Direto da Praça

Você tem vergonha de Vitória da Conquista?

Paulo Pires

Passando ontem por uma de nossas ruas, assisti a uma cena que jamais imaginaria em nossa cidade. Um grupo de jovens (moças e rapazes) exibindo faixas publicitárias com expressões altamente depreciativas em relação ao nosso município. Bonitas, mas lamentáveis, as fotos de Meninas e Rapazes muito simpáticos, que nas fotos parecem meio acabrunhados, exibindo faixas tipo “missa encomendada” dizendo que a Terra onde moram, Vitória da Conquista, é uma Vergonha Nacional. A autoria dessa beleza publicitária deve ser de uma pessoa que está muito interessada em se “tornar alguém” em nossa Terra. Sinceramente, acho que para esse fim as pessoas não precisariam utilizar esse triste expediente.  Isso dói no Coração de quem ama essa Terra. Tudo isso motivado porque uma matéria jornalística de quinta classe, feita por uma revista que não pesquisou nada, até porque não é especializada em educação, e também porque aqui nunca esteve, os induziu a esse raciocínio baixo.

Nunca esqueço a sábia lição de um dos grandes poetas brasileiros, Olavo Bilac, em um dos seus poemas [A Pátria] onde ele exortava a nós brasileiros o seguinte: “Ama com fé e orgulho a Terra em que tu nasceste”.

            Não sabemos se voluntária ou involuntariamente, a lição de Bilac foi deturpada e a tradução [traidora] da idéia ficou assim: “Reclama com fel e Barulho a Terra em que tu cresceste”.

            No Brasil isso é velho. Temos uma inclinação natural em tentar desmerecer tudo o que outros fizeram, para nos apossarmos dos cargos que pretendemos disputar. Doutora Viviane Mosé considera disputas como algo saudável, desde que sejam feitas dentro das regras do Jogo Limpo. Também compartilho com essa idéia, mas sempre fico apreensivo sobre o árbitro que vai definir as regras do Jogo Limpo. 

            Fiquei com uma impressão horrível daquela cena. Tentei compreendê-la com a maior boa vontade, mas não consegui. Foi triste demais para mim e para os que estavam próximos ao cortejo e gostam de Conquista. À medida que o Corso passava nos olhávamos e procurávamos entender a razão daquela baixeza. Quer dizer que vivemos em uma cidade que é uma vergonha nacional? Eu mesmo me respondi: Eu não!  Eu moro em uma das 80 melhores do Brasil com muito orgulho e afirmo isso  em todos os lugares por onde ando. Onde estou, meus interlocutores ficam logo  sabendo que sou de Vitória da Conquista, e, seja no Rio, em São Paulo, em Minas e Brasil a fora, sempre concordam que Vitória da Conquista é uma das grandes [boas cidades] do Brasil. 

Mas a gente entende qual foi a finalidade daquilo. Sabemos, com perdão e tudo, que aqueles rapazes e moças compõem aquilo que outrora foi chamado de Inocentes Úteis. Eles estavam parecendo aquele sujeito que vai para as ruas EXCOMUNGANDO sua Família, sua Casa e o Alimento que lhe foi servido. Coitado desse homem.  É um Desgraçado!!!

Queridos amigos e amigas, não se deixem usar em questões que vocês não conhecem bem, até porque não tiveram acessos a elas e, por isso são matérias duvidosas. Não se coloquem à disposição da mesquinharia política, da pequenez que se encontra em certas disputas eleitorais. Há muita coisa por trás disso. Todos nós, independentemente de gostarmos ou não da cidade, precisamos fazer uma análise de conteúdo mais objetiva no sentido de buscar o que é verdade e o que não é verdade nessas questões.

É inaceitável colocar nossa Vitória da Conquista numa situação vexatória e inverídica de que somos uma Vergonha Nacional. Isso é verdade? Que motivos eu teria para me envergonhar da minha cidade? Vergonha Nacional é induzir pessoas inocentes a saírem às ruas para diminuir, depreciar, achincalhar a terra onde nasceu e o lugar onde mora. Lembrem-se do poeta Olavo Bilac. Ou então combatam o bom combate como está em Timóteo.

