Arraiá da Conquista | Nando Cordel leva alegria ao público no Centro CUlgural Glauber Rochaàs pessoas com sua música

Fotos: SECOM | PMVC

O show de Nando Cordel no palco principal do Centro Cultural Glauber Rocha, nesta sexta-feira (21), foi basicamente calcado em canções autorais, afinal, como se sabe, ele é um compositor prolífico, com mais de 500 obras musicais em que seu nome aparece nos créditos. Dessa forma, o público cantou e dançou ao ouvir sucessos que, talvez, as pessoas conhecessem, mas sem saber que eram dele, como “É de dar água na boca”, “Enfeitiçou meu coração”, “De volta pro aconchego” e “Isso aqui tá bom demais”, as duas últimas, por sinal, são parcerias do artista com Dominguinhos, um nome sempre presente nas programações musicais do Arraiá da Conquista. Outro ponto em comum entre Nando Cordel e “Seu Domingos” é a relação estreita de ambos com Vitória da Conquista.

E, no caso de Nando, sua intimidade com a cidade é revelada pelo modo como ele se refere a ela, chamando-a pelo segundo nome, “Conquista”, e não pelo primeiro, “Vitória”. “No começo da minha carreira, eu tocava muito aqui em Conquista e na região”, disse o cantor e compositor, pouco antes de subir ao palco. “Eu tenho uma relação muito bonita com Conquista. E hoje, estou aqui no São João, com muita felicidade”. No entanto, além de suas próprias canções, o artista fez incursões pelos repertórios de outros nomes importantes da canção nordestina, com os quais ele chegou a compor.

A diversidade de ritmos, durante o show, foi semelhante à grande quantidade de gêneros musicais pelos quais ele já se aventurou. “Comecei fazendo um projeto mais MPB. Depois, dei uma migrada para Luiz Gonzaga e Dominguinhos, que viraram meus parceiros, principalmente Dominguinhos. Aí, fiquei bebendo nas fontes e fazendo outros tipos de música”, contou. Para um evento como o Arraiá da Conquista, no entanto, ele preparou um repertório predominantemente junino. “O forró correu forte na minha veia. Eu tenho uma linha muito forte de forró. E, no São João, as pessoas me convidam muito. E eu faço um repertório só de forró para que a noite seja maravilhosa”, explicou o artista.

Para ele, participar do evento junino da Prefeitura de Vitória da Conquista é uma forma de levar adiante o legado de seus antigos parceiros, e, dessa forma, tocar as pessoas de uma forma que transcenda a mera audição musical. “Eu fico muito feliz de estar aqui, numa cidade tão maravilhosa, tão importante. A gente está aqui mostrando um trabalho de músicas bonitas, sérias, músicas que vão fazer bem. Que vão, no mínimo, fazer a alegria no coração das pessoas. É isso que eu tento passar com a minha música”, analisou Nando. “Você tem uma responsabilidade muito grande quando você faz música. Tua música pode atingir uma pessoa de um jeito ou de outro. Então, procuro fazer com muito carinho para que atinja as pessoas da melhor forma. Para que, pelo menos, a pessoa tenha felicidade no coração”, ensinou.

Desenvolvimento Econômico | Sala do Jovem Empreendedor é inaugurada em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Com o propósito de oportunizar emprego e renda para os jovens e incentivá-los a dar os primeiros passos rumo à independência financeira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Vitória da Conquista inaugurou na segunda-feira (17) a Sala do Jovem Empreendedor. A iniciativa segue a receita de sucesso das Salas do Empreendedor e da Sala da Mulher Empreendedora. Assim como as demais, a nova sala contará com o apoio de instituições parceiras do Sistema “S” [SEST/SENAC/SENAT/SENAI/SESI/IEL E SEBRAE] e outras instituições que apoiam o desenvolvimento, a fim de fornecer capacitações e fomentar o networking entre os participantes.

Na inauguração, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade destacou a importância do poder público trabalhar como uma “ponte” entre as empresas e os jovens participantes. “É muito importante trazer empresas para o município para que elas deem oportunidade aos jovens, porque a gente percebe que o mercado tem demanda de trabalho com qualificação e os jovens têm demanda de oportunidade de trabalho”, declarou a prefeita.

