Vendaval derruba casas em Conquista

Fotos: Blog do Anderson

Depois de quatro meses de estiagem choveu forte no povoado de Cabeceira da Jiboia, em Vitória da Conquista. O vendaval derrubou árvores, paredes e desabou telhados. Pelo menos onze casas foram destruídas. Em relatos ao Blog do Anderson na manhã deste sábado (30), moradores disseram que por cerca de uma hora o que se escutavam eram gritos e pedidos de socorro devido ao vento aliado a chuva de granizo.

“Aqui parecia que o mundo estava acabando. A gente só pensava na morte. Só pensava que no dia não ia amanhecer ninguém. Parecia que era um furacão”, comentou a moradora Izabel Cristina que teve parte da cobertura de sua residência desabada. Cristina criticou a ausência dos poderes públicos em auxilio a recuperação, tendo em vista que a Defesa Civil esteve no local, mas segundo ela, “só olhou e não deu nenhuma posição”.

Segundo o vereador Luciano Gomes (PR), segundo vice-presidente do Legislativo Conquistense que mora na localidade, o coordenador da Defesa Civil e presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Rivaldo Gusmão, fez uma ligação para o prefeito Guilherme Menezes, e de Brasília comentou sobre o assunto. “Desejou a todos boa sorte e ficou feliz por não ter nenhuma vitima. Ele está chegando de viagem no próximo domingo e acredito que ele deve está vindo aqui para ver as famílias e o que aconteceu de fato na comunidade”, disse Gomes.  

“As pessoas aqui não tem muito que se queixar, pois quem tinha uma casa e ficou sem, inclusivo o meu pai cedeu uma casa para uma das pessoas que ficou sem moradia. Cada um fez a sua parte e a Defesa Civil veio e fez o levantamento de todas as casas, dos prejuízos e trouxe engenheiros, visitou todas as famílias e ai aguardar o prefeito para saber se teremos condições de ter alguma ajuda para essas comunidades ou não”, defendeu o parlamentar as reclamações disparadas por cidadãos por conta da ausência da Administração Municipal. A estrada permanece parcialmente bloqueada após a queda de árvores. O Blog do Anderson não conseguiu contato com a Defesa Civil. Os assessores do vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), Antônio Sena e Luiz Augusto, também lançaram solidariedade e apoio para as famílias afetadas pela fenômeno.  Ninguém ficou ferido.


Os comentários estão fechados.