Lei Cinderela é motivo de polêmica em show de rock

Foto: Rubenildo Metal

Pelo visto o Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Márcio Higino (PV), saiu bastante constrangido do show do Matanza que aconteceu na Concha do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima na noite deste domingo (17), promovido pela Suíça Baiana, fazendo parte do projeto Circuito Fora do Eixo. Indignado, o apresentador do evento, Miguel Côrtes, que é ancora do programa Som da Tribo (Rádio Clube FM), indagou ao público se eles sabiam quem foi o autor da Lei Cinderela, que regulamenta o horário de funcionamento de bares e restaurantes na cidade, como respostas gritavam o nome do prefeito Guilherme Menezes seguidos de vários palavrões e gestos difamadores. Para saber mais sobre o protesto, o Blog do Anderson conversou ao telefone com o provocador do movimento, Miguel Côrtes, que diz ser contra o Projeto de Lei em tramitação. “Sou totalmente contra. Isso é um retrocesso a democracia, Essa imposição criada pela Prefeitura de Vitória da Conquista com a conivência da Câmara de Vereadores. À Prefeitura deveria se preocupar com assuntos mais pertinentes e importantes, tais como: transporte coletivo, que está uma lastima, a  saúde pública, que está na UTI, a educação, que está um caos, e tantos outros assuntos mais importantes que a Prefeitura e a Câmara poderiam buscar meios para um imediata em tantas outras questões de causas sociais e não ficarem se preocupando com uma polêmica sem relevância a comunidade conquistense. Segurança Pública é um dever do Estado e não acredito que com o fechamento dos bares a violência seja abolida. Ficar procurando um culpado e jogar essa culpa toda no consumo de bebidas alcoólicas é procurar chifre em cabeça de cavalo ”, disparou o radialista.


6 Respostas para “Lei Cinderela é motivo de polêmica em show de rock”

  1. yuri

    Boa, Côrtes!!!

    Guilherme Menezes: Prepare-se para ver a sua popularidade ficar no chão.

    Aguardem!

  2. Dirceu Góes

    Caro Anderson,

    Vitória da Conquista possui duas Universidades públicas e quatro faculdades particulares, com diversos professores aptos a desenvolver pesquisas sociológicas que poderiam associar ou não a redução de violência na cidade ao fechamento de bares, restaurantes e shows à meia-noite. Entretanto, até agora não percebi nenhum pesquisador científico respaldando a já avacalhada “Lei Cinderela”. Some-se a isso o fato de que nem as polícias Civil e Militar nem renomados profissionais da PMVC apresentaram ou assinaram relatórios contundentes mostrando que as mortes, os furtos e os assaltos, que não são poucos, praticados em Vitória da Conquista acontecem em bares, restaurantes e shows durante a madrugada.
    Portanto, gostaria de saber quem fornece ao prefeito Guilherme Menezes subsídios para insistir com tão atabalhoado Projeto de Lei em tramitação na Câmara, que fere os costumes culturais da cidade, traz enormes prejuízos para o comércio do entretenimento e da gastronomia, além de barrar a possibilidade das pessoas pautarem suas próprias vidas se divertirem democraticamente.
    Se essa Lei for aprovada, eu só quero ver o “Festival de Inverno”, a “Expoconquista” e o “Forró do Periperi” serem encerrados à doze badaladas noturnas. Eu só quero ver os funcionários da prefeitura, acompanhados por policiais armados de metralhadoras e escopetas, fechando as portas do Bistrô, do Boca de Forno, do Costinhas, do Santa Fé, da Quina de Massu e do Art Sushi, só para citar alguns exemplos, constrangendo a população conquistense.
    Ao que me parece, a tal da “Lei Cinderela” tem tudo para se transformar na “Lei da Abóbora”. Possivelmente o seu autor poderá ficar com o sapatinho de cristal nas mãos, vagando pela madrugada em busca da donzela que ao colocar o pezinho e calçar o mimo ou vai ser responsabilizada pelas mazelas de Vitória da Conquista ou vai transformar o príncipe em sapo.
    Miguel Côrtes e a galera do rock só deram uma breve demonstração do que a rebeldia da juventude é capaz de revolucionar.
    Um grande abraço a todos.

    Dirceu Góes – Jornalista e professor do Curso de Comunicação da UESB

  3. geraldo west

    Eu quero saber é quando a ponte da Luis Eduardo vai ficar pronta!!!!!!!!!!!(isso é pra desviar a atenção do que deve ser feito)

  4. Abigail

    Dirceu tava inspirado quando escreveu o texto! O jogo de palavras e ideias ficou muito bom. E se pensarmos bem, como me disse um delegado certa vez, quando existem muitos problemas numa certa área, cria-se uma lei, é mais barato e prático que tomar atitudes realmente eficazes.
    O poder público conta com sociólogos justamente para isto: estudar a sociedade e seus problemas e eles, os sociólogos sabem muito bem quando uma ação irá resolver um problema ou apenas “tapear”.

  5. Viva Bahia!

    Esse tipo de lei é um subterfúgio dos incompetentes, e está sendo usada em todo o Brasil. Evidentemente é muito mais fácil do que fazer uma administração municipal focada no interesse coletivo. Claro, se fosse aplicado o Estatuto da Cidade, entre outros instrumentos, e criada uma cidade humanizada e includente, teríamos menos violência. Mas isso, além de dar muito trabalho, choca com interesses privados. Melhor criar o factóide. Uma lei que proibisse as pessoas de saírem de casa seria mais eficiente ainda, não? Taí a sugestão: todo mundo proibido de sair de casa à noite…

  6. Samleal

    O prefeito só colocou esta lei por que ele mora perto da Olivia Flores… E por conta disso o nenem tem que dormir cedo. Então, qualquer barulho que passe das 10 horas para ele e familia já o deixa desconfortável, e como ele tem que exercer o seu poder perante a sociedade, para quem sabe demonstrar controle sobre a população de Conquista, ele fez isso… Porém, o povo não é besta nem nada e a qualquer momento O poder que ele acha ter pode ser totalmente abalado…

Os comentários estão fechados.