Segundo o secretário Marcos Antônio de Miranda Ferreira, os jovens e os demais interessados em empreender, podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para tirar dúvidas, obter informações sobre documentação do Microempreendedor Individual (MEI) e se inscrever nas diversas atividades formativas, feiras de negócios e momentos de networking que serão promovidos na Sala do Jovem Empreendedor. A Sala do Jovem Empreendedor está instalada no Edifício Centro Empresarial Reis e Meira, localizado na Rua Góes Calmon, Nº 118, Centro, segundo andar e funciona de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Desordem Urbana | sem sinalização, buraco pode “engolir” pessoas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Como o BLOG DO ANDERSON tem enfatizado, sem o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), Vitória da Conquista cresce desordenadamente. A bagunça está por todos os cantos, seja com entulho ou placas publicitárias ocupando calçadas. No Bosque dos Eucaliptos, que fica às margens da Rua SIfredo Pedral Sampaio [Rua 10 de Novembro], o BLOG DO ANDERSON recebeu um alerta através da munícipe Marlúcia da Cunha Meira Santos, de 44 anos.

Na localidade onde encontra um Lixão Urbano também tem um buraco na rota de um Canal de Drenagem que certamente não tem sido fiscalizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana. “Passo sempre por aqui, às vezes isso está destampado. É muito perigoso, aqui cabe uma pessoa em pé”, comentou Marlúcia Meira, que ainda se preocupa com o que pode acontecer na escuridão: “isso aqui a noite é um perigo”. O BLOG DO ANDERSON enviou o problema à Defesa Civil em busca de medidas para proteção de vidas junto aos órgãos responsáveis.

Desenvolvimento Econômico | Atakadão Atakarejo é inaugurado gerando 400 empregos em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Foi inaugurada, oficialmente, nesta quinta-feira (13), a 33ª unidade da Atakarejo Distribuidor de Alimentos e Bebidas, que iniciou as atividades gerando 400 empregos diretos. Durante a construção do empreendimento foi utilizada mão de obra de mais de 400 pessoas. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade participou do ato de inauguração e foi recebida dirigentes do Atakadão Atakarejo, Teobaldo Luís da Costa e Gabriel Nascimento da Costa, que a levou para conhecer as instalações. “Sejam muito bem-vindos a Vitória da Conquista. Essa empresa está gerando 400 empregos diretos e a gente sabe que para cada emprego direto tem mais de três indiretos, então temos muitas pessoas sendo agraciadas”, declarou a prefeita.

“É uma felicidade muito grande estar inaugurando essa loja em Vitória da Conquista. A gente já vinha sondando essa que é a terceira maior cidade da Bahia, que tem uma economia pujante e estamos impressionados com a cultura. Um povo ordeiro, educado. Estive aqui há mais de 40 anos e a cidade cresceu muito”, disse o fundador e presidente do Atakadão Atakarejo, Teobaldo Costa. O grupo baiano conta com lojas espalhadas por nove cidades e está construindo empreendimentos também em Ilhéus, Itapetinga e Porto Seguro, por isso, já na inauguração, anunciou: “Estamos bem fincados na região e já temos uma área para fazer o Centro de Distribuição (CD) que vai abastecer toda região e que vai gerar entre 200 e 300 empregos”.  Além da prefeita, outras autoridades do executivo e legislativo se fizeram presentes, entre eles, o deputado estadual Tiago Brandão Correia.

“Vejo como vocês estão por todo o estado abrindo lojas e claro que Conquista esperava ansiosa a abertura dessa loja. Pra gente é um momento de muita felicidade, uma loja que vem pra gerar emprego não só os empregos diretos, mas são tantos outros empregos indiretos, além do impacto que essa loja traz para Conquista e toda região”. Segundo Gabriel Costa, que está à frente da empresa, são 100 associados com o primeiro emprego. Um deles é Suelen Ferreira dos Santos, de 20 anos, que conta como foi seu processo de seleção. “Eu trouxe o currículo, aí no mesmo dia eles já marcaram a entrevista. Eu fiz a entrevista e disseram que iam entrar em contato comigo, o que aconteceu já na manhã seguinte”. Ela começou a trabalhar na semana passada no setor de cartões e falou como foi o dia de hoje. “Tá bombando! Tá muito bom o movimento, o pessoal tá se interessando muito em fazer os cartões”, disse.