Não, meus queridos, Vitória da Conquista é uma Honra Nacional. É a terceira maior cidade do Nordeste Brasileiro (atrás em termos populacionais de Feira de Santana e Campina Grande) com qualidade de vida social que a coloca entre as 80 melhores do Brasil. Você tem vergonha de sua cidade? Eu não. Ao contrário. Sinto-me honrado em viver aqui, trabalhar aqui, ter amigos e familiares aqui e gozar de coisas maravilhosas que temos aqui.

Você tem vergonha de sua cidade? Sua cidade é uma vergonha nacional? Você conhece todas as Cidades Brasileiras? Meus queridos, quando lhe chamarem para depreciar sua Terra, perguntem: Por quê? Por quem?


22 Respostas para “Direto da Praça”

  1. Ex-Estudante de PP

    Muito bem PP, embora eu pense que na matéria passada você em um momento de angústia tenha se rebaixado aos maus críticos (eles não merecem citações em suas pequenas notas), desta vez defendeu Conquista, que na minha opinião é a melhor cidade pra se viver do mundo!
    Claro que tem seus ‘baixos’, mas devemos vence-los com educação e trabalho, não com manifestações anti-regionalistas (ou seriam políticas?) Nem sempre concordo com o Sr. PP, mas ao pesar seus pensamentos vejo-o com um grande Escritor Conquistense.

  2. Maria Andrade Santos

    parabéns Paulo por essa materia oportuna.
    Estou entre as conquistenses que mais se orgulha da sua cidade. Não viveria em outro lugar por nada no mundo e não será uma materia encomendada que me fará desiludir com minha cidade. Agora fico desiludida com algumas pessoas que dizem orgulhar de ser conquistese mas mesmo assim deprecia a nossa cidade todos os dias em “”programa jornalistico””.
    Com certeza Conquista joia do Sertão Baiano esperança sorridente do Brasil a ti meu orgulho soberano…
    Logo as nossos professores e crianças estarão mostrando na Provinha Brasil o quanto nos orgulhamos deles também. que Deus abençoe nossa cidade e livre-a do mal que a está rondando.

  3. GILSON SOARES

    CARO AMIGO PAULO PIRES, CERTAMENTE HÁ ALGUM INTERESSE POLÍTICO NESTA AÇÃO, AÇÃO DE MANDAR ÀS RUAS MOÇAS E RAPAZES COM FAIXAS DIZENDO QUE SOMOS UMA VERGONHA NACIONAL. MAS O IDEB É REALIZADO A CADA DOIS ANOS. E LÁ ESTÁ O NOSSO EM 2007 3.8, E EM 2009 2.8, VEJA NO SITE DO INEP. A NOSSA EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL ESTÁ UM FRACASSO E NÃO ADIANTA ESCONDERMOS O SOL COM UMA PENEIRA.

    ABRAÇOS DO AMIGO.

  4. Emilson Piau

    Caro Paulo Pires,

    Belíssimo comentário.

  5. Danton

    Talvez a forma como foi conduzida a manifestação tenha sido equivocada, mas da mesma forma como comentei em seu texto anterior, volto a dizer: os dados da revista são oficiais, não foram manipulados ou deturpados para criticar o Governo Municipal. Além do mais, quando a cidade é duramente criticada a matéria é de “quinta classe”, mas se for pra falar bem na mesma revista, vale até menção no site oficial da Prefeitura, http://www.pmvc.com.br/v1/noticia/4879/Vitoria-da-Conquista-e-destaque-na-Revista-Veja.html, ou já esqueceram dessa matéria no ano passado?

    Dois pesos, duas medidas?

