versões oficiais da Prefeitura de Vitória da Conquista e da Viação Rosa Limitada.

Polêmica no Trânsito: Herzem dá recado aos infratores e diz que “não existe indústria de multas” em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Muitas são as notificações geradas pelo Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS) através dos agentes e também pelo monitoramento por câmeras e isso tem deixado muita gente indignada. Na tarde desta quarta-feira (21) o prefeito Herzem Gusmão Pereira anunciou a implantação de radares móveis e fixos em Vitória da Conquista no intuito de garantir ordem no trânsito. Em defesa aos que chiam das notificações, Herzem disse que “a gente precisa parar, uma cidade como a nossa que já tem um aeroporto maravilhoso com três voos para São Paulo, para acabar com essa história que tem indústria de multa”. “Não existe indústria de multas, existe indústria saber de que? De contravenção, de irresponsabilidade, descumprimento com as Leis. Quem cumpre devidamente a legislação, não ficar incomodado com multa. Não se trata de indústria, se trata exatamente de uma cidade que cresceu. Quem não quer ser multado vai para pequena cidade, pequena cidade você anda, para o carro no meio da rua, pode dormir dentro do carro, não tem nenhum problema. Conquista não, Conquista é a terceira maior cidade da Bahia, uma das mais importantes do Nordeste Brasileiro”, completou.

Saúde Conquistense: após 76 anos de atividades, Casa de Saúde São Geraldo integra ao Hospital Samur

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Casa de Saúde São Geraldo, fundada há 76 anos pelos irmãos Fernando e Orlando Spínola, acaba de ser desativada. Todas as atividades foram levadas ao Hospital Samur, num processo de integração entre as duas instituições.

Na tarde do sábado (10) o BLOG DO ANDERSON visualizou uma faixa informando que todo “o atendimento de obstetrícia foi transferido para o Hospital Samur com toda a sua equipe médica”.

Os acionistas ainda não divulgado qual será o destino das estruturas da Casa de Saúde São Geraldo, mas fontes extraoficiais chegaram a apontar o interesse de outros grupos interessados na atuação em Vitória da Conquista.

Resgate de Urgência próximo a Urbis VI: homem é alvejado por dois tiros em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um homem sofreu tentativa de homicídio em Vitória da Conquista. O crime aconteceu às 20h15min desta terça-feira (6), na Rua A do Loteamento Renato Magalhães, no bairro Espírito Santo, na mesma região da URBIS VI. De acordo com a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, a vítima foi alvejada por dois tiros: um no tórax e outro na perna, sendo socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. O atirador fugiu em um carro. As investigações ficarão a cargo da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Segurança Nacional: atiradores de elite estão no Aeroporto Glauber Rocha em proteção a Bolsonaro

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Atiradores de Eleite da Polícia Federal ficaram sobre a cobertura do Aeroporto Glauber Rocha. A ação aconteceu em segurança ao presidente da República Brasileira, Jair Messias Bolsonaro, que inaugurou o equipamento na manhã desta terça-feira (23). Diversas personalidades da Política Nacional participaram desse momento histórico em Vitória da Conquista.

Tragédia na BA-263: no meio da buraqueira, motorista de 43 anos morre em batida frontal próximo a Piripá

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Um grave acidente foi registrado em Piripá, no Sudoeste Baiano. A tragédia aconteceu na BA-263 envolvendo uma picape e um carro de passeio. De acordo com informações colhidas pelo BLOG DO ANDERSON, a Fiat Strada dirigida por um homem de 43 anos acabou colidindo frontalmente com um Chevrolet Cruze que vinha no sentido contrário.

Ao desviar da buraqueira um dos condutores teria perdido o controle quando aconteceu a batida frontal na manhã deste domingo (21).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas o cidadão de Piripá não resistiu vindo a óbito no local. O motorista do outro automóvel, de 24 anos, sofreu leves escoriações. O corpo foi removido ao Necrotério do Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista. A Companhia Independente de Polícia Rodoviária registrou a ocorrência.