Cleodenice Santos Rocha estava desempregada há dois meses e foi contratada para o setor de serviços gerais. “Eu coloquei o currículo e me chamaram. Eu estou gostando daqui, aqui é ótimo pra trabalhar”, comentou. Uma das pessoas que fez o megamercado encher foi a dona de casa Bianca Oliveira, moradora do Alto Maron, que hoje fez 75 anos. “Eu vim fazer uma comprinha básica para me presentear, né? E eu achei maravilhoso! Amei mesmo! Vai ser uma mão na roda aqui para os moradores. Isso aqui veio para abranger esse Alto Maron inteiro e para nos alegrar”, comemorou. Para garantir a fluidez no trânsito entre as avenidas Rosa Cruz e Olívia Flores, onde fica o empreendimento, um conjunto semafórico foi instalado na antiga rotatória localizada entre as avenidas, na intersecção com a Rua Sifredo Pedral Sampaio [Rua 10 de Novembro].

A instalação do semáforo faz parte do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para reconfiguração da infraestrutura viária nesse trecho. “A adequação foi feita e nós estamos agora mapeando. Essa semana o sinal ainda está em experiência para ajustar o tempo de cada sinaleira e assim que terminar a contagem a gente faz o ajuste para que fique tudo normal. É claro que nesses primeiros dias pode acontecer algum engarrafamento, que é o tempo de regular os semáforos. A Avenida Rosa Cruz já precisava de uma terceira faixa de adequação de novos retornos, então ficou uma avenida bem moderna e acreditamos que isso vai solucionar a questão do trânsito aqui nessa região mais central do Candeias”, explicou a prefeita.

Informativo de Mandato | Fabrício Falcão celebra o Santo Antônio e os 35 anos de Mirante

Fotos: Reprodução | Instagram

O Município de Mirante, no Centro-Sul da Bahia, está em festa. Para celebrar a data, o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil, anunciou apoios para projetos geridos pelo prefeito Wagner Ramos Lima. “Celebrando os festejos de Santo Antônio e o aniversário do Município de Mirante ao lado do nosso grande amigo, prefeito Wagner e da comunidade. Uma festa linda com energia positiva dessa cidade que eu tenho um carinho especial”, festejou Fabrício Falcão e o BLOG DO ANDERSON destaca nesta sexta-feira (14).

Festival de Inverno Bahia | alimentos arrecadados no Esquenta FIB são entregues em Vitória da Conquista

Foto: Laécio Lacerda | FIB

Se música é algo bom na vida de qualquer pessoa, imagina quando ela se une à solidariedade? E esse é o propósito anual do Esquenta FIB, evento que anuncia as últimas atrações do Festival de Inverno Bahia, e que na edição deste ano arrecadou 12 toneladas de alimentos. Parte das entregas foi iniciada em Vitória da Conquista, na última terça-feira (11). A capitã Maria Alice de Santana, coordenadora da Patrulha Solidária, compartilhou a alegria de estar fazendo mais uma distribuição de alimentos fruto dessa parceria com o FIB. “Deixo aqui nosso sentimento de gratidão a todos que compareceram ao Esquenta FIB. O impacto para as famílias que estão recebendo as doações, é muito grande. No dia a dia da Patrulha nos deparamos com pessoas que se alimentam apenas com um item da cesta básica e estar aqui hoje é trazer dignidade e esperança para elas”, falou emocionada a capitã. O Loteamento Bruno Bacelar foi a primeira localidade beneficiada, onde 200 famílias em situação de vulnerabilidade social receberam doações de cestas básicas. No decorrer da semana, outras entregas serão realizadas na cidade e outra parte do que foi arrecadado está sendo enviada por uma transportadora parceira para ajudar as famílias gaúchas que estão em fase de reconstrução por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O gerente executivo da TV Sudoeste, Cauto Freitas, como é conhecido Carlos Augusto Faria Freitas, reforçou o intuito do Esquenta FIB de arrecadar alimentos para quem precisa, que neste ano teve seu propósito ampliado em duas frentes. “Minha gratidão a todos que compareceram ao evento e levaram as doações. Nosso foco é sempre ajudar quem mais precisa e, nesse momento, o Rio Grande do Sul também precisa muito da nossa solidariedade”, completou Cauto.