  6. Bárbara

    Concordo com vc. Também achei esse movimento muito suspeito. Alunos de blusa e tudo…Ultimamente alunos tem aparecido demaiss em “protestos” pelas ruas. Defendo o movimento estudantil. Acho válido, quando sério. Mas em ano pré eleitoral…tem que se desconfiar de TUDO, principalmente dessas manifestações. Isso é hora de alunos estarem em sala de aula pra concluírem o ano letivo com louvor. E hora dos professores, conscientes, discutirem essa matéria com seus alunos…falar-lhes sobre as “segundas intenções” que todo texto traz. Não quero dizer que nossa educação básica está uma maravilha, temos problemas, muitos deles, sendo já resolvidos, outros ainda por resolver. Mas é um absurdo, pessoas, em pleno século XXI, lerem uma matéria de revista e se deixarem convencer por ela sem ao menos investigarem o que realmente está acontecendo. CARECEMOS urgente de exercitar nossa leitura crítica. CARECEMOS urgente de mais amor por nossa terra e de defender o nosso lugar!

  7. Ildemario Souza Magiano

    Meu caro professor Paulo Pires, a quem muito admiro e agradeço os ensinamentdos, mas cá pra nós querido professor, mesmo com toda a erudição que lhe apraz, mas já demonstrando um ranço de futuro candidato a vereador, o que lhe traz uma desenventura enorme,fico surpreso em não ver mais em seus escritos uma isenção e simplesmente “um olhar intelectual” e horrorizo-me em ve-lo como “moleque de recado” da atual gestão municipal. Considerando esse vosso artigo e a partir da pendenga que o levou a escreve-lo, pergunto: o senhor de fato

  8. NILTON PEREIRA BARROSO.

    PARABÉNS, ACHO E TENHO CERTEZA QUE VOCE ESTÁ CERTO NAS SUAS COLOCAÇÕES, POIS TUDO ISSO É INTERESSE DE ALGUEM QUE QUER TIRAR PROVEITO NAS CAMPANHAS POLITICAS VINDOURAS, MAS NÃO VAMOS MEDIR A INTELIGENCIA DE UM GRANDE MUNICIPIO COMO O NOSSO COM MAIS DE 140 ESCOLAS MUNICIPAIS, A PESQUISA DE UM ALUNO QUE TEM PROBLEMAS, TER 12 ANOS E NÃO SABER CORES, ISTO E UM CASO QUE INDIVIDUAL QUE ESTA CRIANÇA PRECISA NÃO SÓ DE ESCOLA COMO TAMBEM DE UM PISICOLOGO, E NÃO TENTAR QUEIMAR UMA IMAGEM DE VITÓRIA DA CONQUISTA POR UMA MINORIA.

    PARABENS PAULO PIRES PELA SUA COLOCAÇÃO A RESPEITO. PRECISAMOS DE GENTE DO SEU TIPO, QUE SABE VER AS COISAS REALMENTE COMO SÃO.

  9. Ildemario Souza Magiano

    Como sempre o meu amigo e estimado professor Paulo Pires nos brinda com mais uma bela análise. Mas essa me surpreende pelo fato nela o professor já mostrar sua face de candidato à vereador atrelado, deixando de lado a sua isenção e o seu olhar de intelectual, para demonstrar um certo ranço de pavor a quem se manifestar contra a gestão atual. Professor no tocante ao amor barrista concordo com o senhor e creio que devemos exaltar nossa cidade, mas cá prá nós: o senhor crê que essa administração tem um projeto pra educação. Se de fato o senhor crê, como o senhor avalia o ganho da professora Geane, com diferença esmagadora, às eleições do SIMMP, mostrando o quanto os professores veem de péssima qualidade esse projeto? Por que ao perpassar uma defesa da administração municipal, o senhor não escreve sobre a ruindade de nossa educação, enquanto processo de aprendizagem, em todos os niveis: federal,estadual e municipal, sem uma visão defensiva, mas a partir da ótica real? Assim agindo professor, creio que o senhor será mais ,honesto, mais do que tentar ser escudo pra a administração. Pense nisso.

