Profissionais e estudantes da Medicina saíram às ruas de Vitória da Conquista, na tarde dessa quarta-feira (3), em protesto contra as propostas da presidente Dilma Rousseff em trazer médicos de outros países para atuarem no Brasil.
Em faixas e cartazes os manifestantes deixaram suas indignações fazendo uma alusão ao caos do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) direcionada a Dilma: “Saia do Sírio Libanês e venha para o Hospital de Base!!! Tem uma maca no corredor esperando por você”.
Os profissionais também reclamam da Proposta de Emenda à Constituição de nº 54/1999, que dispõe do pessoal em exercício, que não tenha sido admitido por concurso público, estável ou não, passa a integrar quadro temporário em extinção à medida que vagarem os cargos ou empregos respectivos. Vários serviços do setor de ambulatório foram suspensos nesta quarta.
6 Respostas para “Médicos protestam nas ruas de Conquista”
neide
VOCES AINDA ESTÃO SENDO MEUITO GENTIS COM ELA . EM TER UMA MACA ESPERANDO POR ELA, POIS MINHA IRRMA DEU ENTRADA NESTE MESMO HOSPITAL E FOI COM MUITO ESFORÇO E MUITO PEDIDO , E MUITAS HORAS PARA SE CONSEGUIR UMA MACA PARA UMA PACIENTE QUE ESTAVA QUASE MORRENDO. COMO DE FATO ELA MORREU, EU FICO FELIZ EM SABER QUE O NOSSO POVO ESTÁ REALMENTE ACORDANDO PARA UM FUTURO MELHOR. TOMARA QUE NA HORA DA ELEIÇAO O DINHEIRO NAÕ FALE MAIS ALTO, POIS VEJAM O PREÇO QUE TEMOS PAGADO ESTE TEMPO TODO, COM TANTOS IMCOMPETENTES E CORRUPTOS.
aloisio de oliveira
médicos na sua maioria mercenários não querem largar o osso.
Joao Paulo
Se os médicos estrangeiros forem competentes, educados, humildes, pontuais no atendimento, mais humanos, ou seja, o contrário da maioria dos profissionais brasileiros, eu apoio a vinda deles ao Brasil! Reconheço a responsabilidade do governo nesse caos que esta a saúde pública no Brasil, é responsabilidade do estado investir na estrutura do sistema seja na construção de postos de saúde, grandes centros hospitalares, reforma, ampliação e modernização dos já existentes, no fornecimento de medicamentos, em programas preventivos e, inclusive naquilo que eu sempre defendi, que é equiparar a remuneração dos médicos aos dos deputados federais, porém, defendo tambem um sistema virtual onde a população poderá avaliar a qualidade desses profissionais através de pontuação e, dependendo do nível de pontuação o profissional poderá ser gratificado ou demitido, sou a favor tambem da cassação imediata e permanente dos direitos de exercer a medicina em caso de erro ou negligência!
pablo
Com pouquíssimas exceções(entre as exceções poderia citar dr Aloísio Alan), esses médicos não tem um mínimo de respeito com população, se acham a cima de tudo e todos, prinncipalmente aqui na bahia, pois tive oportunidade de passar por médicos em Belo Horizonte, eu e meu filho, e lá eles realmenten respeita a gente.
MÉDICO DE FORA JÁ
Antonio
O SUS tem problemas de estrutura, sim, isso ninguém pode negar, mas até mesmo nos locais onde há uma estrutura adequada, mas por serem nos interiores do país os nossos médicos não querem ir, só querem trabalhar nas médias e grandes cidades em seus consultórios climatizados. Me parece que a maioria dos médicos pensa única e exclusivamente no próprio bolso.
O governo ja informou que a prioridade das vagas é para os médicos brasileiros e caso não sejam preenchidas aí sim haverá a possibilidade de se receber médicos, prioritariamente portugueses e espanhóis. O programa Profissão Repórter da Rede Globo da última terça mostrou o caso de Imperatriz no Maranhão, uma cidade de porte médio onde há um ano e meio está aberta uma vaga para médico com um salário de 10 mil reais. Já que não faltam médicos no Brasil porque essas vagas não são preenchidas?
Luciano
Nunca vi os médicos irem para as ruas buscando melhorias para a saúde pública. E só estão indo agora por interesses corporativistas.