Parte do esgoto de Conquista começa a ser tratado na nova estação

Fotos: Divulgação / Embasa

DAFA 02

A primeira carga de esgoto começou a chegar à nova Estação de Tratamento (ETE) de Vitória da Conquista, no início desse mês,  ando inicio à segunda etapa dos testes operacionais nesse equipamento do sistema de esgotamento sanitário da cidade e ao processo de desativação gradual da Estação de Tratamento localizada na área urbana. A nova ETE está recebendo 177 litros de dejetos por segundo, vazão que representa um terço da sua capacidade total de tratamento.  O empreendimento é o maior da Bahia e está entre os maiores do Nordeste com a capacidade para tratar 533 litros por segundo pelo método de lodo ativado, processo mais eficiente na eliminação da carga orgânica e dos odores, e que está adaptada à realidade climática da cidade.

Efluente - Saida 02

Nesta primeira etapa, a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Vitória da Conquista recebeu investimentos de R$ 116 milhões e contemplará 26 bairros, onde habitam aproximadamente 85 mil pessoas, que passarão a contar com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. Com a conclusão desta etapa, o índice de atendimento chegará a 85% das áreas ocupadas na sede municipal de Vitória da Conquista. O sistema possui sete novas estações elevatórias interligadas a sete novas subestações de energia elétrica, 300 km de rede coletora somados aos 350 km já existentes, 15 km de interceptores (rede de diâmetro maior), oito quilômetros de linha de recalque, além de 120 km de ramais prediais e uma estação de tratamento.

Esgoto Chegada 01

Já a nova ETE foi construída numa área de 19 hectares e está equipada por oito digestores anaeróbios de fluxo ascendentes (dafas), dois tanques de aeração, quatro decantadores, dois adensadores de lodo, uma centrífuga, uma elevatória de lodo e uma elevatória de efluente de lodo ativo. O novo sistema trará mais saúde e qualidade de vida para os moradores de Vitória da Conquista que passarão a contar com uma das melhores coberturas de atendimento do país. Está previsto, ainda, o investimento de mais R$ 24 milhões para garantir a cobertura integral da área urbana do município.


5 Respostas para “Parte do esgoto de Conquista começa a ser tratado na nova estação”

  1. MARCOS SANTOS

    Ótimo para Vitória da Conquista, mas está demorando demais essa tão sonhada transferência da ETE, os moradores das proximadades do Lomantão que o digam. Tudo que vem para Vitória da Conquista se transforma em “novela”: PRESÍDIO, AEROPORTO, ETE, CASA DE ACOLHIMENTO DE MENORES e por aí vai…..estamos atentos aos novos capítulos.

  2. Nivaldo Mendes

    Esta é uma das principais obras que o Governo da Bahia esta executando em Vitória da Conquista, merece todo os aplausos, é uma obra da EMBASA com reflexo em 100% da população.

  3. Maria

    Boa Marcos. Cadê a licitação do transporte coletivo, não aguento mais andar de onibus em Vit. conq. Não nos decepcione mais PREFEITO.

  4. hugo

    Já que a nova ETE está em funcionamento, quando irá ser ligado o esgoto das urbis III ?????????
    Fica a pergunta no ar!!!!!
    Sou morador do bairro e estou passando por vários transtornos por conta disto…

  5. hugo

    Já que a nova ETE está em funcionamento, quando irá ser ligado o esgoto da urbis III ?????????
    Fica a pergunta no ar!!!!!
    Sou morador do bairro e estou passando por vários transtornos por conta disto…

Os comentários estão fechados.