Uberlândia: Transporte coletivo é alvo de muitas queixas

Foto:

Transporte coletivo é usado por 190 mil usuários todos os dias, em 99 linhas de duas concessionárias

O Blog do Anderson tem recebido alguns e-mails de um leitor, onde ele afirma que Uberlândia, cidade do Triângulo Mineiro, tem o modelo do transporte coletivo ideal para Vitória da Conquista. Mas em contato com a imprensa daquele município, o que nos foi informado foi bem diferente do que está sendo pregado em Vitória da Conquista. Abaixo reproduzimos uma matéria do Correio de Uberlândia que retrata o verdadeiro sistema. “Superlotação, atrasos e ônibus sucateados ainda são as principais reclamações dos usuários do transporte coletivo em Uberlândia. Além destes problemas, eles são obrigados a enfrentar a imprudência dos motoristas no trânsito e o desrespeito destes com aqueles que aguardam nos pontos de embarque e desembarque, já que muitos não param em alguns pontos e, quando o fazem, não aguardam o usuário descer ou subir, principalmente os idosos. O comerciante Luiz Augusto de Faria Vasconcelos, de 45 anos, acredita que, no trânsito, o que prevalece é a lei do mais forte. Ele critica a imprudência e a falta de respeito dos motoristas de ônibus, que, por muitas vezes, cometem imprudências que colocam em risco a vida dos outros motoristas, pedestres e passageiros. “A maioria dos motoristas corre muito, não respeita a faixa de pedestre, não dá seta, fecha outros veículos, não respeita a preferencial, além de cometer várias outras infrações”, reclamou.”


8 Respostas para “Uberlândia: Transporte coletivo é alvo de muitas queixas”

  1. victor

    O problema do transporte publico é um dentre os tantos que assolam o País e em Vitória da Conquista, infelizmente, não poderia ser diferente.Só que alguns “profissionais” da mídia local insistem em querer restrigir o problema á cidade, apenas por interesses eleitoreiros, o que acaba prejudicando muito a cidade, ao invés de ajuda-la a melhorar e crescer.Primeiro que querer comparar Conquista com Uberlandia que tem o dobro em população e quase o triplo em PIB é, sem exagero do termo, uma “covardia”. Não que Conquista é menos cidade que Uberlandia, longe disso,apenas Uberlandia esta alguns estagios à frente de Conquista.É como comparar dois alunos de um colegio, em que um esta iniciando a 5ª serie do ensino fundamental e o outro esta no 3º ano do ensino medio.Um não é menos que o outro, apenas estão em níveis diferentes.
    Mas voltando á questão do transporte, acho que Conquista avançou muito no setor de 10 á 15 anos pra cá,porém ainda faltam alguns ajustes, que creio eu, serão sanados em breve, como um processo natural do cerscimento da cidade.Não acho que a cidade deveria ter uma terceira empresa de onibus, como vem sendo insistentemente cobrado por outro blog de cunho eleitoreiro, que todos nós sabemos qual é.Apenas deveria ser feita um replanejamnto das linhas existentes e criado algumas outras para atender a demenda de áreas da cidade hoje já densamente ocupadas.Também a imposição de metas e normativos que regulem alguns pontos, como por exemplo, a idade média da frota à circular, afim de estabelecer o tempo máximo para a renovação da frota, estabelecendo multas para cada ano extrapolado,bem como, para cada vez que um onibus quebrar causando trastorno aos usuários. Existem outras ideias a serem abordadas, mas este é um assunto muito amplo para ser abordado neste espaço. Creio que Conquista se encontra num processo irreversivel de crescimento e que, muito em breve, não só este assunto como muitos outros serão motivo de orgulho para a cidade e todo o Estado da Bahia.E VIVA CONQUISTA!