Momento Político em Barra do Choça: vereador explica a reprovação de Oberdan que fica inelegível por oito anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Por nove votos a dois, o ex-prefeito Oberdan Rocha Dias, do Partido Progressista, teve a decisão do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia homologada pela Câmara Municipal de Barra do Choça. De acordo com o TCM-BA, Oberdan foi punido por ultrapassar o índice de pessoal que deveria ser até 54% da receita líquida, no entanto utilizou 71,57%. Acompanhando a visita do governador Rui Costa Santos, em Vitória da Conquista, na manhã desta quinta-feira (18), o vereador Roberto Ferreira dos Santos, do Partido da Social Democracia Brasileiro, conhecido como Ró Pneus, “a votação lá foi de 11 votos e tiveram dois favoráveis a Oberdan”. “As contas dele vieram rejeitadas pelo TCM e aí os vereadores confinaram a acatar a ordem que veio do Tribunal de Contas. Então teve essa votação assim e aí nesse caso ele ficou ilegível por oito anos de não poder mais concorrer no nosso município”, afirmou o tucano. O BLOG DO ANDERSON procurou o ex-prefeito, no entanto não quis se manifestar. “Bom dia amigo. Lhe agradeço pela atenção, mas sobre esse assunto, nada a declarar”, disse através de mensagem no WhatsApp.

LUTO: morre o jornalista Paulo Henrique Amorim

Foto: Divulgação

Morreu na manhã desta quarta-feira (10) o jornalista Paulo Henrique Amorim. Ele trabalhou em diversas redações, inclusive na TV Globo. Seu último emprego foi na TV Record, mas estava fora do ar desde o mês passado, quando foi afastado do programa Domingo Espetacular. Aos 77 anos, o jornalista morreu de enfarte na capital fluminense.

Defensoria Pública da União: DPU encerra atividades em Vitória da Conquista, Juazeiro e Feira de Santana

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Defensoria Pública da União vai fechar as portas das três unidades do interior da Bahia. A população das cidades de Juazeiro, Feira de Santana e Vitória da Conquista perderão o acesso aos serviços da DPU, e o atendimento ficará restrito a Salvador. A medida consta no plano emergencial a ser executado, caso a instituição, que é autônoma, não consiga reverter decisão do Poder Executivo, que estabeleceu a data de 27 de julho de 2019 como prazo final para devolução dos 828 servidores em atuação no órgão. Os requisitados, como são chamados, representam 63% da força de trabalho administrativa nas 70 unidades da DPU pelo Brasil. >>>>>

Caos na UPA: superlotação deixa pacientes e acompanhantes debaixo de sol e chuva em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON foi acionado por pacientes e esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h) e pode constatar o caos enfrentado por pacientes e seus acompanhantes em Vitória da Conquista. No início da tarde desta quarta-feira (26) muita gente estava do lado de fora da Sala de Espera, devido a superlotação. Um vigilante impedia a entrada até mesmo de crianças resultado em muita revolta.

A expectativa é que tudo se resolva com a ampliação na UPA24h, tanto nas estruturas físicas como também no quadro de profissionais. Com o Inverno rigoroso que começou na última semana, certamente muita gente terá que conviver na chuva sem abrigo enquanto aguarda os procedimentos médicos. A UPA24h é terceirizada, mas de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Atenção no São João: Marcell Moraes faz alerta sobre o cuidado a saúde dos animais no período junino

Foto: BLOG DO ANDERSON

Festas são sempre muito animadas e cheias de alegria, mas quando se trata das Festas Juninas, ou de São João, boa parte da diversão se dá pelo uso de alguns acessórios bem específicos: os estalinhos, rojões e fogos de artifício. É nessa hora que os animais sofrem com o medo do barulho. Isso acontece porque eles têm uma sensibilidade auditiva bem maior que a nossa e sentem mais incômodo diante de sons muito altos, além do que, alguns associam o barulho com perigo, causando medo, ansiedade e estresse no pet.  Confira a reportagem gerada pelo mandato do deputado Marcell Moraes.

