IBR Hospital realiza Simpósio de Emergências Neurológicas em Conquista

Os problemas neurológicos são uma realidade em extensão mundial e é a falta de conhecimento acerca desses males que acarreta os maiores problemas. Um exemplo da abrangência dos problemas neurológicos é o Acidente Vascular Cerebral (AVC), cujas estatísticas apontam que, a cada seis pessoas, uma será vitima da doença, e, a cada seis segundos, uma dessas vítimas morre, segundo a Organização Mundial de Acidente Vascular Cerebral (WSO, na sigla em Inglês).  As cefaleias, como são conhecidas as dores de cabeça, é outro dos males neurológicos que afeta muita gente. De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia, 93% da população teve ou terá dores de cabeça em alguma época da vida. Desse total, 31% precisaria de tratamento médico específico, por conta da incapacidade gerada durante as crises, que também afetam a qualidade de vida e os relacionamentos das pessoas.

Outro caso é a epilepsia, que afeta quase 2% da população, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora a incidência não seja tão expressiva, em comparação com outras doenças, as crises são mais assustadoras e deixam em pânico quem presencia. Ainda de acordo com a OMS, a doença pode ser tratada em 70% dos casos, e a maioria não recebe os cuidados adequados.

Para discutir sobre essas e outras temáticas ligadas aos casos críticos de atendimento neurológico, acontece, no dia 15 de março, sexta-feira, o I Simpósio de Emergências Neurológicas, promovido pelo IBR Hospital. O evento será realizado no auditório do Colégio Modelo, das 14 às 18h, voltado para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e estudantes de nível superior das áreas citadas.

O Simpósio contará com a presença de renomados profissionais da área, que também compõem o núcleo de Neurologia do IBR Hospital, como a Dra. Lorena Bochenek, membro da Academia Brasileira de Neurologia; Dr. Nizael Figueiredo Bernardo, mestre em Biotecnologia e Medicina Investigativa pela Fiocruz e membro das sociedades Internacional e Brasileira de Cefaleia; Dr. Luiz Rogério Sena Pereira, integrante da Fundação de Neurologia e Neurocirurgia; Dr. Frederico Figueirôa, coordenador da Neurologia Clínica do IBR Neuro e mestre em Medicina Interna com foco em Neurologia; Dra. Fabiana Hidalgo, membro da Academia Brasileira de Neurocirurgia; Dr. Juliano Correia, neurocirurgião da Brigada Paraquedista do Exército; e Dr. Mauro Brito Brandão, médico radiologista da Academia Brasileira de Radiologia.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço www.ibrhospital.com.br e toda a programação está disponível aqui.

IBR Neuro

O IBR Neuro é o mais novo núcleo do IBR Hospital. O complexo já surge com um serviço completo e duas importantes especialidades: Neurologia Clínica e Neurocirurgia.

A Neurologia Clínica é responsável pelas urgências e exames clínicos, funcionando de segunda a sábado, com plantão 24 horas. Já a Neurocirurgia responde pelos procedimentos cirúrgicos, muitos deles feitos com a Hemodinâmica em Sala Híbrida. Com atendimento 24 horas, o serviço realiza cirurgias de traumatismo, coluna e tumores, estereotáxica, percutânea e de radiofrequência.

Além disso, o IBR Neuro traz ainda o Doppler Transcraniano, um exame de pesquisa, monitoramento, controle e diagnóstico de doenças neurológicas.

Todos os profissionais do IBR Neuro são exclusivos e a equipe está composta por neuroclínicos, neurocirurgiões, neurofisiologistas e neuropediatras, além de contar com o suporte de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e cardiologistas.


Uma Resposta para “IBR Hospital realiza Simpósio de Emergências Neurológicas em Conquista”

  1. wanderley rocha

    Mais um motivo para estender meus elogios ao IBR, hoje considerado referencia na Bahia e recomendação por varios outros estados, tenho por ali acompanhado meu pai, (BOAVENTURA FERREIRA)que hoje ao lado dele somos testemunhas das intervenções cirurgica a atendimentos nas emergências prestados a ele , assim como vários outros pascientes que ali passam.
    Conquista do futuro, Ibr investindo na saúde,cada vez mais.

Os comentários estão fechados.