Lideranças querem FIOL em Vitória da Conquista

A Valec diz que não. Geraldo Reis diz que tudo é possível na engenharia

O que seria para ser um show de apresentação no seminário “Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento do Município de Vitória da Conquista”, virou alvo de protestos por lideranças do meio político, empresarial e social na noite desta segunda-feira (20) que exigem a inclusão de Vitória da Conquista na rota da Ferrovia Leste-Oeste (FIOL). Apesar do representante da Valec Engenharia, Construção e Ferrovia, responsável pelas obras da FIOL, afirmar ser impossível incluir Conquista neste projeto, alegando impossibilidades técnicas, o superintendente da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Geraldo Reis, disse acreditar, e disse que do ponto de vista a engenharia nada é impossível. Indagado pelo Blog do Anderson a respeito de sua posição quanto trazer a ferrovia para a Capital do Sudoeste da Bahia, Reis disse que estará defendendo o que é melhor para o município. “Não faltou defesa da inclusão de Vitória da Conquista, mas diante dos argumentos do representante da VALEC nosso ponto de vista não prosperou, os dados técnicos suplantaram. A concepção da ferrovia foi toda baseada no escoamento de minério e grãos em alta escala e os quantitativos de nosso Município são de acordo com os estudos inviáveis e insignificantes para justificar a interligação férrea”, lamentou o empresário José Maria Caires.


6 Respostas para “Lideranças querem FIOL em Vitória da Conquista”

  1. Fatima

    Maldito Cesar Borges.

  2. fred

    Ou seja, um bando de desinformados, achando que ferrovias se constroem como estradas, saíram frustrados e não tiveram como rebater os argumentos do engenheiro. É isso que dá, paixão demais e razão de menos…

  3. Jean Gusmao

    Grande besteira isso tudo, eu estive lá e não perdi meu tempo gastando minha retórica com pessoas de pensamento cartesiano e linear. A propósito a palavra que mais se falou lá foi “sinergia”, parece que esse é o novo jargão da esquerda. Bem só esclarecendo, sinergia é quando a combinação de dois fatores resulta em algo maior que o seu somatório. Pois bem: em 1896, eu disse 1896, século IX, trem a vapor, vagões de madeira. Foi projetada uma ferrovia que saía do Cais da piedade (RJ), passava por Magé, Guapimirim e subia a serra dos órgãos rumo a Teresópolis (eu sei disso pq minha família paterna é de lá). Sabe o que isso significa: uma ferrovia que saia do nível do mar e subia a 900m de altitude num percurso de um terço da distância Conquista – Jequié. Havia vontade política. Não me lembro de Teresópolis possuir grandes indústrias, ou depósitos de commodities. A verdade é que as principais desculpas pra oeste-leste não passar aqui são: cota elevada e falta de demanda: sobre a questão da cota elevada já respondi com a história da ferrovia de Teresópolis e a demanda, essa só virá com a ferrovia pelo menos projetada, falo de siderurgia e aciarias. E para finalizar: note que no traçado da ferrovia faz um ângulo para abranger o município de São Desidério. Lá póooooooooode aqui não. Será que isso é o espírito de perseguição de ACM que anda assombrando o PT. kkkkkkkkkkk

  4. Jose Maria

    O movimento conquista pode voar mais alto começou assim também, sem apoio político, alias, havia inclusive adversários, hoje todos apoiam.
    Neste seminário fomos vencidos, mas não convencidos.
    Jose Maria Caires

  5. RGS

    A questão da “cota elevada”,não é, e nunca foi mundo adentro o principal, ou mesmo o maior obstáculo a ser vencido – Para instalação de uma ferrovia.Existem ferrovias transpondo grandes cadeias de montanhas, passando por dentro de montanhas.Quanto a demanda por carga,essa depende de forma impréscindivel da existência de meios de transportes eficientes e relativamente baratos,de pouca manutenção e grande durabilidade.Outro grande exemplo na história ferroviária brasileira – A estrada de ferro Madeira-mamoré no norte do país, no iníco do século passado -Existiu, porquê, além de tudo havia o interesse econômico e politíco(governo) e o interesse econômico de uma multinacional – A FORD.Ferrovia esta, construida com o objetivo de transportar a matéria prima da borracha,extraida dos seringais da região e semi-processada no mesmo local.Havendo decisão politíca e empenho dos agentes promotores do progresso da região.Obstáculos são vencidos!.

  6. Escrachador

    Fred qual é sua paixão em relação a V. da Conquista – Ou não será ódio?!.Se gosta de V. da Conquista, ou apenas mora na cidade, ao invés de fazer critícas contra quem é conquistense de fato e de direito – Apresenta uma solução para implementar o desenvolvimento da cidade e região!

Os comentários estão fechados.