Hotel Albatroz hospedeu Getúlio Vargas nos anos 50

Por Luís Fernandes

Fruto do espírito arrojado do empreendedor Gildete Viana, nasceu em 1950 o hotel mais charmoso de Vitória da Conquista, o “Hotel Albatroz”, uma idéia de seu irmão, Gilberto Viana, então gerente do Banco do Brasil de Itambé (morto em 6 de março de 1955 na queda de um avião no então Campo de Aviação de Conquista). O prédio foi construído por Nelson Gusmão Cunha, com o nome de “Edifício Maura”, para que servisse de modelo para a época e que marcasse presença destacada para os anos futuros. Nelson procurou Gilberto para que oferecesse o prédio a alguma pessoa que tivesse interesse em instalar ali um hotel de luxo. E Gilberto trouxe seu irmão (que estava em Salvador), a fim de tocar o empreendimento, que foi inaugurado em julho de 1950. Assim nasceu o Hotel Albatroz, o mais tradicional hotel de luxo de Conquista nos anos 50, que ao longo de sua existência ajudou a construir a história da nossa cidade, hospedando as mais ilustres personalidades do cenário nacional e até internacional. Com uma arquitetura de linhas arrojadas para a época (que atravessou e continua desafiando o tempo), o hotel possuía 48 apartamentos e chegou a hospedar o ex-presidente da República Getúlio Vargas, o cantor Roberto Carlos e um embaixador do Canadá, além de inúmeros outros cantores famosos e os jogadores dos times de futebol do Flamengo e Vasco da Gama, quando aqui vieram para a inauguração do “Estádio Lomanto Júnior” em 1966.
. 
Gildete Viana, idealizador do "Albatroz"
Gildete Viana, idealizador do “Albatroz”
.
Somente um hotel que tivesse como objetivo principal oferecer aos seus hóspedes um serviço que prezasse pela qualidade e excelência poderia satisfazer a tantas pessoas ilustres e exigentes. E quem colaborou com esta sofisticação resumida no nível de atendimento de elevado padrão de distinção foi o atual deputado estadual Clóvis Ferraz, que trabalhou na portaria do hotel, dividindo com um dos filhos de Gildete, Pascoal Mônaco Viana (da imobiliária “Pascoal Imóveis”), o turno no atendimento. Sinônimo de charme até na denominação, o “Albatroz” deve o seu nome a um hóspede, que, ainda nos anos 50, trouxe para o Sr. Gildete um “albatroz empalhado”, decorando o saguão do hotel por um bom tempo. Como o hotel não tinha nome (no letreiro só constava o nome de “Hotel”), “Seu” Gildete resolveu colocar o nome desta ave num dos maiores empreendimentos hoteleiros da cidade por quase 50 anos. Situado na melhor localização de Conquista, na Rua Maximiliano Fernandes, 63, centro da cidade, o prédio do hotel foi adquirido definitivamente de Nelson Gusmão por volta de 1968 e, nos anos 70, um “albatroz” de neon vermelho e azul foi instalado no alto do edifício; da Serra do Periperi parecia estar “batendo as asas”. “Seu” Gildete adquiriu ainda o prédio vizinho ao hotel (que fora a primeira sede do “Clube Social Conquista”) e abriu ali o estacionamento do hotel. Gildete Viana foi também proprietário do “Palace Hotel” na Rua Chile em Salvador, em 1965. Assim foi o Hotel Albatroz.

16 Respostas para “Hotel Albatroz hospedeu Getúlio Vargas nos anos 50”

  1. Armando

    Sou filho de Gildete Viana e quero agradecer ao blog e ao Sr. Luís Fernandes pela matéria em homenagem ao Hotel Albatroz e ao seu fundador. Conquista teve vários pioneiros, em diversas áreas e profissões que merecem idêntico reconhecimento. Fica a sugestão para blog e ao competente jornalista para prosseguirem no resgate da nossa história.

    Obrigado.

  2. eduardo monaco viana

    Alô Anderson, parabéns pela iniciativa em divulgar uma informação tão representativa de um empreendimentos que foi um dos marcos de desenvolvimento de Vitória da Conquista. Eu e alguns dos meus irmãos fomos integrantes da gestão do Hotel Albatroz. Temos histórias muito interessantes sobre esse hotel que mudou radicalmente a fisionomia de Conquista na década de 50, quem sabe você não teria interesse em enriquecer o seu informativo, transformando-o em uma reportagem.

