Alerta Máximo | Rui Costa anuncia lockdown na Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

O prefeito Bruno Reis e o governador Rui Costa anunciaram nesta quinta-feira (25) um ‘lockdown’ na Bahia com fechamentos começando de maneira escalonada a partir das 17h da sexta-feira (26) e se encerrando às 5h da segunda (1º) por conta do crescimento dos casos de covid-19. Nesse período, só poderão funcionar atividades consideras essenciais (veja mais abaixo). Quem descumprir o decreto poderá ser conduzido à delegacia por crime contra a saúde pública. “É o pior momento da pandemia”, disse Rui.

Os horários de fechamento na sexta são: 17h – Comércios de rua
18h – Bares e restaurantes
20h – Shoppings e centros comerciais

Quase um ano depois que o primeiro caso de covid-19 foi confirmado na Bahia, o estado passa por mais um momento difícil na pandemia, com o sistema de saúde muito pressionado, conforme destacaram os dois políticos.

“Apesar de todas as ampliações de leitos que fizemos e continuaremos a fazer, cresce o número de pacientes internados. Então nós, conjuntamente, resolvemos fechar as atividades não essenciais”, disse o governador. “Essa diferença de horários é para escalonar o transporte, não sair todo mundo na mesma hora. Resolvemos fracionar. 17h comércio de rua, 18h bares e restaurantes e 20h shoppings. Com isso dilatamos um pouco prazo do primeiro fechamento até o último fechamento”, acrescentou.

Bastidores de Brasília | Bolsonaro entrega ao Congresso projeto de privatização dos Correios

Foto: Isac Nóbrega | PR

O presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro foi pessoalmente ao Congresso Nacional nesta quarta-feira (24) entregar o projeto de privatização Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A cerimônia também contou com as presenças dos ministros das Comunicações, Fábio Faria, da Economia, Paulo Guedes, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. A entrega do projeto pode ser considerada um novo afago a Guedes, defensor das privatizações. Mais cedo, em solenidade no Palácio do Planalto de sanção do projeto que concede autonomia do Banco Central, Bolsonaro disse que o ministro é a “âncora” do governo. Guedes participou da solenidade, mas não discursou. Ele não deu declarações públicas desde a troca de comando da Petrobras, o ministro havia sido o fiador da ida de Roberto Castello Branco para a estatal petrolífera. Bolsonaro decidiu, na sexta-feira (19), substituir Castello Branco pelo general Joaquim Silva e Luna, mudança que causou forte reação do mercado financeiro.

Nota de Pesar | Jeane Silva Caires, aos 52 anos

Foto: Divulgação | Família

O BLOG DO ANDERSON lamenta o falecimento de Jeane Silva Caires nesta segunda-feira (22). Aos 52 nos, o passamento de Jeane pega muita gente de surpresa. Residente na Avenida Frei Benjamin, Zona Oeste de Vitória da Conquista, Ela deixa dois filhos. Os seus pais, Dona Zilda e Seu Manoel, prestaram relevantes serviços à Associação dos Excepcionais de Vitória da Conquista. Aos amigos e familiares, nossos os sinceros sentimentos.

Boletim do Coronavírus | mais três pacientes de Vitória da Conquista perdem as vidas para a COVID-19

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Boletim Epidemiológico divulgado neste domingo (21) informa seis novos casos de Covid-19 em Vitória da Conquista. O número de casos confirmados até hoje é 19.463.  Até o momento, 18.751 pessoas receberam alta do tratamento, 414 seguem em processo de recuperação – 38 estão internados em Vitória da Conquista, três em outros municípios e 373 em tratamento domiciliar. Das pessoas diagnosticadas, 298 faleceram por complicações causadas pela doença.  A Secretaria Municipal de Saúde investiga outros 786 casos. Desse total de pacientes, 765 esperam pela investigação laboratorial e 21 pelo resultado do exame RT-PCR das amostras que foram encaminhadas para análise no Lacen Municipal e Estadual. Além disso, o número de casos notificados que foram descartados chegou a 14.875. Neste domingo (21), foram confirmados óbitos de três pacientes do município por complicações em decorrência da Covid.

296º óbito – Homem de 66 anos, morador do bairro Alto Maron, com Infarto Agudo do Miocárdio Prévio, Hipertensão Arterial Sistêmica e sequelas de Gillian Barre. Foi internado no dia 17 de fevereiro no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde veio a óbito no dia 20 de fevereiro.

297º óbito – Homem de 64 anos, morador do bairro Patagônia, portador de Insuficiência Cardíaca e Hipertensão Arterial Sistêmica e sequelas de Gillian Barre. Foi internado no dia 18 de fevereiro no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde veio a óbito no dia 20 de fevereiro.

