Morre o professor Ciro Flamarion Cardoso

Fotos: Reprodução / Facebook
Fotos: Reprodução / Facebook

Em seu perfil do Facebook, o historiador André Effgen destacou o falecimento do professor Ciro Flamarion Cardoso, neste sábado (29). O doutor Ciro Flamarion Cardoso, natural de Goiania, morreu aos 71 anos em Niterói -RJ. Ele foi o autor de uma larga produção bibliográfica, incluindo interesses temáticos que vão da Historiografia e da Metodologia da História até os estudos sobre Antiguidade e, mais particularmente dentro deste campo, a Egiptologia. Também foi responsável por uma revisão significativa da discussão conceitual acerca do escravismo colonial brasileiro, contribuindo para o estabelecimento do conceito de “Modo de Produção Escravista Colonial” nos anos 1980.

122

“Foi-se aquele que era o maior historiador brasileiro vivo, aquele que todos os estudantes de história no Brasil tem como referência acadêmica máxima em quase tudo que o mesmo se propôs a escrever! Da História do Brasil à Historiografia e Metodologia da História. Das civilizações pré-colombianas ao Egito Antigo, sua maior paixão!”, destacou o conquistense, André Effgen, que ao lado do professor Alexandre Galvão Carvalho esteve com o mestre há 6 meses em um congresso científico.


7 Respostas para “Morre o professor Ciro Flamarion Cardoso”

  1. ANA SOUZA

    Uma grande perda o falecimento do Cardoso. Li várias de suas obras durante a academia. Maneira simples e direta de escrever que a torna prazerosa. Uma grande perda tivemos em um momento que o Brasil está aprendendo a ser democrático.

  2. Luiz Fernando P. Sampaio

    Certamente o Prof. Ciro foi um grande pensador. Deixou-nos obras de grande valor historiográfico, como “Trabalho compulsório na antiguidade”, cujo texto auxiliou-me na compreensão das relações servis em suas várias modalidades durante minha graduação em História. Vá em paz historiador. Que Osíris receba-o “sem manchas, nem culpas”, de coração equilibrado.

  3. marcio maquine

    no país do futebol…é esquecido as pessoas que realmente importam para construção de um país melhor! QUE DESCANSE EM PAZ ESSE GRANDE HOMEM!

  4. Vânia Nicolau de Oliveira

    Homem inteligente e que fará falta. Sua visão de mundo torna-se o principal legado.

  5. Jose Roberto de Souza Aguiar

    Um dos grandes pensadores e historiadores. O clamor de suas pesquisas refletiram numa rica e vasta obra bibliográfica. Professor: Muito obrigado!

  6. paulo seabra

    O professor Ciro Flamarion certamente fará falta na historiografia brasileira pela sua competência, no que tive oportunidade de observar de perto, pois, convivi com o mesmo durante um projeto de aperfeiçoamento. Suas obras são clássicas e o seu vasto conhecimento o permitiu trabalhar em diversas áreas da história. Que descanse em paz e nos lembraremos sempre dele através de seus escritos. Obrigado professor Ciro.

  7. rosilene

    ROSILENE OLIVEIRA

    FOI-SE UM GRANDE HISTORIADOR, MAS DEIXOU PARA NÓS UM GRANDE LEGADO AMAR A HISTORIOGRAFIA E ASSIM FAZER O MELHOR. ELE O FEZ.VÁ EM PAZ DOUTOR.

Os comentários estão fechados.