A história do aeroporto de Vitória da Conquista

A chegada do primeiro avião a Conquista provocou no povo um misto de admiração e espanto
A chegada do primeiro avião a Conquista provocou no povo um misto de admiração e espanto
Por Luís Fernandes
 
Em 1937, num terreno doado pela Prefeitura, na gestão de Florentino Mendes, começou a construção do “Campo de Aviação de Conquista” (nome que se dava aos pequenos aeroportos da época), sob a orientação do projeto do engenheiro Lourival Dantas. Quem limpou a área para a abertura do campo foi Pedro Otacílio de Figueiredo (limpou toda a área sozinho e com uma simples enxada). O nome do aeroporto de hoje é uma homenagem a esse cidadão. Surgiu, na mesma época, o Aero Clube, iniciativa de Crescêncio Antunes da Silveira, Antônio Alves Nascimento e Henrique Hufinagel. E no dia 1º de setembro de 1939 pousava no campo o aeroplano “PP-FAIRCHILD”, pilotado pelo 1º Tenenete Aviador Antônio Eugênio Basílio.
O antigo campo de aviação deu lugar mais tarde ao Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, construído pelo ex-governador Roberto Santos, que o reinaugurou no dia 11 de março de 1979.
.
Foi instalada na mesma ocasião a Cia de Táxi-Aéreo Abaeté e implantada a Cia Nordeste Linhas Aéreas da Bahia, por aviões Bandeirantes. O serviço passou à supervisão do DAB – Departamento de Aviação da Bahia, ligado à Secretaria de Transportes do Estado.
1
Apesar da reforma do atual aeroporto, Conquista, em breve, ganhará uma nova unidade, que será instalada numa área de 6,16 milhão de m² localizada nas proximidades do Sítio São José, conhecido como “Pé de Galinha”, no distrito de Iguá, Zona Rural de Conquista. O novo aeroporto é considerado de grande porte e terá condições de receber aeronaves tipo 737-800 com capacidade para 150 pessoas.


3 Respostas para “A história do aeroporto de Vitória da Conquista”

  1. jdean

    Uma página interessante na história do transporte áereo de V. da Conquista.E pensar, depois de tanto tempo.Pouca coisa,nesta área evoluiu.

  2. GILMAR

    Um boa reportagem, esperamos que este aeroporto venha logo, pois somos muito carentes desses serviços. Anderson parabens pelo seu Blog as pessoas deveria se interessar para pela nossa região.

  3. Ricardo Mônaco Viana

    O sr.Gildete Viana, pai de 14 filhos, homem honesto e trabalhador, nos colocou também no mesmo ritmo de trabalho, desde mesmo os 7 anos de idade já trabalhava de auxiliar de garçon, junto com os outros irmãos em outras funções, mas todos engajados para ajudar no crescimento do patrimônio e na educação de todos.
    Muito sinto por não lembrarem deste homem que teve uma mulher batalhadora,D.Jozi como era chamada, não só na criação da prole, mas no trabalho ativo em todo empreendimento hoteleiro: O Hotel Albatroz, que na época era o melhor hotel da região, lembro-me quando ainda não havia asfalto nas rodovias e os hóspedes chegavam cobertos de um pó por todo corpo, exigindo uma limpeza superficial de todo o corpo, e este hotel os recebia com um tratamento Vip, bom atendimento, limpeza, conforto e uma boa comida.
    Ali hospedaram grandes personagens da época como Carlos Lacerda, Jânio Quadros e sua esposa, Luiz Gonzaga, Caubi Peixoto, Angela Maria, Emilinha Borba,os melhores times de futebol e outros.
    Conquista deveria homenagear com uma placa em uma rua no centro da cidade. Existe nomes que nada fizeram por esta cidade e que hoje tem até nome em praça de nossa cidade. Não seria uma ingratidão para com este grande empreendedor e divulgador de nossa cidade?
    Senhores vereadores ainda é tempo de lembrarem!
    Ricardo MÔnaco Viana – 6º filho do sr.Gildete Viana e D.Joselita Mônaco Viana.

Os comentários estão fechados.