    Saudações,

    Eduardo.

  3. mATEUS mÔNACO vI

    Prezado Anderson,

    Parabéns pela matéria, sou Neto de Gildete e já fiquei hospedado no Hotel e tenho convicção da importância do empreendimento para a história da cidade e região.

    Abraços,

    Mateus Mônaco

  4. jdean

    Com certeza, muitos são os empresários responsáveis pelo progresso dessa cidade.E é importante trazê-los á memória, no aniversário da cidade, também noutros momentos e oportunidades.

  5. Tônia viana

    Olá anderson
    Fiquei contente por ver lembrado o nosso Hotel Albatroz que representou tanto para a história de Conquista, quanto para os filhos de”seu” Viana, como era chamado meu pai.Principalmente neste momento em que a cidade faz mais um aniversário. Tenho guardados vários comentários de hóspedes que pelo Hotel Albatroz passaram e deixaram suas ótimas impressões sobre o estabelecimento.Nossa família chegou a ter foto publicada na antiga revista “O Cruzeiro”, tal era a importância do Hotel.
    Realmente, sua lembrança foi de muito bom gosto e só tenho a agradecer-lhe a justa homenagem.Um abraço
    Tônia

  6. zelia

    O Hotel Albatroz ainda existe? Hospedei-lá varias vezes.

  7. ERNANE GUSMÃO

    CARO ANDERSON,MUITO OPORTUNA A SUA MENSAGEM-SOU FILHO DE NELSON GUSMÃO,QUE CONSTRUIU O EDIFICIO MAURA(HOMENAGEM A MINHA IRMÃ MAURA),QUE ALOCOU O HOTEL ALBATROZ,A AGENCIA REAL DE AVIAÇÃO E UM BANCO COMERCIAL.FOI O PRIMEIRO HOTEL DE CLASSE NO INTERIOR DA BAHIA,GRAÇAS A GILDETE VIANA.
    ABRAÇOS-ERNANE

  8. Genário Viana Filho

    Olá, Anderson.
    Sou filho de Genário Viana, que é irmão, por parte de pai, de Gildete e Gilberto Viana.
    Sinto-me alcançado e feliz pela matéria, embora não tenha desfrutado do convívio de meus tios nem de seus descendentes.
    Nasci e fui criado no Rio de Janeiro e há dez anos mudei-me para Brasília, por motivos profissionais.
    Haveria alguma fonte por meio da qual eu pudesse conhecer um pouco também da história de Geminiano Viana e de Leonídio Viana, respectivamente meus avô e bisavô (pai e avô de Gildete, Gilberto e Genário)?
    Agradeço muitíssimo pela bela matéria e por eventuais outras informações.
    Também cumprimento aqueles que deixaram aqui seus comentários e com quem, em alguma medida, compartilho de laços de sangue.
    Genário Viana Filho ([email protected])

  9. Anna paula Mônaco viana

    Fiquei emocionada ao ler sua matéria, sou neta do Gildete Viana, filha de Pascoal, cresci brincando dentro do hotel, escoregando na rampa de entrada, sob olhares um tanto quanto reprimente dos porteiros,mas mesmo assim tenho ótimas lembranças de lá, todos os finais de semana íamos almoçar lá, a comida era maravilhosa, feita por D. Izabel, explorava cada cantinho toda vez que íamos lá, principalmente, qd era pra visitar meu avô Viana que morou nos fundos e vó Maria,mãe dele, grande serva do Senhor, onde não podia faltar uma bela gaveta cheia de guloseimas, ele deixava escolher quantos quisesse, saia com os bolsos cheios, Valeu Anderson pelas informações, Abraços…