  10. Gil

    Parabéns professor. Conquista é muito maior do que as pretenções politicas de quem quer que seja.Neste caso eu sei exatamente a qiem interessa essa depreciação.

  11. PROF. KLEBER NERY

    Paulo Pires.

    A reportagem abaixo editada no Blog do Anderson, esclarece esse seu comentário.

    Modelos são pagos para protestarem contra PMVC
    PostDateIcon 7/nov/2011 . 18:20 | Autor: Anderson Oliveira

    Foto: Rodrigo Ferraz

    A manifestação que aconteceu no terminal da Avenida Lauro de Freitas, em Vitória da Conquista, na manhã desse sábado (5), em alusão a reportagem da revista Veja que destacou o município como a pior cidade brasileira em educação básica e a segunda em mortalidade infantil, teria sido organizada por um político bastante conhecido e opositor ao prefeito Guilherme Menezes, informou um leitor em contato com o Blog do Anderson. Uma das supostas ‘manifestantes’ confirmou a informação ao Blog do Anderson. “Não sei para quem foi que fez o contrato, mas eu recebi R$ 30 por uma hora”, disse uma das personagens. Se a galera da Revolta do Buzu descobrir o ‘barão’, haja dinheiro para levar tanta gente para as ruas conquistenses.

  12. EDIVALDO FERREIRA

    Lamento,mas meu amigo Paulo Pires vem se revelnado como um escudeiro do Sr. Menezes, cada vez menos estou apreciando seus comentários. Pelo conhecimento que tenho dele não tem necessidade de prestar-se a esse triste papel. Lamentável,meu caro.

  13. PAULO PIRES

    Caro amigo Edvaldo Ferreira

    Antes de mais nada, alegria e honra em poder dialogar com você, companheiro de adolescência e juventude naqueles idos dos anos de 1960, e amigo até hoje, mesmo com algumas discordâncias.

    Diria ao amigo que não estou me prestando ao papel de defender doutor Guilherme Menezes, porque a Sociedade Conquistense pelos votos que todo ano confere a ele, sabe que nosso Prefeito não precisa de centuriões.

    Minha resposta a você, meu caro Edvaldo, tem como objetivo lembrar que a Câmara de Vereadores desta Cidade há alguns anos me concedeu o Título de Cidadão Conquistense.

    Como tal, não posso nem poderia deixar que ninguém, daqui ou de fora, tente achincalhar o nome de uma Cidade que me reconheceu como seu Cidadão.

    Cabe uma pergunta: Que Cidadão seria esse se não defendesse o nome da Cidade que lhe reconheceu como digno dela?

    O Embate Politico a Peleja Eleitoral podem ser conduzidos em outros termos.

    Aprendi, meu amigo, que o lugar onde vivemos, as pessoas que amamos, a água que bebemos e a comida que ingerimos são coisas sagradas. Devemos sempre pedir a Deus pelas bênçãos que recebemos quando partilhamos dos seus usos.

    Deus jamais me perdoaria se eu ficasse falando mal da cidade, do lugar onde vivo.

    A Política, o amigo sabe disso, é uma arte que nos ajuda a implementar os encaminhamentos para o Processo Civilizatório.

    As Democracias são regimes que aceitam a disputa pelo voto popular, ou seja, pela escolha livre dos Cidadãos. Quando não existe Democracia os processos políticos se processam por Golpes Revolucionários e Atos Terroristas e isso a História já comprovou diversas vezes que nunca foram bons para a Humanidade.

    Dizer que nossa Cidade NÃO é uma VERGONHA NACIONAL não é defender o Prefeito atual ou os Prefeitos anteriores (todos também grandes cidadãos e merecedores dos maiores elogios).

    Dizer que nossa Cidade é uma VERGONHA NACIONAL, não contribui em nada para o seu Processo Construtivo. Isso é destrutivo, recriminável, inaceitável.

    A Cidade não precisa de Coveiros.