Litoral Norte Baiano | sondagem em águas rasas para a Ponte Salvador à Ilha de Itaparica é iniciada

Fotos: Thuane Maria | GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues Souza anunciou nas redes sociais, nesta terça-feira (11), que a construção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica passou para uma nova etapa, quando foram iniciadas as perfurações da sondagem em águas rasas, ou seja, até 10 metros de profundidade. Este é o começo de uma fase importante para a concretização do projeto e acontece, inicialmente, do lado de Vera Cruz. Em seguida, a plataforma que realiza os furos percorrerá o trecho de 1.5 quilômentros da margem do lado de Salvador. “A sondagem é uma fase importante para o estudo das características do solo onde serão instalados os pilares da ponte. O trabalho segue firme, com foco no desenvolvimento do nosso Estado, para concretizarmos esse projeto que vai transformar o cenário socioeconômico da região, integrando ainda mais a nossa Bahia”, destacou Jerônimo. Nesta etapa, a sondagem é executada por uma perfuratriz acoplada a uma plataforma estilo Jack Up, com uma maior estrutura e dimensão, pelo grau de complexidade do processo. Ao todo, serão 22 furos em lâmina d’água com até 10 metros de profundidade.

A sondagem consiste na coleta de fragmentos do solo marinho no local onde serão instalados pilares da ponte. Em seguida, os materiais serão analisados por laboratórios especializados, responsáveis por oferecer relatórios detalhados com informações sobre o solo da área. Essa atividade começou com os trabalhos em terra no dia 31 de janeiro deste ano, em Vera Cruz. Para Cláudio Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, cada etapa em direção à consolidação da obra aponta os horizontes de um futuro de desenvolvimento para a Bahia. “Estamos falando de um investimento que vai ser responsável pela transformação no cenário socioeconômico do nosso Estado. Serão mais de 10 milhões de beneficiados em 250 municípios”, completa o gestor. Villas Boas destaca também a parceria essencial com a Marinha do Brasil neste avanço em direção ao mar.

“Um dos nossos principais focos é o cumprimento de todos os requisitos necessários para entregar a obra com segurança e no padrão que o povo baiano merece. A Marinha tem sido uma importante parceira nesse processo”.  Ainda de acordo com Claudio Villas Boas, a contratação de empresas locais é uma prioridade em todas as fases do projeto. “Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos diretos e indiretos foram gerados somente em função da sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões”.  Visando garantir a segurança no mar tanto para as embarcações em trânsito, como para os profissionais em atividade na sondagem, a plataforma está devidamente sinalizada com luzes de modo a indicar a sua área de atuação. Esta é uma ação que atende aos requisitos da Marinha do Brasil. Ainda com o objetivo de orientar a comunidade marítima local e garantir a segurança da navegação na Baía de Todos-os-Santos, a Marinha emite avisos aos navegantes antes da movimentação das embarcações e dos equipamentos envolvidos na sondagem.

Destaque Nacional | Ministério da Saúde lança nova campanha de vacinação contra covid-19

Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil

Após receber a primeira remessa de doses atualizadas contra a covid-19, o Ministério da Saúde lançou uma nova campanha de vacinação. A proposta é imunizar pelo menos 70 milhões de pessoas. Na primeira quinzena de maio, o Brasil recebeu 9,5 milhões de doses atualizadas com a variante XBB.1.5. Em nota, o Ministério informou que as vacinas estão em processo de distribuição aos Estados, de acordo com o agendamento junto à operadora logística.  “Muitos estados já começaram a aplicar as vacinas monovalentes XBB. O primeiro lote começou a ser entregue no dia 9 de maio aos estados, que têm autonomia para começar a aplicação imediatamente”. O quantitativo de doses, segundo a pasta, configura uma espécie de aquisição emergencial, suficiente para abastecer estados e municípios até que as próximas aquisições sejam concluídas.

