Entrevista da semana: Fernando Jacaré

Fernando Jacaré vai presidir a Câmara de Vitória da Conquista no Biênio 2011-2012

O Blog do Anderson entrevistou o novo presidente da Câmara de Vitória da Conquista, verador Fernando Vasconcelos (PT), conhecido como Fernando Jacaré. Natural de Caetanos, no Sudoeste da Bahia, Jacaré chegou a Vitória da Conquista ainda criança e criou raizes no Conjunto Urbis VI, na Zona Sul Conquistense, onde iniciou suas atividades na militância Católica. Surgiu no mundo político na primeira campanha de Waldenor Pereira, logo se tornou um de seus principais assessores. Já na primeira campanha, em 2004, foi uma das revelações, causando surpresa em sua eleição. Reeleito em 2008, Jacaré foi lider do Governo e agora presidente do Legislativo da terceira maior cidade do Nordeste. Confira a entrevista.

Blog do Anderson: Como está sendo a experiência nesses primeiros dias na Presidência da Câmara de Vitória da Conquista?

Fernando Jacaré: Primeiro, uma honra estar conduzindo os trabalhos no Poder Legislativo Conquistense, a terceira cidade mais importante do estado da Bahia e uma das mais importantes do Nordeste, é o compromisso assumido com todos os vereadores e com a sociedade conquistense, após a nossa eleição por unanimidade, estamos agora assumindo oficialmente os trabalhos, claro, de forma humilde, mas também muito alegre por essa responsabilidade. Estamos assumindo o papel de observar todos os contratos aqui, por parte de fornecedores, acompanhando de perto e fiscalizando todas as ações que irão acontecer a partir deste momento, revendo aquilo que é importante. Estamos estabelecendo metas e prioridades também, com a equipe de funcionários e colaboradores para que possamos assim, traçar objetivos nestes próximos dois anos, objetivos concretos, que com certeza queremos fazer um diferencial nessa Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

BA: Dentre as demandas da população conquistense qual o senhor destaca como prioridade?

FJ: Nós temos vários assuntos. O aeroporto é o que toma destaque, porque em qualquer roda de conversas, eu diria que é um grande projeto para Vitória da Conquista, pois ele vai trazer desenvolvimento, mais empregos, no sentido que mais empresas virão pra cá, a facilidade de contatos e de preços com conexões com capitais do estado e Conquista, eu acho que é o grande projeto realmente é o aeroporto, não tenho dúvida disso e estamos empenhado, mas é obvio que precisamos melhorar em outros assuntos. Eu diria prioritariamente na área da saúde, é uma das pautas inclusive que vamos debater enquanto parlamentar, enquanto presidente. A nossa saúde ao longo do tempo foi ficando um pouco deficiente devido à população que se aumenta. Você tem um fluxo em Vitória da Conquista de mais de cinquenta municípios circulando aqui, não só da Região Sudoeste como também Norte de Minas. Portanto a questão da saúde eu diria que é uma área que precisa urgentemente ser reformulado e repensado. Na parte de estrutura, de educação nós estamos avançado, segurança melhorou muito, mas precisamos de mais equipamentos para os policiais. Então eu diria que o aeroporto e a saúde são os itens primordiais para o desenvolvimento da cidade e pautas principais que iremos traçar no Parlamento Conquistense.

 

BA: Como o senhor observa essa paralisação nas obras do novo presidio?

FJ: Isso é um absurdo, não se pode aceitar. Apesar de ser um defensor, apoiador do projeto vitorioso do Estado, a situação de carceragem hoje realmente é inadmissível, não aceitamos da maneira que está. O Presídio Nilton Gonçalves não suporta mais presos, e esse novo presidio que estava sendo construído e agora com essa paralisação é algo que deve ser revisto urgentemente, inclusive nós estamos agendando para os próximos dias ou para o próximo mês, uma visita a Salvador com todos os vereadores, para junto com a Secretaria de Segurança e até o Governador para saber realmente a solução cabível para essa situação, nós não podemos aceitar isso de forma alguma, queremos e vamos lutar para o retorno da construção desse presidio, o que realmente vai desafogar não só a situação de Conquista mas a Região Sudoeste também.

BA: O prefeito Guilherme Menezes tem fortalecido o Legislativo para resolver os problemas de Conquista, como por exemplo, o aeroporto e o retorno das obras do presídio?

FJ: Tem sim, o prefeito está sensível a esta situação. O Governo Municipal está trabalhando dentro daquilo que cabe nos limites prudenciais, está fazendo a sua parte, pavimentação de algumas ruas, reforma de escolas, e tem buscado sempre dialogar com a Câmara e nós vamos agora avançar ainda mais neste sentido, vamos convidar cada vez mais que o executivo debata esses assuntos, e esses assuntos tem que estarem na pauta realmente. Então nós estamos antenados e vamos fazer esse feedback realmente como Governo Municipal e melhorar ainda mais para que possamos debater a questão da segurança pública, do presidio, da saúde, educação, aeroporto. São assuntos de extrema necessidade e de pleno interesse de toda a comunidade é obvio que o prefeito também está preocupado e trabalhando nesse sentido.

