UFBA a um passo de Medicina em Conquista

FotoS: Blog do Anderson

Waldenor

O anúncio de ampliação do curso de Medicina para Vitória da Conquista, sendo 80 para o campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e outras 80 para instituição privada, causou emoção para dezenas de milhares de pessoas, mas uma minoria criticou. Em entrevista ao Blog do Anderson, na manhã desse sábado (11), o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA), titular da comissão de Educação e Cultura, disse que o Ministério da Educação atende a um programa nacional de expansão de vagas no curso de medicina no Brasil como um todo. “É importante destacar que o Brasil possui 1,8 médicos para cada mil habitantes, é baixo, pequeno. Em termos comparativos, Cuba tem 3,4 médicos para mil habitantes e a Espanha 4, para cada mil e os Estados Unidos  2,4. A Bahia tem apenas um médico para mil. Daí a importância de aumentar o número de vagas no Brasil e na Bahia, para repercutir a melhoria na saúde”, comentou.

DSC_0532

De acordo com o parlamentar, Vitória da Conquista havia ficado de fora, no primeiro lançamento no ano passado. “Ficamos surpreendidos com isso. Solicitamos do Ministro Aloísio Mercadante várias audiências, em do Ministro Aloísio Mercadante e também de outros dirigentes do Ministério da Educação a inclusão de Vitória da Conquista. E conseguimos agora incluir a universidade Federal da Bahia com 80 vagas e mais 80 para serem oferecidas ao setor privado, que vão disputa-las através de uma concorrência nacional. Então, trata-se realmente de uma Vitória coletiva, não só uma vitória minha de Zé Raimundo (Deputado estadual), de Jacaré (Fernando Vasconcelos/Vereador), que trabalhou mais decisivamente na defesa da abertura dessas vagas. É uma vitória de Guilherme, do diretor da Universidade federal, Orlando Caires, dos professores, estudantes. Nós como parlamentares vamos cumprindo nosso papel na articulação”, afirmou“Isso é um passo importante para criação futura da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. O ministro Mercadante nos prometeu, fortaleceu o campus Anísio Teixeira para que ele se constitua como a mola propulsora de criação da universidade. O mesmo já abriga seis cursos de graduação, dois mestrados, um doutorado, mais de R$ 50 milhões de investimentos. E em algumas manifestações contrárias que são contra o progresso o desenvolvimento de Vitória da Conquista e região. Equivocadamente, estão contrários à instalação do curso de medicina e contrário à instalação do campus, que foi uma luta nossa, que, como deputado estadual participei ativamente, Zé Raimundo e Guilherme participaram ativamente”, disparou. Ainda de acordo com Waldenor Pereira, a expectativa é que o vestibular seja realizado em 2014 com inicio das aulas em 2015.


2 Respostas para “UFBA a um passo de Medicina em Conquista”

  1. jairo

    VAI TER QUE LEVAR NO PROGRAMA DO RATINHO PARA TESTE DE DNA PARA DESCOBRIR O PAI DESSA CRIANÇA (CURSO DE MEDICINA NA UFBA)

  2. Cássia

    Enquanto isso…Nesta quarta-feira (8), o Senado aprovou a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, que terá sede em Itabuna, um campus em Porto Seguro e outro em Teixeira de Freitas. O texto segue para sanção da presidente da República, Dilma Rousseff.Em breve votará o projeto de criação da Universidade federal do Oeste da Bahia.Nos dois casos a paternidade já está comprovada.

Os comentários estão fechados.