Abandono Urbano: apagão nas faixas de pedestres deixa muita gente no perigo em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As atenções dos cardeais da Prefeitura de Vitória da Conquista estão direcionadas para a Avenida Olivia Flores, enquanto isso as faixas de pedestres e semáforos seguem apagados em diversas vias.

Na manhã do sábado (16) o BLOG DO ANDERSON voltou a fotografar a situação do perigo em pleno Comércio da Joia do Sertão Baiano. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana ainda não divulgou o calendário dessa devida manutenção.

Tratamento Oncológico: Governo do Estado da Bahia desapropria área da UNACON e levará atendimentos ao HGVC

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A área onde está construída a Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), no bairro Felícia, foi desapropriada pelo Governo do Estado da Bahia. O Decreto Nº 19.161 foi publicado no Diário Oficial no dia 12 de agosto passado declarando o espaço “de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área de terra que indica”. “A área de terra de que trata este artigo destina-se à ampliação do Hospital Geral de Vitória da Conquista, no Município de Vitória da Conquista”, diz o parágrafo único.

Fundada há quase dez anos, a UNACON surgiu em parceria entre a ONCOMED [ONCOMED Clínica Oncológica Limitada] e o ICON [Instituto Conquistense de Oncologia Limitada], beneficiará a população da macrorregião de região de Vitória da Conquista, atingindo 1,7 milhão de pessoas distribuídas em 73 municípios do Centro Sul Baiano e Norte de Minas Gerais. De acordo com o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, “os serviços serão transferidos para dentro do HGVC. O ICON não irá mais atender o SUS”.

Em contato com o BLOG DO ANDERSON diversos pacientes e familiares se manifestaram com preocupação, no entanto Vilas Boas garante que “os serviços serão transferidos. Não serão encerrados”. “O Governo do Estado da Bahia desapropriou o prédio do ICON e todo o terreno do fundo para ampliar a oncologia do HGVC. Será o maior serviço do interior”, reforçou. Citado pelo secretário, o BLOG DO ANDERSON buscou contato com o ICON, mas até o fechamento dessa nota, na manhã desta segunda-feira (17), não havia recebido manifestações.

Eleições 2020: Zé Raimundo e Pedrinho defendem unidade com o “PCdoB e PT” juntos à Prefeitura de Encruzilhada

Foto: BLOG DO ANDERSON

No Bar Cai 1, na tarde desse sábado (9), o BLOG DO ANDERSON conversou sobre política com dois prefeituráveis do Sudoeste Baiano. De um lado está o deputado estadual José Raimundo Fontes, pré-candidato do Partido dos trabalhadores em Vitória da Conquista, e do outro o advogado Pedro Alves de Lacerda Sobrinho, que quer ser prefeito de Encruzilhada. Na defesa da unidade, Zé Raimundo acredita que nomes como Pedrinho e também o de Alcides Pereira Ferraz, vão “encontrar um caminho para fortalecer as lideranças que tem o compromisso com a transformação do Brasil, da Bahia e da região, e mesmo aqui em Conquista, porque é um município muito próximo de Conquista, então estão todos integrados nesse desejo de uma unidade política que leve a retomada do grupo do nossos grupo lá em Encruzilhada”. De acordo com Pedrinho, Alcides Ferraz teve o seu apoio nas Eleições 2012, motivo este que nas Eleições 2020 espera contar com a união “em torno da mudança realmente que Encruzilhada precisa”.

Santa Casa: inaugurada há 105 anos, Maternidade Régis Pacheco será desativada em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em contato com o BLOG DO ANDERSON desde o início do mês, internautas informavam alguns comentários em torno do fechamento da Maternidade Régis Pacheco, mantida pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista, fundada há quase 105 anos. “Recebemos uma notícia que a Prefeitura de Vitória da Conquista está querendo fechar a Maternidade do Hospital São Vicente. Segundo a coordenação o contrato não foi renovado, e estamos preocupados, pois o Hospital atende uma demanda muito grande de pacientes, não só do Município de Conquista, mas também dos vizinhos. O fechamento da maternidade irá ocasionar um sobrecarrego dos outros hospitais”, escreveu uma cidadã com muita preocupação. Em nota, “a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o convênio com a Santa Casa, firmado em 2013, continua vigente até o dia 1° de dezembro de 2019. Nesse sentido, os serviços estão mantidos até a referida data.

A SMS esclarece que após a realização da chamada pública para renovação do convênio, a Santa Casa não apresentou proposta para manter os atendimentos da maternidade.

