Domésticas terão sindicato em Conquista

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

Com o objetivo de garantir os direitos dos trabalhadores e trabalhadores domésticos, o Sindicato de Empregados e Empregadas Domésticas de Vitória da Conquista e Sudoeste Baiano já está em fase de articulação.  E entidade idealizada pelo cacique comunista Élvio Magalhães, terá a líder ruralista Nildma Oliveira no comando de uma classe que deverá atingir cerca de 10 mil associados na região. No primeiro semestre desse ano foi promulgada a emenda das domésticas, que garante a jornada de trabalho das empregadas regulamentada em oito horas diárias e 44 horas semanais.

DSC_0330-001

O pagamento de horas extras, a garantia de salário nunca inferior ao mínimo (hoje em R$ 678) e o reconhecimento de convenções ou acordos coletivos também estão em vigor. Mas para Nildma, muitos patrões não têm cumprido com a determinação da Lei. “Com o sindicato vamos garantir os direitos dos empregados e empregadas domésticas, além ainda de promovermos cursos de aperfeiçoamentos”, afirmou ao Blog do Anderson nesse domingo (27).


6 Respostas para “Domésticas terão sindicato em Conquista”

  1. Jose

    nunca foi empregada… quer faturar politicamente.

  2. Trabalhador Domestico

    Essas pessoas são oportunistas, pois já existe um sindicato de base estadual da categoria que e o SINDOMESTICO/BA ( tel:71 33341734 )que tem 23 anos de fundado filiado a Federação Nacional das trb. Domesticas e que é vem lutando ao longo dos anos pelos direitos da categoria e políticas publicas que é um dos responsáveis pela aprovação da PEC no congresso e senado. FORA a PELEGOS!!!

  3. JAIR DE JESUS RODRIGUES

    Atenção Comunidade de Conquista e Região, esse Senhor que deseja criar o Sindicato das Trabalhadoras Domesticas está tentando dar um golpe na população, pois existe um Sindicato há mais 25 anos- SINDICATO DOS TRABALHADORES DOMÉSTICOS NO ESTADO DA BAHIA, que tem como base territorial todo o Estado da Bahia. As Trabalhadoras Domesticas, já tem representação que luta incansavelmente pelos seus Direitos, a exemplo da aprovação da PEC e a conquista de um conjunto habitacional para a categoria.

  4. josenilton ferreira pereira

    Companheiros muito cuidado com essa articulação o porque já existe o sindicato das domestica da Bahia que tem mais de 25 anos, e o que pode acontecer em conquista é um golpe promovido por algum grupo de aproveitadores de plantão, que gosta de dividir a classe trabalhadora, nós dirigentes da CUT-BA, vamos acompanhar e não vamos deixar isso acontecer divisão nunca, fortalecimento sempre, somos fortes, somos CUT.

Os comentários estão fechados.