Igreja Maranata: Fundador e pastores são presos

Foto: Leandro Nossa / G1
Foto: Leandro Nossa / G1

O ex-presidente e fundador da Igreja Cristã Maranata (ICM), pastor Gedelti Gueiros, foi preso na residência dele, no bairro Praia da Costa, em Vila Velha, por policiais do Grupo de Operações Táticas (GOT), na manhã desta segunda-feira (24). De acordo com a polícia, 10 mandados de prisão foram expedidos contra membros da Igreja Maranata, sendo oito cumpridos pelo GOT na manhã desta segunda. Outros dois integrantes da igreja se apresentaram ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória e foram presos. Segundo o delegado Eduardo Chaddour, uma das prisões será domiciliar. Todos os detidos nesta manhã foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Viana, na Grande Vitória. O interventor da instituição, Júlio Cezar Costa, foi destituído. A sede do presbitério da Maranata, em Vila Velha, foi interditada pela polícia.  Além de Gedelti, Antônio Angelo Pereira dos Santos, Antonio Carlos Rodrigues de Oliveira, Antonio Carlos Peixoto, Amadeu Loureiro Lopes, Carlos Itamar Coelho Pimenta e Jarbas Duarte Filho foram levados para o DPJ, passaram por exames no Departamento Médico Legal (DML) e foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisõria (CDP) de Viana. O pastor Arlínio de Oliveira Rocha teve prisão domiciliar decretada. Wallace Rozetti e Leonardo Meirelles de Alvarenga se apresentaram diretamente na delegacia, pela manhã.

Após a prisão, Gedelti foi sucinto em suas palavras. “Falar o que? Não tem muito o que falar, não sei o que está acontecendo, não sei por que estou sendo preso”, disse o fundador da ICM ao G1. Um dos presos, Carlos Itamar Coelho, disse se sentir ‘destruído’. “Me sinto destruído, pela nossa imagem, fico constrangido. Mas, vamos acreditar na justiça”, falou. No DML de Vitória, onde foram submetidos a exame, os membros da Maranata ficaram sentados lado a lado enquanto esperavam pelo atendimento. Do lado de fora do prédio uma fiel da Maranata demonstrou apoio ao pastor Gedelti. Júlio Cezar Costa, que havia sido nomeado interventor da ICM, disse que foi comunicado de sua destituição por ordem judicial. Ele informou que não sabe o motivo, mas agradeceu o período em que administrou a igreja de forma ética e profissional. O novo interventor será Antônio Barroso Ribeiro. O advogado Gustavo Varella, que defende a Igreja Maranata, acompanha a ocorrência, mas informou que ainda não recebeu a denúncia e não tem detalhes sobre o caso. Ele vai se pronunciar durante o decorrer do dia, assim que tiver mais informações. Em maio, dezenove membros da Igreja Cristã Maranata, incluindo pastores, foramdenunciados à Justiça pelo Ministério Público Estadual (MPES) pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha e duplicata simulada. Eles teriam praticado desvio de dízimo da igreja, envolvendo uma movimentação financeira de R$ 24,8 milhões, segundo o próprio MPES. Antes, em março, Gedelti e outros três membros da ICM haviam sido presos por coagir testemunhas do inquérito que investiga a igreja. A Igreja Cristã Maranata foi criada há 44 anos e  já possui mais de 5,5 mil templos no Brasil e em outros países.


19 Respostas para “Igreja Maranata: Fundador e pastores são presos”

  1. Dio

    Falar o que? Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho. Marcos 13:9

    • Nil San

      Dio:
      O versículo que você postou se refere aos homens de Deus honestos e verdadeiros e não a falsos profetas.

    • Gustavo..

      Mas e se for tudo verdade,como apurado? Será que Deus defende criminosos, custe o que custar.
      Pode ser até mão divina castigando os que, sendo lobos, viveram como ovelhas, gordas e peludas de tando enganar os outros.

  2. MARIA

    Ate que enfim, a verdade veio a tona, Para mim essa igreja sempre foi uma seita,onde realmente eles perseguem os membros que saem e aqui não é diferente.Estava na hora mesmo da mascara cair.Graças a Deus!
    Parabens ao Blog do Anderson e a Rede Globo, no jornal Hoje pela maravilhosa materia.

  3. Mona

    Os injustos, quando forem prestar conta de seus pecados, chegarão cheios de terror, e seus crimes os acusarão cara a cara. Sabedoria 4:20

  4. sonia

    nao podemos deixar nossa fe se abalar, pois eu sirvo o DEUS VIVO,que nao tem me desamparado,nao sirvo aos diretores e obreiros e pastores enfim, todos serão julgados por DEUS, POIS NAO CABE AA NÓS JULGAR NINGUEM, A VERDADE VIRÁ CREIO NISSO.

    • Lord Marcos

      Não cabe nós a julgar ninguem mesmo, Cabe a léi,quem comete crimes aqui na terra tem que ser julgado é aqui, Não ficar jogando tudo nas mãos de deus não.

  5. Nikolas

    Bom, afirmo com todas as letras que esta igreja nao e seita, pois seita nega uma das pessoas da trindade, mas fiquei muito triste porque congreguei muito tempo nesta igreja e tive grandes ensinamentos e nao queria ver isto acontecer, deixo aqui meu apoio e minhas oraçoes por irmaos em Cristo que ainda tenho nesta igreja, pessoas serias que divulgam o verdadeiro cristianismo. Que Deus os abençoe.