298º óbito – Homem de 71 anos, morador do Jardim Candeias, sem comorbidades. Foi internado no dia 4 de janeiro no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde veio a óbito no dia 20 de fevereiro.

Ocupação de Leitos: neste momento, 86 pacientes estão internados em parte dos 148 leitos disponíveis [78 enfermarias e 70 leitos de UTI] na Rede SUS.

Ínquerito das Fake News | Câmara dos Deputados decide manter prisão do bolsonarista Daniel Silveira

Foto: Michel Jesus | Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados decidiu manter a prisão em flagrante e sem fiança do deputado Daniel Lucio da Silveira (PSL-RJ), detido desde terça-feira (16) no âmbito de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga notícias falsas (Fake News), calúnias, ameaças e infrações contra o tribunal e seus membros. A decisão foi transformada em resolução promulgada na própria sessão. Foram 364 votos a favor do parecer da relatora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputada Magda Mofatto (PL-GO), que recomendou a manutenção da prisão considerando “gravíssimas” as acusações imputadas ao parlamentar. Foram 130 votos contra e 3 abstenções. Bolsonarista, Daniel Silveira gravou e divulgou vídeo em que faz críticas aos ministros do Supremo, defende o Ato Institucional nº 5 (AI-5) e a substituição imediata de seus integrantes.

Violência na Cidade | tiros com vítima baleada e socorrida ao Hospital Geral de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Espírito Santo, bairro onde estão a Vila Elisa e a URBIS VI, tem registrado muitas ocorrências de violência em Vitória da Conquista. No início da noite desta quinta-feira (18) a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar voltou a ser acionada. Um homem foi baleado em via pública e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. Logo mais novas informações aqui no BLOG DO ANDERSON.

Explosão do Coronavírus | Vitória da Conquista registra mais quatro mortes com 19.177 casos confirmados

Foto: BLOG DO ANDERSON

Nesta quarta-feira (17), o número da Pandemia do Coronavírus chegou a 19.177 em Vitória da Conquista. Desse total, 18.392 já estão recuperados da doença e outros 493 pacientes permanecem em recuperação.  Ainda aguardam por classificação final 790 pacientes.  Nesta data a Secretaria Municipal de Saúde confirmou  mais quatro mortes pela COVID-19.

289º óbito: idosa de 94 anos, moradora da Cidade Maravilhosa, portadora de Hipertensão e Alzheimer. Foi internada no dia 12 de fevereiro no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde faleceu em 14 de fevereiro.

290º óbito: mulher de 51 anos, moradora da Vila Serrana IV, portadora de Hipertensão e Doença Renal Crônica. Desde o dia 30 de janeiro estava internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde faleceu em 16 de fevereiro.

291º óbito: idoso de 91 anos, morador do Alto Maron, portador de Doença Cardiovascular Crônica e Diabetes Melito. Foi internado no dia 4 de fevereiro no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde faleceu em 16 de fevereiro.

292º óbito: idosa de 83 anos, moradora da Patagônia, portadora de Hipertensão, Doença Renal Crônica Dialógica e Diabetes Melito. Estava internada desde o dia 3 de janeiro no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde faleceu em 17 de fevereiro.

Destaque Internacional | Vitória da Conquista é a segunda melhor cidade para se viver no Nordeste Brasileiro

Foto: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista é a segunda melhor cidade do Nordeste Brasileiro para se viver. De acordo com o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) divulgado nessa terça-feira (9), a Joia do Sertão Baiano é destaque entre os 100 maiores municípios do Brasil. Atualmente, Vitória da Conquista ocupa o 51º lugar no ranking geral do IDGM, com a nota 0,639. Na última década, o município evoluiu 44 posições no índice, foi a que mais avançou nesse período. Onze dessas posições foram superadas apenas em 2019, um claro reflexo dos investimentos da Prefeitura Municipal no desenvolvimento e qualidade de vida. O IDGM é realizado pela consultoria Macroplan, oferecendo um diagnóstico dos resultados alcançados pelas gestões municipais em 2019, traçando um comparativo com o cenário dos últimos 10 anos. O estudo avalia 15 indicadores dentro de quatro eixos estratégicos: educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade. Nesse último, Conquista teve o seu melhor desempenho, ocupando o 18º lugar em todo o Brasil. >>>>>>|||

Destaque Internacional | Vitória da Conquista permanece entre as 100 melhores cidades para se viver no Brasil

Foto: BLOG DO ANDERSON

Educação, segurança, saneamento e saúde são elementos que determinam quais são as melhores cidades para se viver no Brasil, segundo o estudo Índice dos Desafios da Gestão Municipal 2021, realizado pela Macroplan, consultoria em cenários prospectivos e administração estratégica. De acordo com o levantamento, Maringá é o melhor entre os 100 maiores municípios do Brasil do ranking do IDGM. Entre as quatro áreas analisadas, Maringá teve sua melhor posição em Saneamento e Sustentabilidade: 3ª posição. A posição nas outras áreas foi: 5ª em Educação, 5ª em Saúde e 42ª em Segurança. O estudo conta com Jundiaí em segundo lugar, seguido de São José do Rio Preto, Piracicaba e São José dos Campos. Vitória da Conquista é a 51ª. Veja a reportagem da Revista Exame.

