Conheça a música de Alisson Menezes e a Catrupia, que revisita o folclore nordestino

Por Lívia Rangel | Ibahia Música

O trabalho do grupo Alisson Menezes e a Catrupia faz um convite à memória de uma geração que conheceu de perto o Reisado, o Bumba-meu-boi, os Côcos de embolada e ativa a curiosidade de outra geração que apenas em raros casos conhece e teve contato com essa cultura popular.  O objetivo do grupo nas apresentações é a celebração com o público que vai dos oito aos oitenta anos, ressignificando os elementos do imaginário popular, com o intuito de divulgar e garantir a permanência dessa manifestação tão importante. Não pregamos evidentemente o purismo da música, mas nos empenhamos em mostrar às gerações recentes que a nossa cultura precisa continuar viva. O grupo é composto por Alisson Menezes, Flávia Almeida, Daniela Lisboa, Isadora Oliveira e Raphael, que tocando diversos instrumentos de cordas e percussivos, emprestam ainda as suas vozes na interpretação de canções autorais e de domínio público. Contamos ainda com a participação de outros elementos brincantes como o Boi, o cuspidor de fogo e malabarista, e a véa Chica (boneca gigante) que transforma durante todo o espetáculo, o público em parte integrante do elenco, já que os elementos se misturam com a platéia durante toda a apresentação.

Alisson Menezes e a Catrupia

O grupo criado em novembro de 2008, com a proposta de trabalhar a junção dos ritmos que compõem a diversidade cultural brasileira, dando uma maior ênfase ao reisado, vem realizando diversas apresentações em significativos eventos culturais por diferentes regiões e cidades, e de forma bastante singular o grupo tem atingido seu principal objetivo, o de formar público para as culturas populares que nos referenciam.

                  


Uma Resposta para “Conheça a música de Alisson Menezes e a Catrupia, que revisita o folclore nordestino”

  1. Luiz Henrique Machado de Paula

    Quando comprei o disco de Alisson Menezes, sem conhecer o trabalho, pensei que seria mais um disco comum, a compor meu acervo. Mas ao escutá-lo (ainda no carro) me surpreendi. É de fato um disco que merece a atenção das pessoas. A qualidade é importante, o resgate cultural também, mas o disco nos transmite uma alegria ausente nos dias de hoje. Uma alegria de cantar em família, de comunhão com os amigos. Uma alegria típica das festas mais tradicionais, para comemorar uma boa safra, para louva o Criador etc. É um disco belo. Parabéns ao Alisson Menezes e sua Catrupia.

Os comentários estão fechados.