Rede Estadual de Educação Baiana | professor de Matemática se destaca entre os dez melhores do Brasil

Foto: Reprodução | SEC

Reconhecido entre os dez melhores professores de Matemática do país, José Fábio de Araújo Lima foi condecorado com a medalha de ouro na primeira edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr). A entrega da honraria aconteceu na manhã desta terça-feira (21), em Brasília, durante o Seminário de Práticas Exitosas no Ensino de Matemática. Além da homenagem, o encontro reúne, durante todo o dia, profissionais da Educação brasileira com o objetivo de promover o diálogo sobre as habilidades docentes para o ensino de Matemática na Educação Básica. Natural de Tanquinho, o mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e professor do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, localizado em Feira de Santana, se dedicou à disciplina desde muito cedo.

Sua decisão em se tornar educador veio ainda da época de estudante, quando precisou explicar para seus colegas da classe de Biologia como funcionavam alguns cálculos de probabilidades genéticas. “Foi naquele dia que eu entendi que, se a gente conseguir organizar uma aula melhor e incentivar mais os estudantes, eles vão conseguir aprender. Para mim, é isso que faz a maior diferença em uma sala de aula”. Ao receber a premiação, o professor comentou sobre o sentimento e convidou os colegas a se engajarem em iniciativas como esta. “É uma emoção indescritível. As próximas edições vêm aí e você, que é da rede estadual, já pode começar a se preparar, porque haverá novas edições e, com certeza, o ganho que nós estamos tendo aqui, em todos os aspectos, não dá pra descrever. É espetacular”.

Show de Prêmios da CDL | doze consumidores são premiados na Campanha do Dia das Mães em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O sábado (18) tem sido de muita alegria para doze consumidores que foram às compras no Comércio Conquistense. No final da manhã, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizou o primeiro sorteio da Campanha da União da CDL. Na Praça 9 de Novembro, foram anunciados os sortudos que ganharam as fritadeiras Air Fryer.

“Para o período junino serão duas motos CG 160 Start 0km. Já para o Dia dos Pais, serão sorteadas seis caixas de som JBL. No Natal, o sortudo vai levar um automóvel”, diz a CDL.  De acordo com o gerente administrativo da CDL, Antônio Vilmar dos Santos, a cada R$ 100 em compras, os participantes terão a um cupom. Veja quem são os premiados.

Câmara Municipal de Vitória da Conquista | interdição de elevadores deixa advogado fora de sessão do TRE-BA

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

O advogado Alexandre Pereira de Sousa está impossibilitado de participar da Sessão Itinerante do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que acontece na noite desta quinta-feira (16) no Plenário Vereadora Carmen Lúcia, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. O impedimento é em decorrência da interdição dos elevadores. “Estou na Câmara para uma sessão itinerante do TRE.

Sou presidente da Comissão Eleitoral da OAB e estava acompanhando a presidente da Ordem, porém estou barrado porque os dois elevadores da Câmara estão sem funcionar há mais de 30 dias”, disparou o ex-vereador e ex-presidente do Parlamento Conquistense. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON, o presidente da Casa, Hermínio Oliveira Neto, do União Brasil, informou que aguarda conclusão da manutenção dos equipamentos, tendo em vista que as peças são importadas. A data para reativação é incerta.

Vitória da Conquista para o Brasil | arquiteto protagoniza o negro na construção civil e no design de interiores

Fotos: Felipe Nascimento

Afeto. Essa é a palavra que contempla a atuação do estúdio João Gabriel, um pequeno negócio especializado em Arquitetura e Design de Interiores. Comandada pelo arquiteto, artista 3D e publicitário João Gabriel, ao lado do sócio e marido, Júlio Luís Antunes, especialista em revestimento e graduando em Arquitetura e Urbanismo, a empresa está localizada em Vitória da Conquista, no Centro Sul da Bahia.

Nas redes sociais, o empreendimento passou a ganhar espaço por meio da divulgação de projetos de baixo custo, além de escolha de propagar o conceito da arquitetura com protagonismo negro, conforme a reportagem de destaque nacional através da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, reproduzida aqui no BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (15).

O estúdio tem três principais formas de atuação: reformas e construções tradicionais, a produção de cursos online sobre empreendedorismo e gestão na área da Arquitetura e Urbanismo e o projeto “Ideias à Mão”, voltado aos clientes que desejam reformar um único ambiente ou cômodos menores. A proposta é oferecer, com um preço acessível, ideias personalizadas para transformar determinado espaço em pouco tempo e gastando menos dinheiro.