  2. Carlos Costa

    Anderson, como você, também tenho lido muitas críticas ao transporte coletivo de Uberlândia nos meios de comunicação daquela cidade. Não podemos negar que o sistema de lá é muito melhor do que o daqui de Conquista, contudo, não é esta perfeição toda. Por exemplo, os ônibus que circulam lá não estão de acordo as norma da ABNTT. Tanto lá como aqui, o transporte coletivo tem muito que melhorar
    Quanto a esta polêmica acerca da terceira empresa, Uberlândia tem mais de 600 mil habitantes e só há pouco tempo que o sistema de lá ganhou uma terceira empresa. A norma geral é que haja uma empresa para cada 200 mil habitantes.
    Cidades como Maringá, Bauru, São José do Rio Preto tem apenas uma empresa. Porque então esta discussão idiota acerca de mais uma empresa aqui em Conquista?
    O que estamos precisando é de um sistema de transporte coletivo que funcione à contento, que não fique deixando os trabalhadores na mão e bloqueando o trânsito da cidade com seus ônibus quebrados.
    Acho que nós conquistenses é que devemos formular qual é o tipo de transporte coletivo que queremos para a nossa cidade! O mais é apenas querer jogar para a platéia como muitos vereadores estão fazendo.

  3. OBSERVADOR

    É claro que não Minas Gerais não é a perfeição. Aliás, nada é perfeito. Mas que tem Uberlândia tem uma estrutura melhor que a nossa,isso tem sim. A PMVC deveria construir novos abrigos e que estes fossem confortáveis e modernos. E que as zonas norte, sul, leste e oeste contassem com terminais de boa estrutura. É claro que não podemos esquecer do estado dos veículos. Vale a discussão.

  4. Adelson

    diante da reportagem cheguei a conclusão de que o trasporte público lá deve ser igual a saúde municipal em Conquista, muita propaganda e pouca qualidade, pelo menos aqui no geral nossos motoristas não são imprudenttes. Superlotação, atrasos e ônibus sucateados também são problemas enfrentados pela população de nossa cidade, quem sabe disso é quem usa. Nossa sistema de trasporte sofreu uma significativa mudança no ano de 1999, porém foi uma mudança que não acompanhou o crescimento e as necessidades da população, posso dizer que passamos hoje pelas mesmas precariedades que passávamos antes de 1999, algo precisa ser feito o quanto antes.

  5. Murilo

    Concordo com o Vitor, interesses eleitoreiros estão levando radialistas sem escrúpulos a depreciar a imagem da nossa cidade. Aqui chega-se ao absurdo de elogiar a VCL que interfiria na politica num tempo em que referido radialista pulava de palanque em palanque.

  6. Filipe

    Concordo com o que o vitor disse… mas na minha opinião e como utilizo transporte público tb e acho que todos aqui, Conquista tem que ter uma 3ª empresa, além de reformar o terminal de ônibus da Lauro de Freitas e construir outros pontos, mais pra isso falta iniciativa da Prefeitura que acha que o transporte público de Conquista esta perfeito, tudo bem se pra eles estão, pra quem escolheu eles nas eleições passadas não está! Mais como o povo é quem decide né temos que aceitar a atual situação do transporte público.

  7. Augusto Raasch

    Inicialmente, vou na contramão do assunto, permitam-me. Percebo, pelas colocações de vários leitores que nosso radialista, ao qual se faz alusões diversas vezes aqui, é muito ouvido na cidade.Portanto, parabéns a ele. Sobre as imperfeições de Uberlândia, vale salientar que exigir perfeição em qualquer obra ou atividade humana é utopia.Além do mais, “inimigo do bom é o ótimo”, já diziam os antigos.Todavia, qualquer um que conheça o sistema de transporte coletivo de Uberlândia, seja pessoalmente, seja através de foto, verificará que o daquela cidade mineira é muito melhor do que o de cá. Ora, não vamos combatê-lo, mas copiar o que ele tem de melhor.

  8. Cidadão indignado

    E qual é a diferença do transporte coletivo de conquista co o de uberlandia? Os dois são uma porcaria essa é a verdade que a prefitura do nosso municipuio não quer admitir. E digo isso porque sou usuario do trnasporte…

Os comentários estão fechados.