Atentado na Feirinha do Joaquim Romão | homem é morto a facadas após bate-boca em Jequié

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Um homem foi morto com golpes de faca após uma discussão, na manhã deste domingo (7), na Feirinha do Joaquim Romão, em Jequié, no Centro Sul Baiano. Segundo a Polícia, a vítima iniciou uma discussão com o suspeito, que é carregador de Feira, por causa de um carrinho de mão.

O agredido teria falado ao suspeito para tirar a galinhotaa do local e depois foi atingido por três facadas. Paulo Roberto Dias Santos, de 29 anos, morreu na hora. O corpo foi pelo Departamento de Polícia Técnica ao Instituto Médico Legal. Ninguém foi preso. As investigações estão em curso.

Governo da Bahia | governador debate com prefeitos critérios para retorno às aulas presenciais

Foto: Fernando Vivas | GovBA

Os critérios necessários para a volta às aulas presenciais na Bahia foram discutidos entre o governador Rui Costa e demais autoridades municipais e estaduais, nesta sexta-feira (5), em uma reunião por videoconferência com membros da União dos Municípios da Bahia (UPB). O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende shows e aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (6) e vale até o dia 14 de fevereiro.  “Ainda estamos vivendo um crescimento que começou no mês de novembro, e o retorno das atividades escolares deve levar em conta as taxas de ocupação de leitos e de mortalidade pela COVID-19. A Secretaria de Educação do Estado, em conjunto com a UPB e as secretarias municipais de educação, irá criar um protocolo único de educação e saúde para o retorno às aulas. Solicitei um levantamento dos profissionais da educação acima de 55 anos em todo o Estado, que fazem parte do grupo de maior vulnerabilidade, para que, possivelmente, possam ser incluídos num próximo lote de uma das vacinas que estão sendo aplicadas na Bahia”, afirmou Rui.

Vítima da COVID-19 | seguidores lançam faixa de apoio a Herzem Gusmão em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

No Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sem previsão de alta médica em decorrência de sequelas da COVID-10, o prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro, tem recebido apoios solidários e boa parte dos seus correligionários. Na Rua José Pequeno, uma faixa diz “Força Herzem! Estamos em orações, o Senhor é contigo!”, como o BLOG DO ANDERSON fotografou neste domingo (31). Além de Herzem, outros 17.487 pacientes também foram atingidos pelo Coronavírus, destes 267 faleceram.

Explosão do Coronavírus | Vitória da Conquista registra três mortes nas últimas 48 horas e chega aos 17.488 casos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Três pacientes perderam as vidas para a COVID-19 nestas últimas 24 horas em Vitória da Conquista. Até a noite do sábado (30) a Secretaria Municipal de Saúde havia registrado 267 mortes e 17.488 casos. Destes, 564 ainda estão em recuperação.

265º óbito: mulher de 76 anos, moradora do bairro Patagônia, sem comorbidades relatadas. Estava internada desde o dia 16 de janeiro no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde faleceu em 29 de janeiro.

266º óbito: mulher de 54 anos, moradora do bairro Alto Maron, portadora de Hipertensão, Doença Renal Crônica e histórico de AVC. Foi internada no dia 22 de janeiro no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde faleceu em 29 de janeiro.

267º óbito: homem de 82 anos, residente do bairro Jurema, portador de doenças cardiovascular e respiratória crônica. Foi admitido no dia 31 de dezembro na UPA e regulado para hospital em Itabuna. Evoluiu ao óbito no dia 17 de janeiro.

Resgate de Urgência | hóspede surta e pula do terceiro andar de hotel em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um hóspede pulou do terceiro andar de um hotel no Centro de Vitória da Conquista. O fato aconteceu no final da tarde deste sábado (30), na Rua Jorge Stolze, próximo ao Hospital São Vicente de Paulo. De acordo com a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, o homem deu entrada no estabelecimento ao meio dia. Ele “não saiu do Quarto 33, no terceiro andar, nem solicitou nada à direção do hotel, apesar de estar muito ansioso quando chegou. Relata que, por volta das 16 horas, ouviu um forte barulho nos fundos do hotel. Que ao chegar no local visualizaram o indivíduo caído ao chão, momento em que perceberam que ele havia se jogado do quarto, no terceiro andar, caindo sobre o tanque d’água e, posteriormente, ao chão”. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência presto socorreu a vítima ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. “O quarto do hotel foi encontrado revirado, com móveis travando a porta do recinto. O indivíduo foi levado em estado grave com lesões no nariz, olhos e boca”, completa.

