Ciência Brasileira: experimento inédito deixa paciente livre de HIV e eleva esperança para a cura da AIDS

Foto: DIvulgação

Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) afirmam ter conseguido, pela primeira vez por meio de medicamentos, eliminar o HIV do organismo de um paciente soropositivo. O homem, um brasileiro de 34 anos diagnosticado com o vírus há oito, é o primeiro caso em todo o mundo de um paciente que passa a ter o vírus indetectável, e por um longo prazo, depois de tomar um coquetel intensificado de vários remédios contra a AIDS. O estudo será apresentado na 23ª Conferência Internacional de AIDS, o maior congresso do mundo sobre o assunto, que teve início nesta segunda-feira e ocorre de maneira remota por causa da pandemia de coronavírus. O infectologista Ricardo Sobhie Diaz, coordenador do estudo e diretor do Laboratório de Retrovirologia do Departamento de Medicina da Unifesp, explica que esse é um passo importante, mas que ainda há uma caminhada longa pela frente. “Ainda não sabemos se ele está curado”, afirmou, por telefone, ao EL PAÍS na terça-feira (7). “Vamos refazer a pesquisa, usando os medicamentos que observamos que funcionaram melhor, e com um novo grupo de pacientes”.

Nota de Pesar: Julita Flores dos Santos, aos 94 anos

Foto: Divulgação | Família

Dona Julieta Flores dos Santos, Matriarca da Família Flores, partiu após o cumprimento de uma longa jornada em sua vida na quinta-feira (2), em Vitória da Conquista. Mulher dinâmica, Dona Julieta, de 94 anos, tem entre seus netos o professor Franklin Delano Porto Júnior. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Homicídio em Belo Campo: irmão teria matado a irmã por R$ 40; ex-companheiro da vítima é procurado pela Polícia

Foto: BLOG DO ANDERSON

A morte de uma mulher em Belo Campo chocou todo o Centro Sul Baiano. O acusado é o próprio irmão da vítima que teria recebido R$ 40 para o crime de mando, segundo informações da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar. O suspeito foi apresentado na Delegacia Territorial de Belo Campo na manhã desta quarta-feira (1). O ex-companheiro de Marisa Alves do Santos, apontado como mandante, é procurado pela Polícia.

Resgate de Urgência: Agente Patrimonial é atropelado durante travessia em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Um agente da Segurança Patrimonial foi atropelado enquanto fazia travessia na Avenida Bartolomeu de Gusmão, Centro de Vitória da Conquista, na tarde desta terça-feira (23). De acordo com as informações colhidas in loco pelo BLOG DO ANDERSON, uma moto atingiu o pedestre.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou socorro a uma Unidade Hospitalar. A 77ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado da Bahia registrou a ocorrência. Colegas da Segurança Patrimonial, que tramita para transformar em Guarda Municipal, estiveram no local.

Nota de Pesar: Dolores Piau, em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação | Família

É com muita tristeza e pesar que comunicamos a passagem de Dolores Delmar Piau dos Santos. Professora aposentada do Colégio Paulo VI, esposa, mãe, filha, avó, bisavó e amiga, Dolores foi amada e querida. Deixa saudades eternas e muita gratidão dos familiares e amigos. O velório será das 8h às 11h no Cerimonial Universal, que fica Travessa Félix, Centro de Vitória da Conquista. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Jequié: vereadores aprovam afastamento do prefeito Sérgio Gameleira por 90 dias; Hassan Iossef assume

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com 10 votos favoráveis e 6 votos contrários a Câmara Municipal de Jequié aprovou pelo acatamento de denúncias contra o prefeito de Jequié, Luiz Sérgio Suzarte Almeida, mais conhecido como Sérgio da Gameleira ou Biscoitão, pelo seu imediato afastamento do cargo. A votação ocorreu nesta terça-feira (16) em Sessão Ordinária que durou 4h30min. Ao fim da votação, o presidente da Câmara, Emanuel Campos Silva anunciou que, com o resultado, o prefeito está afastado de suas funções pelo período de 90 dias ou enquanto durar o processo de investigação e que o mesmo será substituído pelo vice-prefeito Hassan Andrade Iossef.