Em tempo, informa, ainda, que alternativas vêm sendo estudadas para garantia desse serviço junto a outros prestadores, além do atendimento na rede própria do município”. No final da tarde desta quarta-feira (30) o BLOG DO ANDERSON foi recebido pelo superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista, o médico Ricardo Alexandre Alves Ferreira, quando ele confirmou o encerramento das atividades, no entanto garantindo a continuidade dos profissionais que atuam na Maternidade Régis Pacheco em outros setores do Hospital São Vicente de Paulo. Na reportagem que o BA traz na íntegra, Doutor Ricardo Alexandre comenta essa novo transtornos para a Saúde Pública Conquistense e também sobre a importância dessa instituição que vai sair de cena, mas permanecerá na memória de milhares de pessoas que nela nasceram. A opção agora será para o Hospital Unimec e Hospital Municipal Esaú Matos.

Nota de Pesar: Teodorico Teixeira Fontes, aos 80 anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dorico partiu aos 80 anos de idade. Um dos moradores mais antigos e queridos do bairro Guarani, Teodorico Teixeira Fontes foi sepultado na segunda-feira (29), no Cemitério da Saudade, em Vitória da Conquista.

Em contato com o BLOG DO ANDERSON, uma das filhas de Dorico pode relatar a honestidade como uma das marcas do seu pai. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Plantão Policial com Paulo Martins: acusado de matar jovem morre durante Ação Policial em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Apontado como autor pela morte do jovem de 18 anos na noite da terça-feira (22), um suspeito morreu durante Operação Policial em Vitória da Conquista. De acordo com o repórter Paulo Martins, em seu Plantão Policial na Manhã Band Show, desta quarta-feira (23), o acusado chegou a ser levado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu. Na reportagem que o BA traz na íntegra, o comunicador também fala sobre as circunstâncias do homicídio e outros assuntos destas últimas 24 horas na Capital do Sudoeste Baiano.

Situação Complicada: para garantir atendimento, pacientes dormem na porta da UESB em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Saúde Pública segue em situação complicada em Vitória da Conquista e para garantir atendimento tem muita gente dormindo ao relento, como é o caso do acesso à Clínica da UESB.

Na noite desta quinta-feira (17) o BLOG DO ANDERSON esteve na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, onde um grupo já estava em fila para o dia seguinte. Os serviços são prestados gratuitamente pelo Colegiado do Curso de Medicina.

Informe Repugnante: UPA confirma superlotação e morosidade no atendimento em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Um cartaz fixado numa porta da Unidade de Pronto Atendimento reflete a situação da Saúde Pública em Vitória da Conquista: “Comunicamos à população na triagem + sala de espera, e ao SAMU 192 que a UPA 24 horas de Vitória da Conquista encontra-se em superlotação de demanda e superlotação de pacientes internados na observação, sala de medicação e sala vermelha.

As fichas, verdes e azul, vão ultrapassar o tempo estipulado devido a demanda e emergências internas. As fichas classificadas como azul não tem previsão de atendimento na unidade devido intensa demanda, devido urgências e gravidades dos demais pacientes”. A nota que o BLOG DO ANDERSON registrou na noite da quinta-feira (17) gerou revolta de muitos pacientes e internautas, como foi o caso de Lanna Jéssica Gomes da Silva que enviou a sua manifestação através do Instagram.

“A saúde pública é isso aí, Brasil. Unidades de Pronto Atendimento superlotadas, pacientes sem previsão de atendimento, pacientes com febre sendo classificados como menor risco, hospitais com pacientes saindo sem atendimento, falta de pessoal especializado e sem material para atendimento…”, criticou a jovem que cursa mestrado Zoologia na Universidade Estadual de Santa Cruz. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia ou a Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestaram sobre essa situação.

Instituição da Capital Baiana: Ministério da Saúde libera R$ 18 milhões para as Obras Sociais Irmã Dulce

Foto: Marcos Corrêa | PR

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou, nesta terça-feira (15), em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, portaria que autoriza o repasse de R$ 18 milhões ao Hospital Santo Antônio (HSA), Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A unidade de saúde é o coração das obras sociais Irmã Dulce, em Salvador, na Bahia. O novo recurso federal será destinado ao custeio de estudos e pesquisas em saúde, à manutenção e reforma do hospital e à capacitação de recursos humanos. Atualmente, o complexo hospitalar realiza mais de 2 milhões de atendimentos por ano, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se tornando referência na assistência à população, inclusive de outros estados.

Direito Público: “A Reforma Tributária que o Brasil precisa” é tema de Seminário em Vitória da Conquista

Nesta quinta e sexta-feira [17 e 18 de outubro], no Auditório CEMAE, em Vitória da Conquista, acontece o Seminário “A Reforma Tributária que o Brasil precisa”, com as presenças de Juracy Soares, presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Marcos Carneiro, presidente do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF); Raimundo Andrade, professor da Universidade Católica de Salvador e Diretor Financeiro da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (ABEP). O evento contará com palestras e minicursos nos períodos matutino e vespertino. As inscrições podem ser feitas no site do SYMPLA [www.sympla.com.br] sendo solicitada apenas a doação de uma lata de leite em pó para o acesso ao evento.