Fé & Devoção | milhares de católicos celebram Nossa Senhora de Fátima em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Após uma intensa novena, milhares de fiéis católicos celebraram Nossa Senhora de Fátima numa missa festiva presidida pelo Arcebispo Dom Josafá Menezes da Silva, na sede da Paróquia, que fica na Zona Oeste de Vitória da Conquista.

Às 21h30min da segunda-feira (13), iniciou a procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora de Fátima puxada por um trio elétrico animado pelo Grupo Serafins. O BLOG DO ANDERSON acompanhou e fez alguns registros que estão aqui no site e também no Instagram.

Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações atribuídas à Virgem Maria e que teve a sua origem nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, em Fátima, Portugal.

Destaque Regional | mulher morre vítima de bala perdida após discussão entre homens em Guanambi

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma mulher morreu vítima de bala perdida enquanto estava em uma praça na noite de domingo (12), no Povoado de Canabrava, em Guanambi, Centro Sul Bahia. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Rosana Lopes Porto, de 39 anos. Ela foi atingida após dois homens brigarem em um bar. Testemunhas contaram para a Polícia Civil que um dos homens agrediu o outro com uma foice. A vítima estava armada e revidou. Os tiros atingiram o alvo e Rosana Lopes, que passava pelo local no momento dos disparos e não tinha relação com os dois. A Polícia Civil informou que o homem foi socorrido ao Hospital Regional de Guanambi, onde está custodiado. O outro suspeito, identificado, fugiu do local e é procurado. A arma dele foi apreendida na praça. O corpo de Rosana Lopes Porto foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica.

Sabe quais os jogos de cassino mais populares em 2024?

Foto: Reprodução

Com a evolução dos jogos de cassino e os sites de cassino online, incluindo os jogos com dealer ao vivo, a preferência dos jogadores está mudando, com novos jogos ocupando os lugares de jogos mais populares.  Não que a roleta ou os caça-níqueis, os mais tradicionais jogos de cassino, não continuem atraindo muito público, mas jogos mais recentes, como o Aviator estão tomando a dianteira, quando falamos de jogos favoritos. Em sites como a Betway, pode encontrar os jogos mais clássicos e as mais recentes novidades, para que acesse a qualquer jogo, seja qual for a sua preferência. Os cassinos online continuam a apresentar um catálogo mais tradicional e aumentaram sua oferta com novos jogos.  Vamos conhecer alguns dos jogos de cassino que estão entre os mais favoritos dos jogadores brasileiros.

Destaque Regional | Lei Paulo Gustavo homenageia o professor Marcolino Ferraz em Tremedal

Fotos: Reprodução | Vinícius Brito

O deputado estadual José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores, vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, foi à Tremedal prestar homenagens, conforme o BLOG DO ANDERSON publica nesta sexta-feira (3). De acordo com Zé, “participei da cerimônia em que o professor Marcolino Ferraz recebeu o Prêmio Preservar Culturas, Identidades e Saberes Ancestrais, no contexto do Edital Cultural Paulo Gustavo Bahia, em Tremedal”. “Foi um momento de celebração à nossa cultura ao lado do Projeto Batuque Bom, do quilombo de Tapioconga, representado por Sandra Moura, e o Projeto Festa do Caruru, Terreiro Auto do Ogum, do quilombo Quenta Sol, com apresentação de Fidelcino do forró e exposição de telas do artista Rosinha. Aproveito o momento para reafirmar meu compromisso com a cultura, cumprimentando a presidente da Central das Associações de Tremedal, Mônica Ferraz, a representante territorial de Cultura do Sudoeste Baiano, Thaís Pimenta, os vereadores Fabinho e Antônio de Urcino, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tremedal, Hélio Oliveira, e as lideranças políticas Naelson e Sandra. Parabenizo o professor Marcolino pelo reconhecimento e agradeço a oportunidade de participar desse momento vibrante da cultura viva tremedalense”, completou o professor doutor em história.