    Precisamos de Construtores. Você mesmo, durante muito tempo contribuiu como Vereador e continua contribuindo como Profissional do Direito para que nosso Município esteja entre as 80 cidades mais importantes do País.

    Não é justo que uma pendenga política, um desejo de tomada de poder, nos leve a cuspir no prato que comemos. Isso é feio, inominável. Demasiadamente feio.

    Vitória da Conquista nunca foi uma vergonha para o nosso País. Ao contrário: Nossa Cidade é uma Honra Nacional. Todos que aqui chegam ficam impressionados com o nosso comércio, nossas artes, nossas manifestações populares e principalmente com o conjunto de pessoas que compõe nossa Sociedade.

    Temos uma das melhores amostras sociais em termos de cultura, compleição física, hábitos alimentares, história humana e um número gigantesco de modelos e dados que enriquecem nossa antropologia, etnologia e etnografia. Como é que uma Cidade dessas é uma Vergonha?

    Veja quantos artistas nacionais e internacionas já produzimos. Veja o estilo dos nossos jovens e a história dos nossos antecedentes.

    Não, meu caro Edvaldo, não devemos aceitar jamais que as intenções do poder passeiem com figura pagas pelas nossas ruas dizendo que nossa Cidade é uma vergonha.

    A única coisa vergonhosa a nos entristecer é saber e identificar que alguns do nosso meio estão querendo levar para os subterrâneos da Política o nome honrado, destacado de nossa Aldeia. Como bons mongoiós, devemos resistir.

    Para concluir diria que, com muita e como cidadão desta cidade, me insurgirei contra estes até o último dia em que estiver vivo aqui.

    Sou conquistense de coração e não aceito isso passivamente. Lembro ao amigo que assim farei em qualquer Governo, em qualquer tempo e sob as condições mais adversas.

    Cordial abraço do velho amigo

    Paulo Pires

  14. Larissa

    Paulo, sempre leio suas reflexões e assino embaixo da sua belíssima redação. Devemos ser gratos a todos aqueles que fizeream da nossa cidade um excelente lugar para viver.
    Grande abraço

  15. PAULO PIRES

    Caro amigo Edvaldo Ferreira

    Antes de qualquer coisa, alegria e honra em poder dialogar com você, companheiro de adolescência e juventude naqueles idos dos anos de 1960, amigo até hoje, mesmo com algumas discordâncias.

    Diria a você que não estou me prestando ao papel de defender doutor Guilherme Menezes, porque a Sociedade Conquistense pelos votos que confere a ele todo ano, faz isso por mim e por quem desejaria fazê-lo pessoalmente.

    Minha resposta a você, meu caro Edvaldo, tem como objetivo lembrar que a Câmara de Vereadores desta Cidade há alguns anos me concedeu o Título de Cidadão Conquistense. Como tal, não posso nem poderia deixar que ninguém, daqui ou de fora, tente achincalhar o nome de uma Cidade que me reconheceu como seu Cidadão.

    Cabe uma pergunta: Que Cidadão seria eu se não defendesse o nome da Cidade que me reconheceu como digno dela? O Embate Político a Peleja Eleitoral podem ser conduzidos em outros termos.

    Aprendi meu amigo, que o lugar onde vivemos, as pessoas que amamos, a água que bebemos e a comida que ingerimos são coisas sagradas. Devemos sempre pedir a Deus pelas bênçãos que recebemos quando partilhamos dos seus usos.

    Deus jamais me perdoaria se eu ficasse falando MAL da cidade e/ou do lugar onde vivo e me abriga.

    A Política, o amigo sabe disso, é uma arte que nos ajuda programar os encaminhamentos para o Processo Civilizatório.

    As Democracias são regimes que aceitam a disputa pelo voto popular, ou seja, os políticos são guindados aos seus postos pela escolha livre dos Cidadãos. Quando não existe Democracia os processos políticos se desenvolvem por Golpes Revolucionários e Atos Terroristas e isso a História comprovou diversas vezes que raramente foram bons para a Humanidade.

