Reportagem da Revista Gambiarra: Baiano de Vitória da Conquista aguarda repatriação na Tailândia

Foto: Reprodução | Revista Gambiarra

Cobertura Especial Covid-19 – Revista Gambiarra

O Itamaraty estima que pelo menos 12 mil brasileiros já enfrentaram algum tipo de dificuldade para retornar ao país nos últimos dias devido ao fechamento de fronteiras como medida de contenção ao avanço do COVID-19. Desses, mais de cinco mil já conseguiram embarcar, enquanto o restante, quase sete mil, ainda aguarda repatriação. “A repatriação de brasileiros avança. Muitos já voltaram ao Brasil com apoio do Itamaraty, MinTur, Embratur, ANAC. Aos que ainda não conseguiram voltar: estamos trabalhando por todos vocês.”, publicou no Twitter o chanceler Ernesto Araújo. Confira a reportagem da Revista Gambiarra.

Boletim Epidemiológico: 109 casos já foram notificados para Coronavírus em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Município de Vitória da Conquista já notificou, até o fim da tarde desta quarta-feira (25), 109 casos suspeitos de infecção para o Coronavírus (COVID-19). Desse total, 35 foram descartados laboratorialmente e nenhum caso foi confirmado, segundo boletim atualizado divulgado às 17 horas pela Diretoria de Vigilância em Saúde.

Tragédia em Feira de Santana: Policial morre após viatura em que estava capotar durante perseguição

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um soldado da Polícia Militar do Estado da Bahia morreu após a viatura em que estava capotar durante uma perseguição policial em Feira de Santana, na noite de segunda-feira (23). O caso ocorreu no bairro Mangabeira, por volta das 19 horas. O policial Fabrísio Cordeiro das Mercês, que era lotado na 66ª Companhia Independente de Polícia Militar, estava com outros colegas no veículo, perseguindo dois homens suspeitos de roubarem uma motocicleta, quando ocorreu o capotamento.

Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para um hospital particular da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Já outros dois policias, que também estavam na viatura, foram levados para a mesma unidade hospital. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles. Também não há informações sobre os dois homens que eram perseguidos. Informações do G1 Bahia.

Ocorrência Policial: homem morre durante ação policial na Zona Leste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um homem morreu durante ação policial na Zona Leste de Vitória da Conquista. O fato aconteceu no bairro Primavera, ao meio dia desta terça-feira (24). O ferido chegou a ser levado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista na própria viatura da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia, mas não resistiu.

Boletim Epidemiológico: Bahia confirma mais oito novos casos e sobre para 63 infectados de Coronavírus

Foto: Reprodução | A Tarde

Oito novos casos de coronavírus (Covid-19) foram confirmados na Bahia até às 11 horas desta segunda-feira (23). Com estes casos, a Bahia totaliza 63 pacientes confirmados com coronavírus, 601 foram descartados e não há óbitos registrados. Todos os casos foram importados ou de transmissão local. Os municípios com casos positivos são estes: Salvador (37), sendo que um caso é importado, visto que o paciente reside em  Mossoró, no Rio Grande do Norte; Porto Seguro (8); Feira de Santana (6); Lauro de Freitas (3); Prado (2); Itabuna (1); Camaçari (1); Barreiras (1); Conceição do Jacuípe (1); Juazeiro (1); Jequié (1 – caso importado de São Paulo); Brumado (1 – caso importado de Belo Horizonte). Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato.

Combate ao Coronavírus: LABO repudia falsas informações sobre supostos testes positivos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com 60 anos de atividade, o Laboratório Oliveira Limitada [LABO] é apontado como uma das empresas mais sérias quando se fala em prestação de serviços para a saúde em todo o Centro Sul Baiano e Norte de Minas Gerais. No entanto, no meio do combate a Pandemia de Coronavírus falsas notícias foram compartilhadas através de Aplicativos de Mensagens. Para garantia da tranquilidade, o BLOG DO ANDERSON conversou com o Bioquímico Onildo Pereira de Oliveira Filho que falou sobre esse processo parabenizando aos munícipes de Vitória da Conquista que tem atendido as recomendações da Organização Municipal de Saúde. Nessa entrevista gravada via telefone no final da manhã deste domingo (22), Doutor Onildo Oliveira também faz o seu repúdio, que inclusive encontra-se no Instagram do BLOG DO ANDERSON [@blogdoanderson], aos comentários de que o LABO estaria ocultando supostos infectados pelo COVID-19. Ele não quantificou, mas informa que “todos os testes, até então, deram negativos”. “Um repúdio do LABO, porque infelizmente existem pessoas que aproveitam esse momento para aparecer e saiu gravando que tinha conhecimento de que o LABO teria feito quatorze testes positivos e que não teria divulgado porque por serem pessoas ricas. Isso é uma estupidez de grande mota”, protestou ciente da possível confirmação de casos positivos na reportagem a seguir.

