E se fosse ao contrário?

Por José Nunes Neto

E se o PT fosse oposição e a oposição estivesse no governo promovendo todos esses escândalos de corrupção? O que estariam fazendo os deputados petistas em Brasília nesse exato momento? Não tenho dúvidas que estariam buscando uma forma de derrubar o Governo como fizeram com Fernando Collor em 1992.  Se compararmos o que Collor e PC Farias aprontaram, com o que Lula, Zé Dirceu, Palocci e sua trupe fizeram no Mensalão I e agora o PR no Mensalão II, os alagoanos podem ser considerados santos. Por sinal, Zé Dirceu era o líder do PT naquele período do impeachment.

Naquela época o PT e seu eterno cupincha PC do B usaram toda a máquina da UNE e dos sindicatos como massa de manobra para desestabilizar o país. Eles conseguiram através de passeatas e protestos criar um clima de apocalipse onde a população insuflada passou a pedir a cabeça dos membros da “República das Alagoas” na bandeja. Dois anos depois, em 1994, o PT ainda tentou sabotar o Plano Real, mas dessa vez não obteve sucesso. Imaginem a situação do Brasil hoje se tivesse conseguido.

Hoje a UNE se cala e os sindicatos fazem o jogo do governo em troca de patrocínios. A falsa representação que eles tem dos estudante e trabalhadores, respectivamente, perde o resto de credibilidade a partir do momento em que eles se omitem em função do interesse partidário de PT e PC do B em blindar seus próprios cargos e empregos no governo federal. O interesse pessoal fala mais alto e a população é obrigada a assistir impassível a toda essa sujeira.

A oposição não pode se deixar enganar pelo falso discurso da governabilidade como aconteceu no Mensalão I em 2005. O PT usou esse artifício para se manter no poder e obteve a anuência da oposição. Com essa liberdade o PT azeitou ainda mais a máquina de corrupção do estado e criou o mito Lula usando o fruto dessa corrupção. Governabilidade não é só simplesmente manter uma presidente no poder a qualquer custo, é algo muito mais profundo, governabilidade é ter uma presidente e toda sua equipe com credibilidade moral perante todo e qualquer cidadão brasileiro.

José Nunes Neto. Estudante de Jornalismo da Uesb.


11 Respostas para “E se fosse ao contrário?”

  1. Bruno

    Concordo em tudo que foi dito na matéria.

  2. Adelson

    1º não foi o PT quem derrubou Collor, mas sim a sociedade e a imprensa, mas ele cometeu erros? ou era tudo mentira?

    2º esse discurso de que o PT era contra o plano Real foi o que fez FHC vencer LULA em 2 eleições, mas o que se viu com o petista no poder foi exatamente o contrário, é preciso lembrar que quando FHC saiu o país passava por uma enorme recessão, desemprego, inflação(…), agora é minha vez de perguntar o que teria sido do Brasil se Luiz Inácio não tivesse sido eleito?

    3º O que mantem o PT no poder é o mesmo mecanismo que mantem o PSDB a 16 anos no governo de SP e que manteve o DEM 30 anos na BAHIA.

    4º Enquanto cidadão, eu só tenho a lamentar, porque hoje no Brasil não existe mais o que pode ser chamado de oposição, é ai é que estar o problema, a oposição que existe hoje é feita por grupos que já estiveram no poder e cometeram os mesmos erros que se ver hoje, não tendo assim moral para questionar. Passado e presente se confundem quando o assunto é corrupção, negociata de cargos(…), é uma pena que o povo ainda não aprendeu fiscalizar os seu governantes, quem sabe daqui a 500 anos.

  3. KLEBER NERY

    Caro José Nunes.

    Lendo seu simples comentário, verifico que você tem uma total aversão ao PT – Partido dos Trabalhadores.
    Critica por criticar! Nada mais!

  4. KLEBER NERY

    Caro José Nunes.

    Lendo seu simples comentário, verifico que você tem uma total aversão ao PT – Partido dos Trabalhadores.
    Critica por criticar! Nada mais! Confude alhos com bugalhos!

