Mau tempo cancela voos em Conquista

Foto: Blog do Anderson

Pelo menos até o final de junho serão comuns os cancelamentos de pousos em Vitória da Conquista, por conta do mau tempo. Somente na última semana foram cerca de dez e na noite dessa segunda-feira (22) a aeronave que vinha de Guarulhos não conseguiu visibilidade e seguiu para Salvador. As ocorrências têm causado muitos transtornos aos passageiros, principalmente para os dos voos matutinos que acabam também cancelando suas agendas, como foi o caso do secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Moteiro, que ficou impossibilitado de chegar a tempo para uma reunião na Capital do Sudoeste Baiano na manhã da última sexta-feira (18), sem nenhuma opção de voo.


2 Respostas para “Mau tempo cancela voos em Conquista”

  1. Cláudio

    É uma vergonha esse aeroporto, se fosse bem equipado não aconteceria isto. Gente um aeroporto que tem um número razoável de voos tem que ter equipamentos corretos de auxilio a voos.

  2. Luciano

    Cláudio, o nosso aeroporto, pelo local onde se encontra (totalmente envolvido pela malha urbana), tem restrições que impedem a ampliação da pista de pouso e do pátio para o recebimento de aeronaves de maior porte. Este, sim, é o grande problema: infraestrutura. Quanto aos equipamentos de auxílios à navegação aérea, não temos do que queixar, afinal, podemos operar nos períodos diurno e noturno,sob condições meteorológicas visuais (bom tempo) e por instrumentos (mau tempo). Pra você ter uma ideia, possuímos procedimentos de aproximação e pouso orientados por satélites. Vale esclarecer que todo aeroporto que opera por instrumentos tem os seus limites. No nosso caso, quando o teto (a base das nuvens que cobrem mais da metade do céu) estiver abaixo de 150 metros de altura, ou quando a visibilidade estiver menor que 1600 metros, o campo fecha para o pouso. Estes limites são estabelecidos para evitar que as aeronaves colidam com os obstáculos naturais (serras) e artificiais (edificações, antenas etc.).

Os comentários estão fechados.