BA: Salários de vereadores: como estão às negociações?

FJ: Existe uma Lei já estabelecida, tanto na esfera Federal, Estadual e Municipal, que existe o efeito chamado cascata. Portando o efeito cascata do Congresso passa para a Assembleia e da Assembleia para as Câmaras Municipais. Temos um teto aqui de sessenta por cento da Assembleia. Mas já adianto que não iremos fazer esse efeito cascata que é sessenta por cento. Iremos buscar a questão da inflação dentro de um limite possível para o orçamento da Câmara Municipal, pois nós temos prioridades nestes dois anos que é a construção do quarto andar da Câmara, a implantação no prédio histórico da Câmara, do Centro Cultural Câmara, onde nós vamos implantar o  memorial, cine Câmara, música, teatro. Vamos buscar dentro de um equilíbrio necessário para que possamos passar um aumento significativo que não comprometa a folha e não vai ser dentro do limite estabelecido, que a Lei permite, mas não vamos fazer isso.

BA: É verdade que o senhor foi procurado por grupo de vereadores pedindo que a folha de cada parlamentar fique em R$ 12 mil?

FJ: Na verdade não, é muito zum zum zum, não há ainda uma conversa objetiva por parte da Câmara, agente vai fazer uma reunião até o final de janeiro, porque isso ai é a partir de fevereiro, na segunda sessão, pois a primeira é a  mensagem do prefeito. A prioridade desse Mesa Diretora é economizar, vamos buscar todas as formas para economizar água, energia e tudo que for possível, vamos buscar parcerias com a questão ambiental, para melhorar a reduzir as despesas, que já reduzimos em alguns setores. Então nós vamos buscar também que o salário do vereador seja estabelecido nessa meta da inflação, mas ainda não há nada oficial, não nos reunimos.

BA: A TV Uesb vai mesmo transmitir a Câmara?

FJ: Na verdade o contrato feito com a gestão passada, vamos tomar conhecimento a partir de agora, temos uma reunião agendada até o final de janeiro com o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Vamos estabelecer algumas metas com a reitoria, podemos afirmar que vamos fazer uma parceria com a Universidade, não posso dizer aqui a questão da televisão, pois temos também interesse na Rádio Uesb. Mas a televisão vamos rever algumas questões, pois temos interesse, mas o que pesa é a questão financeira.

BA: Jacaré quer ferrovia em Vitória da Conquista?

FJ: Isso ai é essencial, mas infelizmente a questão técnica já foi estabelecida e debatida, e foi informado que por questões técnicas não poderá passar por aqui, mas o centro modal fica a 120 quilômetros daqui. Então, portanto, não terá tanto prejuízo, mas é claro que se passasse por aqui seria um ganho fantástico.   

BA: Quais são seus planos para 2012?

FJ: É muita precipitação nossa antecipar 2012. Nós saímos recentemente de um processo de eleições, portanto é muito cedo ainda para observar, debater qualquer questão de 2012. Agente precisa agora encaminhar as questões práticas, os compromissos assumidos enquanto parlamentares e aquilo que foi possível dentro dos compromissos junto ao Governo do Estado, aos Deputados, ao Governo Federal. Então é muito cedo para dizer de qualquer questão relacionada a 2012. É claro que agente começa a se movimentar, o projeto politico de Conquista é o que nós apoiamos dede 1997, e vamos continuar seguindo, ouvindo  todas as forças políticas que compõem esse projeto para que assim com apoio decisivo agora de deputado estadual e federal eleitos aqui por Vitória da Conquista, destacaria Zé Raimundo, Waldenor e Fabrício, e outros parlamentares da base juntos com o apoio do governador Jaques Wagner dos Senadores, Walter Pinheiro e Lídice da Mata, e também com apoio decisivo da nossa presidente Dilma Rousseff,  nós iremos continuar  trilhando o caminho do crescimento que a cidade tanto precisa, tanto almeja e hoje é essa referência que é Vitória da Conquista, claro com os grandes desafios que tem pela frente, mas uma cidade importante no cenário nacional.


Uma Resposta para “Entrevista da semana: Fernando Jacaré”

  1. MARIA EDUARDA

    COSTARIA DE SABER SOBRE OS BAIRROS O QUE SERÁ FEITO,TIPO O ASFALTO DO JUREMA ,DO BAIRRO ALEGRIA E DO BAIRRO IPANEMA E GUANABARA QUE O DESCASO NESSES BAIRROS É DEMAIS INFELIZMENTE

Os comentários estão fechados.