Revista Gambiarra: praias de Salvador começam a ser interditadas em combate ao coronavírus

Fotos: Rafael Flores | Revista Gambiarra

Cobertura Especial Covid-19 – Revista Gambiarra 

Com base no Decreto Municipal Nº 32.272/20, praias de Salvador sofrerão interdição a partir deste sábado (21) por conta da pandemia global do novo coronavírus. Nesta sexta-feira (22), praias como o Porto da Barra já começaram a receber tapumes com a ajuda da Guarda Civil Municipal. Além do Porto, outras movimentadas praias terão o acesso e a consequente aglomeração de pessoas proibidos: Farol da Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Piatã e Ribeira.

A Prefeitura de Salvador irá recolher ainda os kits dos comerciantes destes locais e não haverá cobrança de taxas a esses profissionais enquanto durar a medida, com tempo inicial de 15 dias. “Todas as medidas que estamos tomando desde o último sábado visam prevenir que o vírus se alastre rapidamente na nossa cidade. São medidas necessárias, apesar de duras, mas que visam salvar vidas, reduzindo principalmente a circulação de pessoas nas ruas”, disse o prefeito ACM Neto (DEM).

Outras decisões

Com a cidade já parcialmente reclusa, o decreto determina também a redução de 30% da frota de ônibus, fora dos horários de pico. A partir do documento, a prefeitura irá disponibilizar 143,5 mil cestas básicas estendida para as crianças das creches conveniadas, acolher 245 pessoas em situação de rua e intensificar a higienização e alimentação daquelas que o recusarem.

Shopping Conquista Sul: veja os horários de funcionamento

Foto: Divulgação

O Shopping Conquista Sul atento às notícias sobre o Covid-19, está alinhado com a recomendação do Poder Público para a redução de circulação de pessoas como uma das medidas de combate à pandemia de Coronavírus. O Conquista Sul entende que tal medida, somada às outras ações preventivas adotas como: intensificação dos protocolos de limpeza e higienização na praça de alimentação, escadas, elevadores e banheiros. Colocação de dispensar de álcool gel nas entradas do shopping e nos banheiros, espaçamento de mesas nos locais de alimentação, colaboram com os esforços para reduzir a chance de disseminação do Coronavírus. A partir desta quinta-feira (19), o Shopping terá um horário temporário diferenciado, com prazo indeterminado. Veja em detalhes.

Arquidiocese de Vitória da Conquista: Pandemia de Coronavírus altera celebrações na Igreja Católica

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Arquidiocese de Vitória da Conquista divulgou nota para combater a Pandemia de Coronavírus em sua província alterando os procedimentos das celebrações e em eventos programados para a próxima semana para evitar aglomerações. Dessa forma, foram suspensos encontros, assembleias, procissões, caminhadas e celebrações que possam reunir grande número de fiéis. A catequese de crianças, adolescentes, jovens e adultos também está suspensa. A Arquidiocese também recomenda que idoso e doentes acompanhem as celebrações através das redes sociais ou televisão. O mutirão de confissões programado para acontecer nos próximos dias também está suspensa. As confissões devem ser feitas de modo a não aglomerações. As celebrações também devem acontecer em maior número para que reúnam um menor número de pessoas. As demais recomendações feitas anteriormente para que as pessoas evitem o cumprimento da paz e contato físico estão mantidas. As medidas seguem às orientações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Acidente no Norte de Minas Gerais: carros batem de frente e cinco pessoas ficaram feridas na BR-135

Foto: Divulgação | CBMG

Cinco pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-135, em Bocaiuva, Norte de Minas Gerais, na madrugada deste sábado (7). As vítimas estavam em dois carros que bateram de frente na altura do KM-420. As causas do acidente são desconhecidas. Quatro feridos foram levados pelo SAMU para o hospital de Bocaiuva. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma idosa, de 64 anos, teve um trauma torácico e se queixava de dores na região pélvica, um homem, 36, teve um trauma abdominal e facial, um homem, de 59 anos, e uma mulher, de 31, teve apenas escoriações. A quinta vítima foi socorrida pela ECO-135, todas permanecem internadas no hospital de Bocaiuva. Uma equipe dos bombeiros foi acionada e fez um trabalho de prevenção ao risco de explosão, através do corte dos cabos das baterias e auxiliou na prestação dos primeiros socorros às vítimas.

