Waldenor Pereira é entrevistado pelo A Semana

Waldenor Pereira é candidato a deputado federal pelo PT

Waldenor Alves Pereira Filho nasceu em 08 de março de 1954, na cidade de Caculé. Economista e professor universitário, é pós-graduado em Consultoria Empresarial pelo CEBRAE/SUDENE/UFPE, Metodologia do Ensino Superior pela UFRRJ, e Programação e Orçamento Público pela UFBA. Possui, também, diploma de Estudos Avançados (DEA) em Gestão Pública pela Universidade Complutense de Madrid – Espanha. Professor licenciado da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por duas vezes foi eleito reitor (1995-2002) e presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia. Militante fundador do PT, em Vitória da Conquista, foi eleito deputado estadual no ano de 2002 e reeleito em 2006. Waldenor é casado com Ester Maria Figueiredo Souza e pai de João Fagner e Pedro Ivo.

1 – Por que o senhor deseja ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados?

Waldenor – Queremos dar continuidade aos trabalhos que já desenvolvemos em dois mandatos de deputado estadual e ampliar a luta. Por isso disputamos vaga no legislativo federal, onde vamos fortalecer a interlocução junto ao Governo Federal. Buscaremos ampliar a inclusão das nossas regiões nos programas e ações da União, como o Pronaf, o Bolsa Família, o Prouni e outros, como também assegurar novos avanços. Vamos lutar pela criação da Universidade Federal do Sudoeste e por outras conquistas para as regiões de nossa atuação; buscar recursos federais para a construção da barragem do rio Pardo e a construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista. Mas o nosso projeto político é mais abrangente, porque pretendemos defender as reformas política, tributária, agrária, ambiental e das comunicações, entre outras que o Brasil precisa implantar.

2 – Como o senhor acha que pode contribuir com a implantação de políticas públicas nas áreas de educação e saúde no Brasil?

Waldenor- O governo Jaques Wagner tem realizado aqui programas pioneiros nessas duas áreas que vamos defender em nível nacional, a exemplo do Topa (Todos pela Educação), que tirou a Bahia da condição de estado campeão do analfabetismo para transformá-lo em campeão da alfabetização, o programa Saúde em Movimento, que já atendeu nas nossas regiões mais de 50 mil pessoas, realizando cirurgias de catarata, glaucoma, pterígio (“carne no olho”) e correções visuais, e o Programa Água para Todos, que também envolve a questão da saúde, porque o acesso a água limpa interfere na qualidade de vida das pessoas e na redução de doenças. São programas que estão revolucionando a Bahia e podem ser levados para os outros estados. Vamos defender e apoiar os projetos do governo federal para ampliar a rede de ensino superior, como vem acontecendo com o Governo Lula e melhorar a qualidade do ensino de modo geral. Na área da saúde, vamos defender a aprovação da Emenda 29 e buscar mais investimentos para a ampliação da rede de atenção básica, das ações preventivas e da implantação de unidades de Saúde da Família e a construção de novos hospitais regionais na Bahia.

3 – O Brasil tem hoje um agravamento nas questões relativas à segurança pública. De que forma o legislativo pode contribuir para que esse problema seja resolvido?

Waldenor – Principalmente propondo e apoiando políticas públicas sociais. Os governos de Lula e Wagner vêm agindo nessa perspectiva quando implanta políticas sociais que reduzem a miséria e a pobreza no país, criando novas perspectivas para os jovens, com programa como o Prouni, assegurando o trabalho e a renda, com programa de agricultura familiar, o Pronaf, gerando emprego com carteira assinada, enfim, melhorando a vida das pessoas. No combate à criminalidade, tem apoiado os estados através do programa nacional de segurança. No legislativo federal, vamos apoiar a presidente Dilma Roussef na continuidade dessas políticas e propor novas ações visando melhorar o aparato policial e as condições de trabalho e salário dos policiais como a instituição do piso nacional.

4 – Vitória da Conquista tem uma população superior a 310 mil habitantes, cerca de 205.600 eleitores, mas a representação política do município na Câmara dos Deputados e na Assembléia Legislativa do Estado ainda é muito pequena. Na opinião do senhor, isso se deve a que?

Waldenor- É verdade, estamos inclusive sem representação na Câmara Federal. Por isso, a nossa decisão de disputar vaga de deputado federal, atendendo a uma solicitação das nossas bases para fortalecer a articulação junto ao governo e buscar os avanços que o nosso município precisa. Queremos fortalecer a nossa região em Brasília e também na Assembléia Legislativa da Bahia. Por isso, defendemos a candidatura de Zé Raimundo, que, assim como eu, é do município, e mostrou aqui o quanto é capaz, porque foi o prefeito que preparou Vitória da Conquista para torná-lo o município de maior dinamismo econômico do Nordeste Brasileiro. Zé Raimundo deputado estadual será uma forte representação da nossa cidade.

Infelizmente alguns eleitores de Conquista têm apoiado candidatos estranhos à cidade e a região, e por isso, atualmente, eu sou o único deputado eleito de Vitória da Conquista. Sou favorável ao voto distrital-misto que favoreceria a eleição de candidatos da região.

5 – Qual a sua expectativa com relação às eleições deste ano para presidente da República, Governo do Estado e, principalmente, para a sua eleição?

Waldenor- Estamos fazendo a melhor campanha eleitoral do nosso partido, o PT, e aliados, desenvolvida em um momento muito favorável, porque no plano nacional o Governo Lula enfrentou a crise e garantiu a estabilidade econômica, além de um crescimento da economia com projeções superiores a 6%, promoveu a maior geração de emprego com carteira assinada e implantou programas e ações sociais que mudaram o país. No estado, o Governo Jaques Wagner superou todas as dificuldades, inclusive os efeitos da crise financeira internacional, deve assegurar em 2010 um crescimento da economia ainda maior do que o do país, e realizar obras, programas e ações em todos os municípios baianos. As pesquisas sinalizam o que sentimos no dia a dia da campanha, no corpo a corpo que fazemos percorrendo as diversas regiões, experimentando uma grande receptividade do público, o carinho, o reconhecimento, o sentimento de confiança e esperança que muitos manifestam. Por isso, estamos muito otimistas de que vamos eleger Dilma presidente, reeleger Jaques Wagner governador da Bahia, e ainda grandes bancadas estadual e federal. Quanto à minha eleição para deputado federal, também estamos muito confiantes, por todo o comportamento do público que citei e pelas pesquisas internas que realizamos para nos orientar na nossa campanha. Estamos trabalhando com muita alegria e entusiasmo e o povo está compreendendo que não se deve fazer política com mágoa, daí o grande apoio popular à nossa campanha eleitoral.


3 Respostas para “Waldenor Pereira é entrevistado pelo A Semana”

  1. joseph

    Bom candidato; culto, idealista e tem idéias claras e serviço prestado a sociedade. Espero que os eleitores votem nele e esqueçam nomes de vira-folhas e oportunistas, que existem mesta cidade.

  2. Alberto

    Nonô

    Você é do CEUSC de grande e saudosa memoria. O meu voto é seu!!.

    alberto

  3. Débora

    Waldenor, contamos com você para representar a nossa Bahia na Câmara Federal. Precisamos de políticos assim para levar o nome do nosso estado para Brasília. A região Sudoeste precisa dessa grande representatividade. Meu voto é seu!

Os comentários estão fechados.