    Dizer que nossa Cidade é uma VERGONHA NACIONAL não é defender o Prefeito atual ou os Prefeitos anteriores (todos também grandes cidadãos e merecedores dos maiores elogios).

    Insistir que nossa Cidade é uma VERGONHA NACIONAL, não acrescenta nada ao seu Processo Construtivo. Isso é destrutivo, recriminável, inaceitável. A Cidade não precisa de mais Coveiros.

    Precisamos de Construtores. Você mesmo, durante muito tempo contribuiu como Vereador e continua somando muito como Profissional do Direito colocando nosso Município entre as 80 cidades mais importantes do País.

    Não é justo que uma pendenga política, um desejo de tomada de poder, nos leve a cuspir no prato que comemos. Isso é feio, inominável. Demasiadamente feio.

    Vitória da Conquista nunca foi uma vergonha para o nosso País. Ao contrário: Nossa Cidade é uma Honra Nacional. Todos que aqui chegam ficam impressionados com o nosso comércio, nossas artes, nossas manifestações populares e principalmente com o conjunto de pessoas que compõem nossa sociedade. Temos uma das melhores amostras sociais em termos de cultura, compleição física, hábitos alimentares, história humana e um número gigantesco de modelos e dados que enriquecem nossa antropologia, etnologia e etnografia. Como é que uma Cidade dessas é uma Vergonha?

    Veja quantos artistas nacionais e internacionais já produzimos. Veja o estilo dos nossos jovens e a história dos nossos antepassados.

    Não devemos aceitar jamais que as intenções do poder passeiem com figuras pagas pelas nossas ruas dizendo que nossa Cidade é uma vergonha. A única coisa vergonhosa a nos entristecer é identificar que alguns que pertencem ao nosso meio estão querendo levar para os subterrâneos da Política o nome honrado, pleonasticamente honrado, sempre destacado de nossa Aldeia.
    Como bons mongoiós, devemos resistir e não devemos nos deixar enganar. Hoje mais experientes, não seremos enganados com banquetes ou esganados após o festim, como Teodorico fez com Odoacro.

    Para concluir diria que, com toda a honra de cidadão desta cidade, me insurgirei contra todos que se pronunciarem atacando nosso município, até o último dia em que estiver vivo. Conquista está para mim, como está para todos que a amam, no mesmo nível de relacionamento sentimental que Camelot estava para Lancelot.

    Sou conquistense de coração e não aceito que agridam nossa cidade sem o revide necessário. Lembro ao amigo que assim o farei em qualquer Governo, em qualquer tempo e sob as condições mais adversas.

    Saudações cordiais do velho amigo

    Paulo Pires

  16. GILSON SOARES

    AMIGO PAULO, IDEB 2007 = 3.8; IDEB 2009 = 2.8. A QUESTÃO NÃO É MUDAR O FOCO DA DISCUSSÃO SOBRE QUEM FAZ OU DEIXA DE FAZER CAMPANHA. ESTE PROBLEMA DA NOSSA FRACASSADA EDUCAÇÃO MUNICIPAL SERÁ RESOLVIDO, POIS O PREFEITO GUILHERME TEM CAPACIDADE E VONTADE POLÍTICA PARA FAZÊ-LO. COMO PROFESSOR A MINHA PREOCUPAÇÃO NÃO É, E NEM PODERIA, CONFUNDIR AS PESSOAS SOBRE O USO DA MATÉRIA SOBRE OS DADOS DO INEP. A REVISTA NÃO ALTEROU NENHUM DADO, QUALQUER UM PODE ACESSAR AS INFORMÇÕES NO SITE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS(INEP). O QUE DEVEMOS FAZER, NESTE MOMENTO TÃO TRISTE DE OBSCURANTISMO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO, É ACEITAR ESTA REALIDADE E, JUNTOS, UNIRMOS FORÇAS PARA TENTAR MUDAR ESTA TÃO ESCABROSA REALIDADE. OU IREMOS TODOS PARA A SELVA ESCURA DA IGNORÂNCIA, E NESTA SELVA NÃO TEREMOS NENHUM VIRGÍLIO PARA NOS SOCORRER.

