Conquista é referência em saneamento básico

Foto: SECOM / PMVC
Foto: SECOM / PMVC

Em junho de 2013, quando foi inaugurada em Vitória da Conquista a nova Estação de Tratamento do Sistema de Esgotamento Sanitário, um investimento de cerca de R$ 116 milhões, já se sabia a respeito do grande passo que estava sendo dado, ali, para o que se tornou uma realidade: hoje, a cidade é considerada uma referência nacional em matéria de serviços de saneamento básico. Um recente estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil aponta as melhores cidades do Nordeste e as cem melhores em nível nacional, no que diz respeito à boa execução dos serviços de saneamento. Nesse levantamento, Vitória da Conquista aparece como a melhor do interior da Bahia. Na lista das cem cidades brasileiras a realizar de forma mais eficiente esse setor de serviço, Conquista está na 36ª colocação. O estudo foi feito com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades. No ranking em nível nacional, Vitória da Conquista está bem à frente de capitais como o Rio de Janeiro, que aparece na 57ª posição; Aracaju, em 68º lugar; Recife, a 69ª colocada; e Manaus, que está na 72ª posição. A capital baiana, Salvador, está em 34º lugar entre as cem melhores do Brasil, e na 7ª posição entre as capitais. Ao realizar o estudo, o Instituto Trata Brasil levou em consideração critérios como atendimento total de abastecimento de água, atendimento de esgoto, nota para investimentos no setor, faturamento do serviço, número de novas ligações, entre vários outros dados. O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), criada para coordenar uma mobilização nacional com o objetivo de melhorar o serviço de saneamento no Brasil.


5 Respostas para “Conquista é referência em saneamento básico”

  1. Zé Orix

    Isso o Blog do Boca não publica, aquilo sim não é um JORNALISMO sério! E ainda tem gente que acredita no que o radialista fala…

  2. Wilson

    Só espero que um dia pare de correr esgoto livremente pelas ruas, principalmente em frente ao Hospital Unimec e tantas outras ruas de nossa cidade. Chega de tanta sujeira, dejetos e mau cheiro nas ruas de Vitória da Conquista. Não se pode chamar isso de referência. Pra mim, referência seria um ideal que todos deveriam seguir. E pelos problemas de esgoto a céu aberto que Vitória da Conquista tem, esta cidade está longe de ser uma referência nesse assunto.

    • pablo

      Isso acontece sim Wilson, causado algumas vezes pelos próprios usuários que descartam todo tipo de lixo no esgoto, mas acho que vc não leu bem a matéria, ou não sabe interpretar, pois esse levantamento foi feito usando alguns critérios referenciais.

    • Marcos Vinícus

      Concordo viu Wilson, como uma cidade que corre esgoto a céu aberto em diversos pontos da cidade pode ser referência em saneamento básico? Como uma cidade que diversos bairros dela não possui sequer rede de esgoto pode ser referência? Para mim deve-se melhorar muito antes de se tornar referência de algo!

  3. Raul Dizchu Paguila

    Referência em saneamento básico, isso é uma piada. O esgoto em conquista, ao longo de décadas, insiste em correr livremente pelas ruas. Este é um grave problema que a cidade enfrenta. E o blog ainda publica uma matéria dessa, para enganar a quem?

Os comentários estão fechados.