Hospital Municipal Esaú Matos: Pronto Socorro suspende atendimentos até apurar caso de meningite

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Hospital Municipal Esaú Matos informa que, seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, suspendeu desde esta quinta-feira (6) a admissão de novos pacientes no Pronto Atendimento Pediátrica, em razão da suspeita de meningite em uma paciente. A meningite é contagiosa e pode ser transmitida por meio do contato com gotículas de saliva do indivíduo contaminado. A medida teve caráter preventivo para que outros pacientes não sejam contaminados. A paciente segue internada no Pronto Atendimento, recebendo cuidados intensivos da equipe do hospital, enquanto aguarda vaga na Unidade de Terapia Intesiva, uma vez que se encontra em um quadro de elevada gravidade. O exame para confirmar ou descartar a suspeita já foi enviado para o laboratório. A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista espera retornar o atendimento pediátrico no tempo mais breve possível.

Polo Gastronômico e Boêmio: sujeira, falta de sinalização e congestionamento em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Avenida Alziro Prates, que fica na região conhecida como Polo Gastronômico e da Boêmia, tem sido alvo de queixas em Vitória da Conquista.Aos que residente na Capital do Sudoeste Baiano o cenário é comum, mas para visitantes às opiniões são outras.

Ao meio dia do domingo (26) o BLOG DO ANDERSON esteve in loco e pode observar que a buraqueira foi tapada, mas resíduos de lixo sobre a calçada, sujeira da via e falta de sinalizações permaneciam.

A desordem também envolve o congestionamento que se repete a cada noite. Diálogo entre os empreendedores com a Administração Municipal poderia mudar esses aspectos do Polo Gastronômico e da Boêmia.

LUTO: Maria Aparecida Oliveira dos Santos, aos 22 anos

Foto: Divlufação | Faímília.

Faleceu em Brumado, município do Sudoeste que fica a 137 quilômetros de Vitória da Conquista, uma jovem de 22 anos. O velório e sepultamento do corpo acontecem em Brumado. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Saúde em Destaque: Unimed, Hemoba, Boulervard Shopping realizam a 1ª Semana de Saúde em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), o Hemóvel está à disposição de pessoas interessadas em doar sangue. Esse gesto de solidariedade tem o objetivo de contribuir para o aumento do estoque do banco de sangue da instituição. A doação poderá ser feita de 8 às 12 horas e de 13h30min às 16 horas.

“O Boulevard é um ambiente de grande circulação de pessoas e, nesse caso, será mais prático para quem quiser doar, pois já se aproveita um momento de compras ou lazer e dá uma passadinha no hemóvel para realizar a doação”, explica a assistente social do Hemoba, Maísa Magalhães. A Unimed do Sudoeste também marca presença na Semana de Saúde do Boulevard com o espaço “Mude1hábito”, onde são realizados atendimento e orientações em saúde, com aferição de pressão arterial, cálculo do IMC, dicas de alimentação, entre outras informações que visam promover um estilo de vida mais saudável.

O espaço vai funcionar das 10 às 18 horas. A ação faz parte do movimento “Mude1Hábito”, criado pela Unimed para encorajar práticas cotidianas mais saudáveis, levando em consideração o ritmo de cada pessoa e entendendo que o bem-estar é percebido por cada um de maneira subjetiva. Conhecida por levar diversão e movimento com as coreografias da atualidade, a aula de fitdance já é uma verdadeira febre em diversas academias espalhadas por aí. Para trazer esse clima de alegria, no sábado, 11 de maio, às 16h, o Boulevard Shopping recebe aulão promovido pela Academia Ativa.

A animação fica por conta dos instrutores Herick Rocha e Flávio Brito. Para fechar com chave de ouro as ações de saúde, no dia 19 de maio acontece a 1ª Corrida e Caminhada Conquista Sangue Bom, promovida pela New Time Eventos Esportivos com apoio do Boulevard. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. A largada será às 8 horas, na Avenida Olívia Flores. As inscrições podem ser feitas no site:www.newtimecronometragem.com.br.