  10. RAIMUNDO BUDIAO

    amigo ricardo
    de repente me encontro com voce nessa maquina de fazer doido e vejo com alegria e saudade a fotografia do meu querido hotel albatroz.
    Sei de quanta gente importante aí se hospedou e sei de historias e estórias minhas e de colegas até um certo tiro ao alvo com espingarda de ar comprimido pra matar galinhas que fizemos nos arredores da cozinha do hotel num certo ano de 69 ou 70. encontrei-me com voce na Grandes Marcas e depois estive em conquista te procurando, encontrei o seu irmão paschoal na imobiliaria mas ele não se lembrou de mim. Uma das passagens mais marcantes na minha vida com o Albatroz deu-se numa madrugada quando eu chegava de uma farra lá pelos arredores do velho mongoió e quem estava de plantão na portaria na mais nada menos do que o futuro deputado estadual Clovis Feraz, filho orgulhoso de Tremedal, que época comentava sobre os seus planos de estudo um tanto quanto triste e eu procurei incentiva-lo da melhor maneira. acho que as minhas sementes tiveram sucesso.
    Lembro dos quartos asseados e o restaurante onde eu e meu saudoso irmão Renatinho da Panasonic saboreavamos o famoso bife e a canja de galinha.
    Lembro também quando eu ainda vendedor da Philips fazia o lançamento do mais novo aparelho de som achando que era grande coisa e o seu irmão eduardo me mostrou uma parafernalia importada cheia de gravadores de rolos aiwa aiko etc,,
    O albatroz foi para muitos viajantes um porto seguro na volta das viagens do sertão. O cansaço após uma trajetoria por brumado, caetité, guanambi, lapa e até santa maria, na volta era compensada por um descanso compensador no conforto do Albatroz. Não conheci o senhor Gildete, mas todos os seus irmaos que porventura estavam na portaria tornaram-se bons companheiros.
    No seu caso e o nosso reencontro com vendas em Salvador foi mais amplo.
    Felicidades meu amigo e que Deus abençoe a todos de sua familia.
    um abraço.
    raimundo budiao.

  11. leide

    Até hoje guardo uma linda fotografia minha tirada num dos quartos deste hotel maravilhoso,batida por um gerente maravilhoso chamado:Gabriel Monâco Viana,eu tinha então em 1985 22 anos.Jantei por duas vezes no seu restaurante,uma delícia a comida.Que saudade que sinto daquele tempo.Fui muito feliz enquanto ai estive.Abraço Anderson.

  12. Yury Viana

    Parabéns Anderson!
    A matéria sobre o hotel e seus fundadores retratam a verdadeira face da minha família paterna. Sou filho de Ricardo Viana e neto de Gildete Viana. Resido em Salvador, mas, várias vezes, hospedei-me no hotel.
    O Hotel Albatroz era o cenário de minhas fantasias e personagens de uma época em que eu não pude vivenciar, mas senti cada canto daquele hotel respirar, sussurrar, sorrir e até chorar por várias situações do passado.
    O Hotel Albatroz tornou-se uma lenda na cidade!
    Saudades…

  13. Dimitri

    Fui criado neste Hotel junto com meu pai Eduardo Viana e minha mãe Graça Fish
    Tive um infância maravilhosa pelos corredores do Albatroz aprontando mil e umas o Hotel a minha casa , a rua meu quintal a cidade minha fazenda !
    um verdadeiro castelo da epoca
    Saudades e peço a todos os parentes para que rezem por meu pai que vai passar por um ciruigia do coração nosproximos dias

  14. RENAN

    Olá, tenho um cliente que trabalhou na década de 70 nesse Hotel, mas está com sua CTPS danificada em parte, e não consegue provar ao INSS o período respectivo de labor. Assim, gostaria de saber se o Hotel ainda está aberto e qual seria o telefone de lá. Desse modo, até poderia haver algum registro junto a esse i. Hotel.

    Grato pela atenção.
    Renan S. Pezani
    [email protected]

  15. RENAN

    Ah !!!

    Talvez o Sr. Eduardo Mônaco Viana possa me ajudar. O cliente a que me referi acima teve a carteira por ele anotada e se chama Valdeci Viana Rocha, tendo trabalhado de 01/10/1967 a 19/02/1970. O INSS pede tão somente uma declaração da empresa, ou registro do empregado.

    Poderia me ajudar ? Seria muito grato. Obrigado

  16. Rita Oliveira

    Sair de Vitória da Conquista há quase 30 anos, gostaria de entrar em contato com Tônia Viana filha do fundador do Hotel Albatroz em Vitória da Conquista Bahia.
    Obrigada
    Rita

Os comentários estão fechados.