Esporte Conquistense | atletas participam da Corrida do Trabalhador em homenagem a Onildo Oliveira Filho

Fotos: SECOM | PMVC

Nesta quarta-feira (1º), Dia do Trabalhador, a SECULT [Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer] realizou a tradicional Corrida do Trabalhador, na Zona Oeste de Vitória da Conquista. Este ano, o evento homenageou o bioquímico, advogado e empresário Onildo Pereira de Oliveira Filho [1.957 – 2.022], um dos sócios do Labo Laboratório. A concentração e largada aconteceram no Centro Cultural Glauber Rocha, onde quase 700 atletas profissionais e amadores partiram para um percurso de 7 quilômetros pela Avenida Brumado, seguindo no sentido Oeste, em direção às proximidades do acesso à Vila Serrana, retornando pela mesma via, até o encerramento também no Centro Cultural Glauber Rocha. Presente no evento, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade lembrou que o pedido pela realização da corrida partiu dos próprios atletas, sendo prontamente organizada pela SECULT, por meio da Coordenação de Esporte e Lazer.  “Iniciamos o Dia do Trabalhador com uma corrida, com bastante esporte, porque esporte é vida, esporte é saúde e isso é muito importante”, declarou a prefeita.

Segundo o coordenador de Esporte, Luciano Batista Pina, o evento seguiu a mesma organização da Corrida da Cidade, que acontece sempre no mês de novembro e mais uma vez teve grande procura. “Nós disponibilizamos 700 vagas que foram esgotadas nas primeiras horas de inscrição. Só 30 pessoas não pegaram seus kits, mas na fila tinha cinquenta esperando desistência. Ainda tivemos 20 pessoas que ficaram de fora”, explicou Pina. Dos 700 corredores confirmados, 80 eram estudantes da Rede Municipal de Ensino com idade entre 14 e 17 anos, que participaram de uma corrida de 2 quilômetros.

O campeão nessa categoria, Gerson Fernando Santos Costa, de 16 anos, estuda na Escola Municipal Frei Serafim e teve a oportunidade de participar pela primeira vez de uma corrida.

“Eu vim com o objetivo de levar o título para minha escola, por isso dei um gás no final da corrida e agora estou levando o título para minha casa. Estou muito feliz. Obrigado a todos pela oportunidade”, comemorou Gerson. Na categoria masculino, o primeiro colocado foi Fabrício Pancada, que fez o percurso de 7 quilômetros em 23 minutos. Para ele, a Prefeitura deu um presente a todos os trabalhadores com o incentivo ao esporte. “A prova teve um nível difícil, estou feliz com a vitória, mas sei que hoje, todos nós ganhamos um presente de incentivo à atividade física” declarou Fabrício.

A primeira colocada do geral feminino foi Tai Atleta, que vem melhorando seu tempo a cada corrida que participa. “Sou atleta de elite, já venho participando de corridas nacionais e internacionais. Nessa corrida hoje, do Dia do Trabalhador, eu corri com muita gratidão, não só por questão de podium, porque o podium é só consequência, o importante é praticar atividade física, sair do sedentarismo” ressaltou Tai. A organização do evento também destinou 160 inscrições para os servidores municipais. O jornalista Gil Brito, que trabalha na Secretaria Municipal de Comunicação, ficou satisfeito com seu desempenho durante a corrida. “Estou me sentido muito bem após a corrida. Consegui manter o ritmo da corrida anterior que participei no Aniversário da Cidade. A melhor sensação é a da chegada”, salientou. Além do troféu, os vencedores na categoria geral, morador de Vitória da Conquista, receberam premiação em dinheiro: 1º lugar, R$ 700, 2º Lugar, R$ 500, 3º Lugar, R$ 400, 4º Lugar, R$ 300, 5º Lugar, R$ 200. Também foram distribuídos premiação em dinheiro para as categorias de cadeirantes e servidores municipais.

Ocorrências com Léo Santos | final de semana com assassinato e morte no trânsito em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

“O bicho pegou” neste final de semana em Vitória da Conquista, anunciou Daniel Silva na abertura do Plantão Policial do Brasil Notícias [Rádio Brasil] do final de semana. Na reportagem dessa segunda-feira (29), traz detalhes sobre uma série de ocorrências, como assassinato e mortes no trânsito. Tudo está no Podcast Especial aqui no BLOG DO ANDERSON.