História dos Cinemas de Vitória da Conquista

Cine Madrigal: último cinema de rua de Vitória da Conquista
Nivaldo Araújo, natural de Itaquara (BA), foi proprietário de cinco salas de cinema em Vitória da Conquista; instalou seu 1º cinema, o “Cine Ritz”, onde antes funcionava o “Cine Vitória”, no prédio da antiga “Rádio Clube de Conquista”, pois o “Vitória” já estava desativado. Logo depois Nivaldo o vendeu para “Juvenal Calumbi” (uma empresa de cinema de Salvador). Isso ocorreu assim que Nivaldo adquiriu o “Cine Glória” de Frederico Maron (Itabuna-Ba), que havia construído o 1º Glória. Nivaldo reformou o prédio, mudando-lhe a fachada. O “Glória” tinha capacidade para 600 pessoas. Esse 2º Glória só foi desativado em 1992, quando o Grupo Cinematográfica Nivaldo O. Araújo Ltda., empresa de Nivaldo que controlava todos os cinemas de Conquista nos anos 70, 80 e 90, vendeu o prédio para a Igreja “Universal do Reino de Deus”.
.
O 2º Glória, com sua “nova” fachada (década de 1970), hoje
é a “Igreja Universal do Reino de Deus” da Francisco Santos
.
Em julho de 1971 Nivaldo Araújo já havia adquirido os outros três cinemas da cidade: o Eldorado, o Riviera e o Madrigal. O “Eldorado” pertencia ao grupo de Petrônio Sales, que explorava o prédio de propriedade de José Isidoro da Silva Primo (dono do posto de gasolina que funcionava na frente ao cinema). O Eldorado tinha capacidade para 300 pessoas. Mais tarde, Nivaldo devolve o prédio a Isidoro, extingue o Eldorado e constrói um prédio na Avenida Itabuna (bairro Brasil) e instala ali o “Trianon”, por volta de 1974, com capacidade para 500 pessoas. Mais tarde Nivaldo vende o prédio do Trianon para a Igreja Universal.
.
Cine Riviera: uma das fachadas de cinema mais clássica
do Brasil foi derrubada pelo “Econômico” para dar lugar ao
prédio da atual loja “Insinuante” na Barão do Rio Branco
.
O “Riviera” pertencia ao grupo de Petrônio Sales, Joaquim Teixeira e Cláudio Cordeiro, que havia adquirido o “Cine Conquista” de João Picopel e mudado o nome para “Riviera”. Tinha capacidade para 550 pessoas. Picopel e Inocêncio, por sua vez, tinha comprado o cinema de Jeremias Gusmão. Depois, Nivaldo Araújo vendeu o prédio ao Banco Econômico, para ser derrubado e construído no local a nova agência, inaugurada em 1984. Por fim, o “Madrigal”, que foi adquirido de Gentil Alves (Jânio Quadros-Ba). Gentil construiu o prédio da “Galeria Madrigal”. “O cinema foi inaugurado no dia 22 de maio de 1968, com a exibição da fita A Noite dos Generais“, lembra Edilno Ferreira Macedo, gerente do Madrigal na época e que foi colega de banco de Nivaldo e Enésio (os três trabalharam no Econômico e os três tinham vinculações com cinema). “No dia da inauguração tinha capacidade para 1.022 lugares”, complementa Edilno, que lutou até o fim para que o Madrigal não fosse fechado em Conquista, mesmo depois que a “Art Filmes” o adquiriu em 1996, fechou em 2001 e reabriu em setembro de 2002. Ícone da antiga geração de amantes da 7ª arte de Conquista, o Madrigal, infelizmente, teve seu fechamento definitivo no dia 30 de julho de 2007.  

9 Respostas para “História dos Cinemas de Vitória da Conquista”

  1. jdean

    A era dos cinemas de rua de Conquista.Por algumas décadas,constotui-se nas poucas opções de lazer da cidade.E ainda hoje, as opções de lazer são muito limitadas.

  2. Paulo de Tarso

    Gostei, mas está faltando o Cine Ritz, mais conhecido na época como Cine Poeira,cujo porteiro era o conhecido seu JUCA Gomes Santos, funcionava no prédio da Radio Clube de Conquiata, na praça Barão do Rio Branco, hoje defronte a Lj Eletro Ricardo e vizinho ao HSBC.Também o Cine Eldorado na Rio Bahia, vizinho a um posto de gasolina conhecido como posto de Zé Izidoro, se não me engado, cujo posto ainda está no mesmo local.

  3. Luís fernandes

    Paulo,

    Não faltou nenhum. O “Ritz” foi comentado no 1º§ e o “Eldorado” no 2º§. Mas valeu a lembrança do “Poeira” (como era conhecido o “Ritz”!).

    Luís Fernandes (Blog Taberna da História Vitória da Conquista)

  4. Maria Irene

    gostaria que vcs enviasse tudo sobre os cimenas de conquista e seus cineastras pois est fazendo um trabalho no colégio sá nunes onde est cursando o último ano do ensino médio.na realidade estamos fazendo um projeto sobre a história dos cimenas de vitória da conquista-ba.desde de ja aceite meu agradecimento.bjosss!!!! Irene

  5. CLAUDEVANDO (MANGUINHA) da Escolinha de Futebol Planeta Bola!!!

    está faltando os Cines RITS Hoje o ANTIGO PREDIO DA RÁDIO CLUBE, onde sempre tinha os programas de colouros com o nossos queridos Gilson Moura e J. Menezes,ELDORADO no rio Bahia no DOMINGO colocava dois filmes tanto na matinê com na soiree um de Kung fu com BRUCE LEE E outro de BANG BANG com Juliano Gema E TRIANON Que teve um concurso para a escolha do nome e quem ganhou foi o Sidney CABEÇÃ DE CORANTE que já faleceu com o nome TRIANON hojé é a IGREJA UNIVERSAL DA FEIRINHA DO BAIRRO BRASIL!!!

  6. anisio alves da silva

    alo amigo meu e santo raizeiro do cine riviera trabalhei por mais de 10 ano nos cinemas de conquista fui zelador porteiro operador etc, cinemas riviera madrigal gloria eldorado e cine trianon b. brasil sou fan de cinema ate adata de hoje ne poriço que hoje eu tenho um cinema em casa dijital todos os filmes da epicas dos cinemas de conquista eu tenho

  7. LETICIA

    Achei muito interessante esta pesquisa pois farei um trabalho escolar falando sobre conquista onde os meus temas são cinema e teatro e esta pesquisa mim ajudara muito para realizar.

  8. Luciano

    Ver esses comentários sobre os cinemas de Conquita me trouxe uma saudade gostosa dos tempos de criança quando ia às matinês de domingo com sessão contínua no Riviera, não esquecendo dos outros (Glória, Ritz e El Dorado). Estive presente, na inauguração do Madrigal…era enorme e bonito!! Apesar dos 30 anos fora de Conqusta, posso ver aqueles dias com uma clareza tremenda.
    Valeu!!!

  9. Guilherme

    Luís, faço cinema na UESB e para a “matéria pesquisa em cinema e audiovisual”, terei como pesquisa, fazer um mapeamento das salas de cinema existentes em vitória da conquista, para a produção de um documentário. gostaria de manter contato contigo se possível. abraços!

Os comentários estão fechados.