    “— Oh! Virgílio, tu és aquela fonte
    Donde em rio caudal brota a eloqüência?”
    Falei, curvando vergonhoso a fronte. —

    “Ó dos poetas lustre, honra, eminência!
    Valham-me o longo estudo, o amor profundo
    Com que em teu livro procurei ciência!

    “És meu mestre, o modelo sem segundo;
    Unicamente és tu que hás-me ensinado;
    O belo estilo que honra-me no mundo.

    ABRAÇOS FRATERNAIS.
    GILSON SOARES.

  17. galvão

    Não é porque o PT já trabalhou em nossa cidade que não deixaremos também de falarmos o que acontece de errado, os partidarios do PT nunca enchergam erros nenhum, pode conquista acabar, que eles vão falar bem. Vcs tem que ver que este prefeito que está ai já se acomodou e acha que é o dono de Conquista e voces concorcodam com ele, mas o povo de Conquista não é besta não, a prova disto foi nas eleiçõers p/ deputado, que se dependesse na nossa cidade só 1(UM) seria eleito, e este é o jornalista que defende Conquista contra as coisas erradas como, saúde, transporte e educação, que constatemente seus profissionais estão fazendo greves, isto sem falar que Serra deu uma verdadeira surra em Dilma do Pt, será que foi porque o prefeito estava fazendo uma boa administração?Parabéns Vitoria da Conquista pelo seu aniversário. Do jeito que a cidade está indo os nº não mentem É UM VERDADEIRO 1 7 1.

  18. Marília Palles

    Professor Paulo Pires,

    Parabéns pela matéria!

  19. Arilano Castro Gomes

    Professor Paulo com certeza se fosse uma matéria de mimo à PMVC, o senhor escreveria elogio à VEJA? Valorizo e assumo sua defesa de nossa querida Vitória da Conquista – concordo com os que acham ser aqui um dos melhores lugares do mundo para se morar -, agora defender à exaustão a PMVC é covardia, pois ela de fato nos abandonou no tocante aos serviços necessários à população, seja educação, segurança saúde – espero que o senhor não creia ser viável o projeto de privatização do Esaú Matos- ou que se faz necessário para as necessidades básicas dos cidadãos e cidadãs. É claro que a PMVC deve questionar a VEJA e melhor ainda quando ela tem escudeiro assim como o senhor, pois mexe com a nossa sensibilidade. Agora deixando de lado todo o onirico que envolve essa questão, creio que antes do senhor fazer essa reflexão, não só embasada nas lindas modelos que foram à rua expor as ruindades, pudesse ter um bom senso de visitar todas as escolas municipais, ouvindo professores, pais e alunos, longe da fiscalização da PMVC e ai sim o senhor poderia ver que boa parte da matéria da VEJA tem fundos de razão e não as explicações dadas pelo secretário Coriolano, o qual é claro tem que fazer de tudo para defender seu cargo e expor fatos distorcidos da educação conquistense. Sem sombra de dúvida meu caro professor se o senhor tivesse esse bom senso sua reflexão seria outra. Deixe de só andar de carrão e ficar na tutela da PMVC, venha às esquinas das ruas onde existam escolas e apreciem os testemunhos de quem realmente fazem parte de suas vivência e ai sim o senhor poderia ver o quanto esse governo mente. Fui um dos professores que votou na professora Geane, mesmo discordando dela, pois sou petista, agora não poderia ficar somente esperando que esse governo nos mantenha com suas propagadas enganosas. De fato a educação em Conquista é muito ruim, ressalto também no tocante ao governo estadual,pois sou seu aluno da UESB e vejo como anda a decadência nessa instituição, o senhor nega? O senhor tem tino próprio e grande sabedoria, creio que não seja pertinente, para se eleger vereador, ficar somente na defesa desse governo, mas professor seja mais você e não desperdice seus conhecimentos para fazer prosopopeia de uma administração que nada valoriza sua educação.

