Embasa anuncia racionamento em Conquista

Fotos: Blog do Anderson

Os gerentes da Empresa Baiana de Água e Saneamento Básico (EMBASA),  José Olímpio (Gerência Regional) e Álvaro Aguiar (Gerência Local) apresentaram à imprensa na manhã desta segunda-feira (11), o novo calendário do racionamento de água que entra em vigor no próximo dia 18 de março sem previsão de término. Atualmente as duas barragens seguem sofrendo baixas diárias por conta da estiagem. No momento a barragem de Água Fria I detém a quantidade armazenada de 103mil/m³, o que representa 58% de sua capacidade total de177 mil/m³. Já Água Fria II está com 4.592 milhões/m³, ou seja, 71% de sua capacidade máxima que é de 6,458 milhões/m³.

Desde outubro do ano passado quando o período chuvoso se avizinhava, a Embasa aumentou o volume de água distribuída pelo Sistema de Abastecimento sem, no entanto, suspender integralmente o racionamento iniciado em maio. Entretanto, como as chuvas esperadas neste início de ano ocorreram em quantidade insuficiente para a recuperação dos níveis dos reservatórios e a vazão dos rios Monos e Água Fria continua reduzindo o volume acumulado nas barragens só aumentou em 1,300 milhão/m³ de água. O calendário chega às residências do decorrer desta semana. Os diretores regionais da Embasa, José Olímpio (Gerência Regional) e Álvaro Aguiar (Gerência Local) explicaram como irá funcionar o Sistema de Abastecimento da cidade a partir da próxima semana.


8 Respostas para “Embasa anuncia racionamento em Conquista”

  1. reinaldo

    Já Água Fria II está com 6, 458 milhões/m³, ou seja, 71% de sua capacidade máxima que é de 6,458 milhões/m³.
    por favor explique melhor, não conseguir entender a capacidade máxima de água fria II.se ela está com 6,458 milhões de metros cúbicos então tem 100% de sua capacidade e não 71%. obrigado

  2. Edson Grilo

    O que a Embasa ainda não explicou é a total falta de investimentos nas nascentes e rios que abastecem estas barragens. Não se preocupa com o assoreamento e a sua respectivas dragagens para aumentar o volume de águas, não promove o replantio das matas ciliares e nem monitora as nascentes, que são vandalizadas por fazendeiros. Enquanto tem água sobrando, a Embasa segue empurrando com a barriga, mas quando vem os períodos de estiagem fica falando pelos cotovelos e não conseguem dominar a situação. Combater o assoreamento, proteger e revitalizar as nascentes, evitar os desperdícios, promover o reflorestamento ciliar poderiam ser ações indispensáveis para diminuir ou, até evitar, estes tão famigerados racionamentos, mas para outras coisas, a Embasa possui dinheiro para investir…
    Em Barra do Choça, que detém mais de 90% das águas enviadas a Vitória da Conquista, Planalto e outras localidades, estamos bebendo água salobra e de tratamento suspeito de não não ser o ideal, mas estas discussões só afloram em períodos de escassez.

  3. Conquistense

    Meu caro Grilo vá cantar lá no mato. Desde quando Barra do Choça “detém mais de 90% das águas enviadas para Conquista”?? Barra do Choça é dona da água por acaso? Os rios pertencem ao Estado e à União não aos municípios. Se exploda com seu bairrismo para lá. Sabemos bem a quem interessa esse discurso. Quanto à Embasa, ela faz o que pode. Não compete a ela fiscalizar, mas sim ao governo através dos órgãos competentes, tal qual o Inema.

  4. lucia

    Ainda bem que não vai faltar agua nos finais de semana,pelo ao menos isso,nossa como é terrivel pra gente que trabalaha a semana inteira como eu,e so tem sabado a tarde e o domingo pra por as coisas em ordem sem agua,e claro que 100% satisfeita nao fiquei,mas pra mim foi uma noticia muito boa o fato de ter agua nos finais de semana.

  5. ALINE OLIVEIRA SANTOS

    COMO A EMBASA COMESA UM RACIONAMENTO E Ñ DISTRIBUIO CALENDARIO P/OS MORADORES DE CONQUISTA …PELO MENOS NO BAIRRO Q EU MORO TDS FOI PEGO DE SURPRESA ,INCLUSIVE EU…

  6. Paulo Ferreira

    Concordo com a Aline. Antes de começar o racionamento a Embasa deveria divulgar o calendário para que não fossemos pegos de surpresa. Tb estou sem água.

  7. anonimo

    Cade o calendário de abastecimento ???

  8. Vera

    Precisamos saber os dias do racionamento de água que já começou; calendário urgente!

Os comentários estão fechados.