  6. JOSUE

    SO MIM LEMBRO DE PAULO QUANDO FOI PRESO DEUS ESTAR NO CONTROLE PASTOR GIDELTI E HOMEM DE DEUS

  7. Josevaldo

    Jesus está voltando….os sinais mostram isso…..miseráveis falsos profetas seus dias estão contados….o impressionante é que os membros que são bitolados por esses canalhas ainda ficam defendendo os mesmos….acorda gente….deixa esses falsos profetas queimarem no fogo do inferno porque nunca foram crentes…..ACORDO MEU POVO… para que vocês não pereçam por falta de conhecimento….

  8. Van

    Vão todos aí supralistados na reportagem, queimar, arder no mármore do inferno – carne de sol assada na pedra!!

  9. Lord Marcos

    Iguais a esses tem milhares por ai, E o pior é que os “fiéis” dessas igrejas mesmo vendo esses crimes ficam se iludindo,E ainda defendem os charlatões achando que é mentira que os charlatões que seguem são de Deus e não cometem crimes.Pior pra eles vão cair junto com esses pastores desonestos.

    • Amanda

      Meu querido eu não sigo homens, sigo tão somente a um Deus, se você segue Homens não generalize!

  10. marcos da igreja maranata

    Não acredito nessas denuncias. É satanás usando os órgãos públicos para enganar o povo de Deus. Eles são inocentes.

  11. Izabel

    Que tristeza. Nestes dez anos que participo da igreja maranata, contribuir contribui com cerca de R$ 30 mil reais de dízimos e ofertas. E olha para onde estã indo esse dinheiro…

    • Alex Souza

      QUE O POVO FIQUEM EXPERTO OS CRENTES OU NAO CRENTES.MEMBROS OU EX MEMBROS DA IGREJA CRISTA MARANATA.SALVACAO SO EM JESUS.ERRAMSO POR NAO CONHECER A ESCRITURAS.E NAO BUSCARMOS COMO DEVEMOS O AUTOR E CONSUMADO DA NOSSA FE JESUS..TEMOS OS HOMENS…HONRRAMOS OS OS HOMENS IRMAOS….MAS A HONRRA DEVIDA A DEUS E APREENDIZADO AOS PES DO REI E DIFERENTE DE DOMINO DE ORGANIZACAO,HOMENS Q TRANSPARECEM CONHECEDORES MAIORIA CULTOS .GRANDES FORMADORES DE IDEIAS BIBLICAS.Q NO FIM MOSTRA CAES GULOSOS E Q NAO SAO EXEMPLOS DE FIEIS DISCIPULOS DO SENHOR JESUS.LEIAMOS O Q JESUS DEIXOU DEIXOU NO EXEMPLO DE VIDA TESTEMUNHO SUBMISSAO E APREENDIZADO.UAM ALMA VALE MAIS Q O MUNDO INTEIRO MAS AI DESTES Q FIZEREM TROPECAR UM DOS MEU PEQUENINOS…..O MAIOR CRIME DE TODOS OS TEMPOS SE REPETE ONDE SE DIZIAM Q ALI ENTRE ELES ESTAV A OBRA PERFEITA… ACORDEM…CONFERIMOS COM Q JESUS FEZ .FOI E SEMPRE SERA….

  12. julia

    É tudoum bando de ladrão esses pastores da maranata precisa prender mais em conquista tem um monte a policia precisa prender um tal de dario q e ladrão tb ….

  13. Alex Souza

    JESUS DISSE DISSE…OS Q VIERAM ANTES DELE FORAM LADROES E SALTEADORES….E ESTES Q DIZEM Q DEUS MOSTROU,O SENHOR REVELOU…ISTO E AQUILO EM NOME DO SENHOR JESUS…E NEHUM DELES TIVERAM A CORAGEM DE IREM DIANTE DA IGREJA VIA SATELITE CONFESSAR LEVAR EM PUBLICO DIANTE DA IGREJA A MUITOS ANOS ATRAS O Q ESTAVA DE ERRADO….DEIXARAM BEM EXPOSTAS AS TETAS DA VAQUINHA….E OS CHEGADOS PELO Q VEMOS MAMMARAM E NAO QUEREM PEDER A BOQUINHA DA OPORTUNIDADE LEITE DOS DIZIMOS TD CENTRALIZADO EM VITORIA
    POVO DO DEUS VIVO FALTA CORAGEM DECISAO SE DE LONGE NAO FORAM FIEIS PARA CONDUZIR TODA A IGREJA.MAS O DINHEIRO MANDA E TEM Q SER CENTARLIZADO EM VITORIA….AI E DEUS QUEM FALA …ACORDEM.JESUS TE SALVOU PARA SER LIVRE E NAO ESCRAVO DE UMA ORGANIZACAO.A CUPULA Q ORE E HUMILHE DIANTE DO DEUS VIVO Q ESSA SALVBACAO Q TANTA ANUNCIARAM NA EVIDENCIA DOS FATOS E DA OMISSAO MOSTRA CONFORME A JUSTICA Q A ICM E CONTUDENTE…..SO JESUS SALVA E O RESTO E CONVERSSA FIADO DE HHOMENS PONDO TEMORES NOS CORACOES E ESCRAVIZANDO ALMAS SUCGANDO O LEITE AINDA MAIS DOS INOCENTES.

  14. MARILDA

    ATÉ QUE ENFIM A JUSTIÇA DE DEUS SE FEZ NA VIDA DESSE FALSOS PASTORES. DEVORADORES DE OVELHAS, MENTIROSOS E ENGANADORES.

Os comentários estão fechados.