  5. Cássia

    Concordo com o autor do texto,o PT mudou radicalmente,enquanto era da oposição,era o partido que combatia a corrupção, a roubalheira e defendia a ética, no poder o PT combate a ética e defende a corrupção.Uma coisa é a teoria e outra é a prática, na teoria, o PT defendia os trabalhadores, na prática defende o interesse principal dos seus militantes,o enriquecimento rápido e imoral,através da corrupção desenfreada

  6. ALMIR BRANDÃO

    Boa Adelson, você falou tudo, realmente o que seria do País se Lula não tivesse sido eleito e reeleito presidente. Foi a nossa salvação!!! A prova disso tudo, é que o Brasil hoje é outro, em todos os sentidos, inclusive com reconhecimento internacional.

  7. elvio Magalhaes

    O estudante José Nunes Neto reproduz o discurso raso e tendencioso da Veja e da mídia paulista. De uma superficialidade que se aproxima da cegueira. Se tivesse a curiosidade de estudar os dados do IPEA, teria observado que a política social do governo Lula alavancou o crescimento e permitiu a distribuição de renda em nosso país, fazendo que houvesse movimentação de pessoas do nível mais baixo para estratos mais elevados. A movimentação deles superou o crescimento da economia. Essa mobilidade social ascendente não se via desde os anos 80 e foram de 13 milhões de brasileiros.
    A UNE, entidade que militei nos idos dos anos 90, período mais perverso de introdução do neoliberalismo em nosso país, de destruição do Estado Nacional, de completo descaso com educação; para desespero de conservadores como o estudante José Nunes, tem lado. O lado dos que defendem as cotas para estudantes de escolas públicas nas universidades públicas, o PROUNI, a abertura de novas universidades públicas, a retomada do ensino técnico público, a democracia, a inclusão social, a igualdade de oportunidades e um Brasil sem miséria. E isso que fez e faz os movimentos sociais como a UNE, a CONTAG, A CUT, O MST preferirem os governos democráticos e partidos comprometidos com o desenvolvimento e com a nação brasileira. É por isso que PT e “seu cumpicha PCdoB” crescem e se fortalecem cada vez mais.
    Um conselho: se quiser ser um bom jornalista é bom não ficar na superficialidade. Um bom começo é fazer uma assinatura urgente da Carta Capital.

  8. LOURO MGALHAES

    OI GENTE BOA TD BEM ,VEM POR MEIO DESSA NOTA DE E UM PEDIDO DE COLABORAÇÃO DE SUA PESSOA VAMOS SERMOS PARCEIRO DE BLOG COLOQUE O LINK DO MEU BLOG NO SEU QUE O COLOCAREI O SEU LINK NO MEU BLOG.
    É LOUROMAGALHAES.SPACEBLOG.COM.BR ou meu e-mail [email protected] tou esperando anderson vc colocar o meu nome no seu blog.

  9. Madera Demelo

    Caro José Nunes Neto, eu, enquanto professor, fico a lamentar que um estudante de jornalismo de uma universidade razoavelmente boa, possa cair em tão simples armadilha.O mensalão não foi criado pelo PT, este somente o ampliou, mas ele, o mensalão já existia desde o governmo do FHC, e muito forte em MG do senhor Aécio Neves,os índices de corrupção no governo FHC foram tantos que a Veja, e o Jornal Folha de São Paulo receberam milhões pra calar a boca, coisa que o tucanato de Sampa mantém. O que falta é oposição séria e com qualidade e sem telhado de vidro.Tá difícil.

  10. José Nunes Neto

    Adelson;

    Você se equivocou completamente, o que mantém o PT no poder é a corrupção partidária com negociação de cargos e obras.

    Kleber;

    Sua opinião é insiginificante, fique no sapatinho. Se atenha apenas aos fatos de corrupção que o PT promoveu (e promove) desde que se instalou no Planalto.

  11. José Nunes Neto

    Elvio Magalhães;

    Você é assessor de Fabrício, Fetag ou coisa parecida?

    Ou trabalha na iniciativa privada?

    De Melo;

    Tá com medo de que…? RS

Os comentários estão fechados.