Combate ao Coronavírus: Trump proíbe entrada de estrangeiros nos Estados Unidos a partir do Brasil

Foto: White House | Joyce N. Boghosian

Neste domingo (24), a OMS [Organização Mundial da Saúde] fez um alerta sobre a situação do Brasil e destacou que as curvas são alarmantes. De acordo com o Ministério da Saúde do país, são 354.460 casos de infecção e 22.412 mortes. Em comunicado, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, informou que a medida protetiva vale também para todos que passaram pelo Brasil nos últimos 14 dias. Voos comerciais entre os dois países não sofrerão a imposição. O mesmo vale para membros de tripulações de companhias aéreas e para pessoas que forem convidadas pelo Governo dos Estados Unidos da América a ingressem no país. Da mesma forma, pessoas que residem nos EUA ou que sejam casadas com cidadão ou cidadã, ou que tenham residência permanente não terão restrição aos Estados Unidos. Filhos e irmãos destes, desde que seja menor de 21 anos, também estão isentos da medida.

Supremo Tribunal Federal: Internado para cirurgia, Toffoli apresenta sintomas de COVID-19

Foto: Felipe Sampaio | STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou neste domingo (24) que o presidente da Corte, José Antonio Dias Toffoli, foi internado para a retirada de um “pequeno abscesso”. De acordo com a secretaria de Saúde do tribunal, a cirurgia transcorreu sem problemas, mas Toffoli apresentou sintomas da COVID-19 e permanecerá hospitalizado para ser monitorado pelos médicos. Segundo o STF, o ministro se submeteu neste sábado (23) a exame para detecção do novo coronavírus, que deu negativo. Ele está bem e respira sem ajuda de aparelhos. Toffoli deverá ficar em licença médica por uma semana. Durante o período, o Supremo será comandado pelo vice-presidente, ministro Luiz Fux.

Boletim Epidemiológico: Vitória da Conquista tem mais dois infectados por Coronavírus com 109 casos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Mais duas pessoas testaram positivo para Coronavírus neste domingo (24), aumentando para 109 confirmados em Vitória da Conquista, até o momento. Destes, 91 foram confirmados pelo método de exame laboratorial RT-PCR e 18 por Teste Rápido associado ao quadro clínico de Síndrome Gripal. Foram notificados 1253 suspeitos de COVID-19 no município, sendo que 861 casos foram descartados e 283 estão em investigação – 184 aguardando resultado laboratorial e 99 aguardando coleta de amostra para exame RT-PCR. Do total de pacientes que testaram positivo para a doença, 39 estão em recuperação (quatro hospitalizados e 35 em isolamento domiciliar), 66 evoluíram para cura e quatro pacientes, residentes do município, foram a óbito. Quanto ao estado de saúde dos pacientes que ainda estão aguardando resultado ou coleta, 17 encontram-se internados em unidade hospitalar com quadro de Síndrome Gripal ou Síndrome Gripal Aguda Grave e 266 estão em isolamento domiciliar.

Distanciamento Social: sem fiscalização filas se repetem com tumultos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Imagens aéreas das filas para o saque do Auxílio Emergencial, serviço realizado pela Caixa Econômica Federal, projetaram Vitória da Conquista para todo o Brasil. Porém, nesta quarta-feira (20) o BLOG DO ANDRSON foi conferir o furdunço para atendimentos em duas instituições privadas.

O distanciamento social não está sendo obedecido e também falta a ação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos para reduzir a propagação da COVID-19 na Joia do Sertão Baiano. Assunto que deveria ser debatido diariamente no Comitê de Crise da COVID-19, no entanto faltam reuniões.