  20. Rubens

    O que mais me espanta, mesmo que o IDEB estivesse errado, qual nota o nosso ilustre PP daria as escolas de nosso município? Toda essa bravata, dizendo que conquista não merece, que temos que lutar por nossa cidade, honrar e defender nosso município. Ora, devemos estar sempre inconformados com a perfeição, pois esta nos leva a mediocridade. O Brasil em si é uma vergonha, dizer que tivemos crescimento ao longo dos últimos 16 anos, sendo estes, 08 FHC e 08 Lula é salutar, mas ainda temos muito que fazer e principalmente na educação, onde são os pilares de todo a formação e desenvolvimento humano. Achar que índices de 6,8 nas melhores escolas é um excelente resultado, engana-se, nossos melhores alunos não sabem entender conceitos básicos de matemática, nem interpretar texto no mais primário português, comparando a crianças da mesma faixa etária da índia. Vejo pessoas intelectuais, se digladiando com discursos robustos e referenciados com grandes autores literários, onde na verdade, deveriam contribuir para colocar o nosso país em patamares muito maior que os 6,8 celebrados por tantos, se querem mesmo ter orgulho ainda mais de conquista, olhem além do horizonte, pois por enquanto só vejo mato mesmo..

  21. Arnaldo Ferreira

    Não Professor Paulo Pires, eu não tenho vergonha da nossa cidade. Que possui um clima maravilhoso, que tem em seus filhos um povo ordeiro e trabalhador, que sabe receber muito bem quem nos visita, que conta com um empresariado dinâmico e de uma visão extraordinária.
    Tenho vergonha sim… de uma administração inoperante e acomodada que não privilegia a educação a saúde a cultura e os desportos. Uma administração que acabou com a nossa festa maior, a micareta, um governo que irresponsavelmente persegue donos de bares e restaurantes, que deixa as principais ruas da cidade sem pavimentação e às escuras.
    Enfim uma cidade que não valoriza os seus ilustres filhos (veja o exemplo do monumento ao grande Gláuber Rocha – até hoje inacabado).
    Não vejo nenhuma necessidade do ilustre professor defender esse pessoal, já que é uma pessoa letrada, viajada, inteligente e sobretudo independente. Uma das melhores cabeças de Conquista. Uma pessoa que tem um circulo de amizades extenso, e que sem sombra de dúvidas tem tudo e merece ser um dos nossos representantes na câmara municipal. Vai ter o meu voto, e, sendo eleito será um grande e especial representante do povo conquistense, porque conhece e ama a nossa cidade. Tenho certeza absoluta que a cidade só tem a ganhar com isso.
    Peço desculpas ao Professor se me alonguei um pouco no comentário.

    Um forte abraço do amigo,

    Arnaldo Ferreira

    PS. Votei no atual mandatário em sua primeira estão, contudo….

  22. EDIVALDO FERREIRA

    Em resumo respondo ao velho amigo :
    Nunca advoguei o derrotismo, o revanchismo e o pessimismo. Nós estamos construindo a nossa Conquista. O Dr. G. Menezes não é dono da verdade absoluta. Razão pela qual a matéria de VEJA retrata umarealidade atual pela qual passa nossa educação. O correto não é, segundo meu entendimento, procurar confundir a opinião pública, e sim enxergar-se, corrigir-se e não repetir esses erros que nos envergonha.
    Caro amigo, acredito que o meu comentário,por certo o levará a uma reflexão de agora por diante. Duvido que alguém o admira mais que eu. Portanto, sei muito bem que é você, e por fim, vou confessar uma coisa: Sinto saudades das cronicas editadas na Academia do Papo. Um forte abraço e juízo !

Os comentários estão fechados.