Ataque no Conjunto da Vitória | homem é baleado na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um homem de 32 anos foi alvo de atentado na Zona Oeste Conquistense. O crime aconteceu na tarde deste sábado (30), no populoso Conjunto da Vitória, que fica no bairro Patagônia ao lado do Cemitério Municipal do Kadija. A vítima foi socorrida ao Hospital Geral de Vitória da Conquista pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A 78ª Companhia Independente de Polícia Militar foi acionada para o registro da ocorrência.

Transferência Emergência | após muito tempo de espera, paciente é levada de Vitória da Conquista para Salvador

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Depois da busca incansável por atendimento especializado, a paciente Edileuza Silva Teixeira, de 51 anos, foi transferida para o Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. Ela necessita de um Cateter translombar para sobreviver.

A viagem aconteceu na noite desta quinta-feira (21) através de UTI Aérea que decolou do Aeroporto Glauber Rocha ao Aeroporto e Salvador. “Agradecemos a todos os amigos que sempre estiveram conosco. Ao pessoal aqui do Hospital, da UPA, das Ambulâncias..


Ao BLOG DO ANDERSON, à TV Sudoeste que sem vocês não conseguiríamos”, agradeceu a Edna Cristina Luz.  Dona Edileuza é submetida a hemodiálise. Todos permanece aguardando o retorno dessa guerreira.

Violência em Vitória da Conquista | mulher é morta a tiros de revolver na Lagoa das Flores

Foto: BLOG DO ANDERSON

O mês de janeiro tem sido marcado com crimes contra mulheres em Vitória da Conquista. Na tarde deste sábado (16) a violência aconteceu na Lagoa das Flores. A vítima estava dentro de um carro de passeio, num Posto de Combustível, quando foi surpreendida pelo atirador. Baleada, ela recebeu atendimento do Resgate da ViaBahia, mas não resistiu. A 92ª Companhia Independente de Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica registraram a ocorrência que será investigada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. O corpo ainda não identificado passará por necropsia no Instituto Médico Legal.

Tragédia na BR-101 | motorista de carro morre após bater de frente com ônibus no Sul da Bahia

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

O motorista de um carro de passeio morreu após bater de frente com um ônibus, na manhã desta quinta-feira (14), na BR-101, trecho entre as cidades de Itabela e Itamaraju, no Extremo-Sul Bainao. O impacto da batida foi tão forte, que o ônibus tombou na via, entretanto ninguém no veiculo ficou ferido. De acordo com testemunhas, a pista estava molhada no momento do acidente. Informações colhidas no local apontam que o motorista do carro de passeio, com placa de Belo Horizonte, tentou fazer uma ultrapassagem em um trecho de faixa dupla, quando perdeu a direção do veículo, rodou na pista e bateu de frente com o ônibus, que vinha no sentido contrário. O motorista do carro ficou preso ás ferragens e morreu no local. O corpo dele foi removido por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica. O ônibus envolvido no acidente é da empresa Expresso Brasileiro e fazia a linha Porto Seguro a Teixeira de Freitas. No momento da batida, o coletivo transportava 10 passageiros, mas ninguém se feriu.

Cláudio Paiva | o Auxílio Emergencial deveria ter continuado?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Cláudio Paiva Barreto

Com a eminência da distribuição das vacinas e o fim da Pandemia do Coronavírus, um questionamento tem sido muito recorrente: A descontinuação do Auxílio Emergencial deu-se no momento adequado? Podemos verificar que ainda é grande o número de desempregados no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, situação está que se agrava com intensidade em municípios do interior. Segundo o IBGE, o índice de desemprego fechou em 14,6% o 3º trimestre do ano passado, sendo o número total de desempregados de 14,1 milhões. Confira a opinião do ativista Cláudio Paiva Barreto.

Violência na Feira do Patagônia | homem é esfaqueado na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Feira do Patagônia, uma das mais movimentadas de Vitória da Conquista, ganhou um destaque no Plantão Policial desta terça-feira (12). Logo cedo um homem foi alvo de atentado com golpes de faca. A 78ª Companhia Indente de Polícia Militar juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foram acionados. Ninguém foi preso. A vítima encontra-se no Hospital Geral de Vitória da Conquista.