Nota de Pesar: Nilzete Jardim, aos 59 anos

Foto: Divulação | Família

Foi sepultado em Iguaí, no Centro Sul Baiano, o corpo de Nilzete Jardim. Aos 59 anos, Zete, como ficou conhecida a professora, faleceu no Hospital Geral de Vitória da Conquista na manhã da sexta-feira (13). O BLOG DO ANDERON recebeu inúmeras mensagens e seleciona a de Adriana Jardim fez com a sua sogra que a chama de purpurina. “Minha purpurina foi morar com Deus, hoje me despedi da minha sogra que eu tinha como mãe. Mulher que amei, mulher que me acolheu como filha na sua casa que recebeu minha filha como sua neta (e como amava esta neta), mulher que não teve preconceito algum por seu filho ter casado com uma mulher que já tinha uma filha. Mulher de um coração enorme, de um abraço aconchegante, um sorriso encantador que não guardava mágoa em seu coração. Agradeço a Deus por ter vivido todos estes anos ao teu lado. Tchuca hoje você não está mais aqui em carne, mas você sempre soube o amor que tive e tenho por vc. Obrigada por ter sido a melhor sogra, avó, amiga, mãe uma guerreira. Descanse minha amada, cuide de nós daí de cima. Meu coração está apertadinho e as lágrimas rolam pois sei que perdi um bem precioso, cuidarei da nossa linda família. Te amarei eternamente. Descanse no Senhor minha purpurina”, escreveu. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Lixo Hospitalar: sem empresa para coleta, dejetos são depositados nas Unidades de Saúde em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na última semana o BLOG DO ANDERSON recebeu informações sobre o descarte irregular de lixo hospitalar em Vitória da Conquista. Imagens mostravam a situação da Unidade de Saúde da Família Nestor Guimarães.

Em nota que o BLOG DO ANDERSON lança nesta quarta-feira (11), “a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que o contrato com a empresa que prestava serviços de coleta dos descartes de resíduos sólidos das Unidades Básicas de Saúde foi encerrado, por motivo de fim da vigência do contrato. Nesse sentido, foi dada entrada em um processo de contratação de uma nova empresa, o qual incorreu atraso devido a impugnações. Mas, para garantir o serviço nas unidades, a SMS decidiu por abrir uma nova licitação, no qual a empresa contemplada iniciará os serviços nos próximos dias. A Secretaria reitera que, por conta desse problema citado acima, foi orientado às unidades que todo material descartado fosse lacrado e acondicionado em locais fora de circulação dos pacientes”.

Cotidiano Conquistense: lotado, defuntos são enterrados no “meio da rua” do Cemitério Municipal do Kadija

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Cemitério Municipal do Kadija é um dos principais endereços para sepultamentos em Vitória da Conquista. No entanto, superlotado muitos corpos estão sendo enterrados no meio da rua, espaço que deveria ser de passagem dos visitantes.

Numa reportagem que foi ao ar no Redação Brasil, programa da Rádio Brasil, nesta terça-feira (10), destaca essa situação em tom de apelo ao prefeito Herzem Gusmão Pereira e outros setores políticos, como a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, onde o assunto deverá ser pautado no Plenário Vereadora Carmem Lúcia. De acordo com os comunicadores, o assunto foi posto na mesa do secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa Santos, que demonstrou preocupação com o cenário.

O BLOG DO ANDERSON reproduz o comentário e aguarda uma posição oficial do Executivo Conquistense no intuito de buscar meios para garantir o Campo Santo para milhares de cidadãos e cidadãs que partiram.

Protestos por Água: EMBASA diz ‘que o abastecimento em Piripá ocorre normalmente’ e não descarta ampliar barragem

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ganhou repercussão em toda a Bahia os protestos em Piripá, município do Sudoeste Baiano, mostrados aqui no BLOG DO ANDERSON. Com faixas e cartazes, uma multidão foi às ruas por água. Em nota, “a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) informa que o abastecimento em Piripá ocorre normalmente com a distribuição de água durante 24 horas por dia e descarta a possibilidade de racionamento. Desde 2015, quando foram investidos R$3 milhões na construção na Adutora de Condeúba com extensão de 30 quilômetros, a cidade é atendida pela Barragem de Champrão, responsável por fornecer 40 metros cúbicos de água por hora, volume suficiente para atender a demanda de crescimento da cidade pelos próximos anos. Quanto a possibilidade de ampliação da barragem do Bonito, construída no rio Cana Brava, a Embasa esclarece que estudos estão sendo realizados para verificar a viabilidade deste equipamento”.

