Benito e Coriolano no sobe e desce da política

Paixão Barbosa, A TARDE

Dois políticos baianos das “antigas”, ambos ex-deputados federais, foram citados nos últimos dias pelo noticiário nacional, um de modo positivo e o outro negativo. Refiro-me às figuras de Benito Gama e de Coriolano Sales, políticos de longa carreira na vida pública. 

Benito foi presidente da CPI que levou ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992, foi deputado federal constituinte e secretário de Estado na Bahia por três vezes (Fazenda, Transportes e Indústria e Comércio). Era diretor da Chesf até se desincompatibilizar para disputar a eleição e é o tesoureiro do PTB. 

Seu nome entrou no noticiário por ter sido indicado pelo presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, como possível candidato a vice na chapa de José Serra (PSDB). Mas acredito que o baiano será mesmo candidato à Câmara Federal, porque não dá para acreditar muito no êxito da iniciativa, uma vez que os tucanos tendem mais para fechar com o nome do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), presidente nacional da legenda, compondo uma chapa “puro sangue”, segundo as últimas versões da “caçada ao vice”. 

Quanto a Coriolano Sales, ex-deputado estadual (PMDB), ex-presidente da Assembleia Lgislativa da Bahia e ex-deputado federal (PMDB e PFL) teve seu nome citado como um dos que serão atingidos pelo rigor da lei Ficha Limpa. Suspeito de envolvimento no escândalo das Sanguessugas (aquele das fraudes na compra de ambulâncias), Coriolano renunciou ao mandato em 2006 para escapar da ameaça de cassação. 

Pela legislação anterior, ele está livre para disputar a eleição este ano. E já está em campanha para retornar à Câmara Federal. Mas, pelo Ficha Limpa, os parlamentares que renunciarem ao mandato em meio a um processo ficam inelegíveis por oito anos. Caso se confirme a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de retroagir os efeitos da lei, Coriolano só poderá voltar a disputar eleições em 2015. 

São dois baianos que tentam dar a volta por cima, embora vivendo momentos bem diferentes.


Uma Resposta para “Benito e Coriolano no sobe e desce da política”

  1. rGS

    Não considero a lei,aprovada recentemente – Como sendo rigorosa.A lei será excelente , se dévidamente aplicada a todos os politícos envolvidos em atos de CORRUPÇÃO!.Mais que isso,essa lei, representa uma prova real, que de fato vivemos uma democrácia – Para o povo, pelo povo e em seu nome é que deve ser exercida!. Outras iniciativas populares,advirão, a partir desta.

Os comentários estão fechados.