Alerta Máximo: para Rui, aumento de casos de COVID-19 em Jequié pode levar a maior rigidez nas restrições

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista concedida à TV Sudoeste, nesta quarta-feira (13), o governador Rui Costa falou sobre a preocupação com o aumento no número de casos confirmados de COVID-19 em Jequié na última semana. “Se os números continuarem elevados até o final do dia, eu irei ligar para o prefeito para que possamos tomar medidas de restrições mas rígidas para diminuir a curva de contaminação, semelhante ao que fizemos em Ipiaú, com toque de recolher e fechamento das vias que estão apresentando maior fluxo durante a quarentena”. No dia 5 de maio, a cidade registrava 39 casos confirmados da doença. No último boletim divulgado pela Secretária da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), o número saltou para 103. Um crescimento de mais de 150%. Rui fez um apelo para que a população fique em casa e respeite as medidas de distanciamento social. “É importante entender que essa é uma doença muito perigosa e traiçoeira”, alertou.

João Batista Castro Júnior: Moro na PF, um ato rídiculo

Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

João Batista de Castro Júnior

No dia 23 de junho de 2019, quando do vazamento das mensagens entre ele e procuradores pelo The Intercept, que devassou a urdidura ilegal e imoral para condenar Lula e atirá-lo ao calabouço, Moro soltou um tweet: “Um pouco de cultura. Do latim, direto de Horácio, ‘parturiunt montes, nascetur ridiculus mus’”. A expressão horaciana, livremente traduzível como “as montanhas estão em trabalho de parto, nascerá um rato ridículo”, é muito utilizada para significar algo parecido ao que Shakespeare pretendeu ao intitular sua famosa comédia “Much ado about nothing”, ou seja, “Muito barulho por nada”. Leia a íntegra do artigo do professor João Batista de Castro Júnior.

Boletim Epidemiológico: Bahia registra 2.365 casos confirmados de COVID-19 com 83 óbitos

Foto: Repdodução

A Bahia registra 2.365 casos confirmados de COVID-19, o que representa 20,61% do total de casos notificados. Considerando o número de 501 pacientes recuperados e 83 óbitos, 1.172 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da COVID-19, o que são chamados de casos ativos. Os casos confirmados ocorreram em 123 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (60,36%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ilhéus (1096,55), Uruçuca (1023,44), Coaraci (765,02,48), Itabuna (694,11) e Gongogi (561,17). No momento, 253 pacientes confirmados para Covid-19 em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 73 em UTI. O boletim epidemiológico registra 5.360 casos descartados e 11.430 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia.

Prefeitura de Vitória da Conquista: prefeito, vice-prefeita e cargos do primeiro escalão vão ter salários reduzidos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em decreto a ser publicado nessa sexta-feira (17), no Diário Oficial do Município, o prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro, toma mais uma decisão para o enfrentamento do Coronavírus: a racionalização dos recursos públicos que, agora, inclui a redução de salários dos cargos de primeiro escalão e a redução dos valores da gratificação dos cargos comissionados. O prefeito Herzem Gusmão, e a vice-prefeita, Irma Lemos, também vão ter os vencimentos reduzidos. O corte é de 20 por cento para todos os agentes políticos. “Todos os cargos comissionados que trabalham na linha de frente do combate à Covid-19 têm se empenhado muito. Reconheço o sacrifício de todos, alguns trabalhando 16 horas por dia e sem folga há mais de um mês. Apesar disso, é necessário que a gente amplie nosso compromisso com Vitória da Conquista. Neste momento de pandemia, reduzir os gastos públicos para enfrentar a doença é fundamental”, afirmou o prefeito, reconhecendo o envolvimento dos cargos de confiança na luta contra o novo coronavírus.

Alerta Máximo: Brasil tem 1,3 mil mortes e 23,4 mil casos confirmados do Coronavírus

Foto: BLOG DO ANDERSON

O número de mortes decorrentes do Coronavírus (COVID-19) subiu para 1.328, um acréscimo de 105 óbitos nas últimas 24 horas. A nova totalização foi divulgada pelo Ministério da Saúde terça-feira (13). O resultado marca um aumento de 9% São Paulo concentra o maior número de casos (8.895) e de mortes (608), com mais da metade do total contabilizado na atualização. Em seguida, os estados com os maiores números de mortes são Rio de Janeiro (188), Pernambuco (102), Ceará (91) e Amazonas (71). Além disso, foram registradas mortes no Paraná (31), Maranhão (27), Santa Catarina (24), Minas Gerais (23), Bahia (22), Rio Grande do Norte (17), Rio Grande do Sul (16), Distrito Federal (15), Pará (15), Espírito Santo (14), Goiás (15), Paraíba (13), Piauí (8), Amapá (5),  Sergipe (4), Mato Grosso do Sul (4), Mato Grosso (4), Alagoas (3),  Acre (3), e Roraima (3) Rondônia (2). Tocantins é o único estado onde ainda não houve morte. Já o número de casos no Brasil somou 23.430. O número representa um crescimento de 6% em relação a ontem, quando o balanço do Ministério da Saúde marcou 22.169. A taxa de letalidade do país ficou em 5,7%.