Alerta Máximo: SMS notifica mais 4 casos suspeitos de Coronavírus em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Mais quatro casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19) foram notificados no município. São três mulheres e um homem, na faixa etária de 20 a 37 anos. Três deles entraram em contato, por telefone, diretamente com a Vigilância Epidemiológica na última quinta-feira (5), e outro na manhã desta sexta-feira (6). Todos os casos suspeitos apresentam sintomas clínicos de doença respiratória e, nos últimos 14 dias, passaram por Marrocos, Espanha e França, os dois últimos incluídos na lista de países com área de risco para transmissão. |>>>>>

Saúde Pública: com a FIOCRUZ, Brasil está mais preparado contra Covid-19 que contra H1N1

Foto: Reprodução | Agência Brasil

O Brasil está mais preparado para lidar com o Covid-19 do que estava em 2009 para enfrentar a pandemia da gripe H1N1. A afirmação é do médico infectologista Rivaldo Venâncio, coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição científica vinculada ao Ministério da Saúde. O médico diz que a população precisa se manter informada, mas ressalta que não há razão para pânico. Segundo Rivaldo, os casos ocorridos até agora em diversos países são em sua maioria leves ou moderados. “Há inclusive casos assintomáticos, em que a pessoa, embora tenha sido infectada, não desenvolve nenhuma manifestação clínica. A ampla maioria dos casos são leves e moderados – talvez uns 80%, 85%, até 90%. E é pequena a parcela de infecções com manifestações clínicas mais fortes.”

Tragédia em Ipiaú: dois homens morrem após acidente envolvendo moto e carro na BA-650

Foto: Repdodução

Um acidente envolvendo motocicleta e carro de passeio, na BA-650, na noite desse domingo (1), deixou dois homens mortos. A batida aconteceu no trecho de Aiquara, Centro Sul Baiano. As vítimas fatais foram identificadas como Givanildo Santos Andrade, 42, conhecido como Nildo, e Uemisson Brandão Santos, 30. Os dois, que eram da Zona Rural de Itagibá, estavam na motocicleta. Os corpo foram recolhidos ao Instituto Médico Legal de Jequié. A Compnhia Independente de Polícia Rodoviária regisrou a ocorrência.

Alerta Máximo: SMS monitora cinco pacientes suspeitos de Coronavírus em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A notícia do BLOG DO ANDERSON que destacou cinco casos suspeitos de portar Coronavírus [Covid-19] deixou muita gente preocupada em Vitória da Conquista, Centro Sul Baiano e Norte de Minas Gerais.

Diversas manifestações chegaram e no final da tarde desta sexta-feira (28) a Secretaria Municipal de Saúde convocou à imprensa para explicar os procedimentos adotados aos pacientes, sendo três mulheres e dois homens adultos. Todos estão sendo monitorados em suas residências. A conformação deverá sair até o início da próxima semana, quando o Laboratório Central da Bahia, que fica em Salvador, divulgar os resultados dos exames.

No vídeo acima o BLOG DO ANDERSON traz um dos principais trechos da coletiva que contou com as participações do secretário de Saúde Alexandro Nascimento Costa e a sua diretora de Vigilância à Saúde, Ana Maria Viana Ferraz de Oliveira.

Cidade Alerta em São Paulo: cuidadora confessa participação em assalto que terminou com morte de médico

A Polícia Civil de São Paulo encontrou fortes indícios da participação de Rosa Rodrigues Barbosa, de 38 anos, no assalto ao apartamento de Murilo de Oliveira Vilela, de 93 anos. O médico aposentado morreu durante a ação dos bandidos, consoante a reportagem do Cidade Alerta da sexta-feira (21). Depois de uma acareação, a cuidadora confessou a participação no planejamento do crime.

Eleições 2020: Jânio sabe quem será o próximo prefeito e a certeza de 11 novos vereadores em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

No Pisa da Fulô, na tarde deste sábado (22), o BLOG DO ANDERSON reencontrou o analista da Política Conquistense Jânio Vieira de Freitas pulando como pipoca ao som de Chame Gente, música de Moraes Moreira que era interpretada por Getône. Na ocasião, Jânio fez questão de opinar sobre as Eleições 2020 em Vitória da Conquista. “Já sei quem será eleito em para governar a cidade e ponto final”, afirmou Freitas citando pelo menos três prefeituráveis: José Raimundo Fontes pelo Partido dos Trabalhadores, o prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro, e o vereador David Salomão dos Santos Lima, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro. “Da Câmara, de 9 a 11 renovam os mandatos, aproximadamente 50% poderão retornar no ano que vem”, destacou. “Ah! imagina só que loucura essa mistura… Alegria, alegria é o estado que chamamos Bahia”, cantava Jânio.