Violência em Planalto: jovem é morto a tiros de revólver

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um jovem foi morto a tiros em Planalto, município do Sudoeste Baiano que fica a 49 quilômetros de Vitória da Conquista. De acordo com informações do Plantão Policial da Rádio Clube de Conquista, o crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (28) e foi registrado pela 79ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia. O corpo foi removido ao Necrotério do Departamento de Polícia Técnica em Vitória da Conquista. A Delegacia Territorial de Planalto investiga o caso.

Ao Redação Brasil: Cori denuncia irregularidades na Viação Rosa que opera para Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Desde o início da operação da Viação Rosa Limitada como prestadora de serviço à Prefeitura de Vitória da Conquista no Lote 1 do Transporte Coletivo Urbano que o BLOG DO ANDERSON tem recebido questionamentos sobre a empresa, tendo em vista o receio dos funcionários por calote em seus direitos trabalhistas, como aconteceu com a Viação Vitória Limitada. O Sindicato dos Rodoviários [Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Passageiros Cargas e Fretamento Turismo Pessoal de Vitória Da Conquista – SINTRAVC], a Viação Rosa Limitada e a Prefeitura de Vitória da Conquista foram procuradas pelo BLOG DO ANDERSON, mas nenhuma se manifestou sobre os registros admissionais dos trabalhadores. “Tivermos uma reunião nesta semana, mas ninguém falou sobre a nossa Carteira de Trabalho”, disse um servidor que não quis ter o nome revelado. Experiente quando o tema é Transporte Coletivo Urbano, o vereador Coriolano Ferreira de Moraes Neto, do Partido dos Trabalhadores, pesquisou, constatou e apresentou o problema que foi denunciado junto à Promotoria de Justiça e Procuradoria do Trabalho no Município de Vitória da Conquista. Depois dessa movimentação a Viação Rosa Limitada resolveu se manifestar, mas o edil encontrou mais irregularidades. Na manhã desta sexta-feira (23) o parlamentar vai repetir o seu discurso, mas antes disso ele detalhou tudo numa entrevista ao vivo ao Redação Brasil, programa da Rádio Brasil, que o BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz na íntegra aguardando as versões oficiais da Prefeitura de Vitória da Conquista e da Viação Rosa Limitada.

Polêmica no Trânsito: Herzem dá recado aos infratores e diz que “não existe indústria de multas” em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Muitas são as notificações geradas pelo Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS) através dos agentes e também pelo monitoramento por câmeras e isso tem deixado muita gente indignada. Na tarde desta quarta-feira (21) o prefeito Herzem Gusmão Pereira anunciou a implantação de radares móveis e fixos em Vitória da Conquista no intuito de garantir ordem no trânsito. Em defesa aos que chiam das notificações, Herzem disse que “a gente precisa parar, uma cidade como a nossa que já tem um aeroporto maravilhoso com três voos para São Paulo, para acabar com essa história que tem indústria de multa”. “Não existe indústria de multas, existe indústria saber de que? De contravenção, de irresponsabilidade, descumprimento com as Leis. Quem cumpre devidamente a legislação, não ficar incomodado com multa. Não se trata de indústria, se trata exatamente de uma cidade que cresceu. Quem não quer ser multado vai para pequena cidade, pequena cidade você anda, para o carro no meio da rua, pode dormir dentro do carro, não tem nenhum problema. Conquista não, Conquista é a terceira maior cidade da Bahia, uma das mais importantes do Nordeste Brasileiro”, completou.

Saúde Conquistense: após 76 anos de atividades, Casa de Saúde São Geraldo integra ao Hospital Samur

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Casa de Saúde São Geraldo, fundada há 76 anos pelos irmãos Fernando e Orlando Spínola, acaba de ser desativada. Todas as atividades foram levadas ao Hospital Samur, num processo de integração entre as duas instituições.

Na tarde do sábado (10) o BLOG DO ANDERSON visualizou uma faixa informando que todo “o atendimento de obstetrícia foi transferido para o Hospital Samur com toda a sua equipe médica”.

Os acionistas ainda não divulgado qual será o destino das estruturas da Casa de Saúde São Geraldo, mas fontes extraoficiais chegaram a apontar o interesse de outros grupos interessados na atuação em Vitória da Conquista.

Resgate de Urgência próximo a Urbis VI: homem é alvejado por dois tiros em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um homem sofreu tentativa de homicídio em Vitória da Conquista. O crime aconteceu às 20h15min desta terça-feira (6), na Rua A do Loteamento Renato Magalhães, no bairro Espírito Santo, na mesma região da URBIS VI. De acordo com a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, a vítima foi alvejada por dois tiros: um no tórax e outro na perna, sendo socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. O atirador fugiu em um carro. As investigações ficarão a cargo da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.