Hospital Geral de Vitória da Conquista: duas novas ambulâncias reforçam a frota da Unidade

Fotos: ASCOM | HGVC

Nesta segunda-feira (6), a Hospital Geral de Vitória da Conquista recebeu da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) duas ambulâncias. Os veículos, já equipados e preparados para o uso, serão incorporados à frota atual da Unidade e contribuirão para a prestação de uma assistência mais ágil e de qualidade aos pacientes. Para além das ambulâncias, diante da epidemia da COVID-19, a SESAB tem dado todo suporte necessário ao HGVC, mantendo os estoques dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) o que dá condições de segurança aos servidores que atuam na assistência dos pacientes

Pandemia da COVID-19: SESAB confirma a 11ª morte

Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) informa que registrou, nesta segunda-feira (6), o 11° óbito pelo Coronavírus (COVID-19). O paciente era um homem de 64 anos. Dentre as comorbidades associadas, destaque para diabetes e problemas cardíacos. O paciente era residente de Salvador e foi internado em 24 de março em um Hospital Público da Capital Baiana.

Boletim Epidemiológico: Bahia tem 401 casos confirmados de Covid-19 e 63 pessoas curadas

Foto: Reprodução

A Bahia registra 401 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 6,18% do total de casos notificados. Até o momento, 1.914 casos foram descartados e houve nove óbitos. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo (5). Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 27 encontram-se internadas, sendo 19 em UTI. Diferente do divulgado no boletim anterior, os municípios de Mairi e Capim Grosso não registraram casos positivos de Covid-19. Os casos em questão eram de Salvador. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Boletim Epidemiológico: Bahia tem 336 casos confirmados de COVID-19 e 63 pessoas curadas

Foto: Reprodução

O Estado da Bahia registra 336 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 5,17% do total de casos notificados. Até o momento, 1913 casos foram descartados e houve sete óbitos, sendo cinco em Salvador, um em Utinga e outro em Itapetinga. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado (4). Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 33 encontram-se internadas, sendo 18 em UTI.

Combate ao Coronavírus: empresa chinesa cancela compra de 600 respiradores contratados para a Bahia e o Ceará

Foto: Reprodução

A compra de 600 respiradores artificiais pelo Consórcio Nordeste, grupo que reúne os nove governadores do Nordeste Brasileiro, foi cancelada pela empresa chinesa que produz o equipamento. O material seria distribuído entre a Bahia, que receberia 400 unidades, e o Ceará, que ficaria com os outros 200. O valor do contrato era de R$ 42 milhões. “A operação de compra dos respiradores foi cancelada unilateralmente pelo vendedor. Nesse momento, estamos buscando novos fornecedores”, informou a assessoria da Casa Civil do Governo do Estado da Bahia. Segundo o órgão, a empresa não deu explicações sobre o motivo do cancelamento. Na última quarta-feira (1º), o governador da Bahia, Rui Costa, queixou-se do comportamento de alguns fornecedores de insumos para o combate ao coronavírus durante uma live. “Não temos ainda todos os equipamentos. Compramos, mas algumas compras foram canceladas pelo fornecedor, outras adiadas e outras com data marcada”, afirmou. Rui Costa também criticou os preços praticados por empresas de produtos médicos. Ele usou como exemplo os termômetros digitais infravermelhos, utilizados para medir a temperatura corporal em locais como aeroportos. Segundo o governador, o produto custava R$ 160 três semanas antes. No momento de sua declaração, estava sendo vendido a R$ 650.