Segurança Pública Baiana: Polícia Civil vai atuar no Carnaval em “Operação Padrão” sem identificação por fardas

Foto: Divulgação | SINDPOC

Os policiais civis e penais, em assembleia, na manhã desta quarta-feira (19), decidiram pela intensificação da Operação Legalidade durante o Carnaval, além da mudança das rotinas das atividades durante a Festa Momesca. Para o Presidente do SINDPOC [Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado da Bahia], Eustácio Lopes, os policiais irão realizar “Operação Padrão”. “Velada no carnaval, sem usar fardamento, fazendo uso somente do distintivo. Nos circuitos não faremos abordagens. Foi definido ainda a realização de assembleias itinerantes por todo interior é se necessário se for, faremos a entrega das chefias e horas extras, caso o governo não retome o diálogo com o sindicato”, afirmou. Durante a assembleia a categoria deliberou por não realizar operações em parceria com a Polícia Militar, Aplicar o que rege a Cartilha de Abuso de Autoridade, Realização de Assembleias Itinerantes no Interior, Intensificar a Operação Legalidade , devolver todos os EPIs vencidos (coletes balísticos e munição vencidas), Uso da força Progressiva caso o Governo do Estado não abra mesa de dialogo com a categoria. Dentre as ações para o Carnaval, a categoria deliberou por realizar um ato no sábado (22), com concentração no Farol da Barra, às 14 horas, até o Cristo. E na segunda-feira (24) participar da Mudança do Garcia, com concentração às 9 horas da manhã.

Bandidagem Baiana: assaltantes se passam por religiosos e entregadores de comida para roubar vítimas

Foto: Reprodução | TV Bahia

Moradores da Rua Edgard Chastinet, no bairro da Santa Mônica, em Salvador, têm reclamado dos assaltos constantes que acontecem na região. Além dos roubos feitos por duplas em motocicletas, tem assaltantes se passando por religioso e entregadores de comida para cometer o crime.  Uma moradora do bairro há quatro anos contou à reportagem da TV Bahia deste sábado (15) que vai se mudar por causa da violência. As imagens das câmeras de segurança instaladas pelos moradores mostram o momento em que ela foi abordada por dois homens em uma moto. Com medo de se identificar, a moradora lembrou o assalto, que aconteceu no dia 26 de janeiro. “Foi um dia de domingo. Eu, saindo pela manhã, descendo aqui a rua e dois indivíduos de moto me abordaram.

O carona desceu, se aproximou com o revólver e, com aqueles termos que eles xingam, né? Xingando, me pedindo o celular, que eu levantasse a mão, que eu não corresse e, se eu corresse, que eles atiravam na minha cabeça. Eu passei o celular, deixa pra eles e voltei pra casa, né? Porque eu fiquei muito nervosa”, contou a moradora. Morador do bairro há 40 anos, um homem que não quis se identificar conta que os últimos meses foram os mais perigosos dos últimos tempos. “Muita frequência. Essa moça foi roubada, o rapaz da barbearia foi roubado. Tem um aposentado ali que já teve três derrames. Eles entraram na casa dele para pedir água e roubaram ele”. O morador contou que o comércio que ele tem no bairro já foi assaltado pelo menos três vezes. As informações são do G1 Bahia.

Tragédia no Norte de Minas Gerais: adolescente de 17 anos morre após acidente com bicicleta motorizada na MGC-259

Foto: Divulgação | PRM

Um adolescente de 17 anos morreu após um acidente na MGC-259, em Curvelo, Norte de Minas Gerais, na noite desse sábado (15). Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMR), ele estava em uma bicicleta motorizada quando foi atingido por um carro que seguia no mesmo sentido. De acordo com a PMR, o motorista do carro contou aos militares que a visão ficou prejudicada com a luz do farol de um veículo que seguia sentido contrário. Por isso, não conseguiu enxergar o ciclomotor que era conduzido por Carlos Manoel Araújo e bateu na traseira dele na pista de rolamento. Ainda segundo a PMR, o motorista do carro realizou o teste do bafômetro e não foi constatada presença de álcool no sangue.

Agenda em Salvador: Fabrício e Pedrinho apresentam demandas de Encruzilhada a Jaques Wagner

Foto: Divulgação

O pré-candidato à Prefeitura de Encruzilhada, Pedro Alves de Lacerda Sobrinho, o Doutor Pedrinho, vem mantendo uma agenda intensa com em órgãos do Governo do Estado da Bahia e lideranças políticas. Nesta sexta-feira (14), ele e o deputado Jean Fabrício Falcão (PCdoB) foram recebidos pelo senador Jaques Wagner (PT-BA). O encontro aconteceu em Salvador e teve como pautas a apresentação de demandas nas áreas da saúde, educação e segurança pública. O trio ainda discutiu as Eleições 2020 e o apoio de Wagner ao grupo de Pedrinho. Em suas redes sociais, o prefeiturável anunciou: “Teremos muitas novidades em breve!”. Em contato com o BLOG DO ANDERSON, o deputado Fabrício ainda destacou a admiração que tem pelo ex-governador da Bahia. “Um dos melhores gestores que este estado já teve. Levamos nosso apoio a essa grande liderança que espero ver, novamente, governando a Bahia. Vamos trabalhar para isso”, falou Fabrício.