Conquista: Rodízio por falta de carteiras em escola municipal ganha destaque nacional

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução

A situação da educação de Vitória da Conquista volta a ser destaque nacional através da TV Globo. Na manhã dessa quinta-feira (27), a Escola Municipal Fidelcina Carvalho Santos, localizada na Urbis VI, foi destaque por alunos fazerem um esquema de rodízio devido à falta de carteiras escolares na instituição.

1-Captura de tela inteira 27032014 115507

Segundo relatos dos pais, o problema acontece pelo menos uma vez por semana em cada turma da escola que tem cerca de 900 alunos distribuídos entre a 5ª e 8ª séries. Além da falta de carteiras, os alunos também relatam que estão sem livros didáticos, e ainda tiveram que pagar um valor de R$ 25 pela farda, que não foi entregue. Pais e responsáveis dizem estar preocupados com o rendimento escolar das crianças.  “Eu não aceito isso. Minha neta precisa estudar, não pode ficar em casa. Na sala dela tem dia que tem aula e tem dia que não, eu nunca vi escola ter rodízio”, reclama dona Elisabeth Souza, avó de um dos alunos. “Alguns professores ficam em pé e dão a cadeira para os alunos”, disse uma das estudantes.

1-Captura de tela inteira 27032014 115534

 “A gente vai fazer o quê? A gente precisa estudar. Agora, eu quero saber cadê as carteiras, cadê os livros e a pintura da escola? Até a farda a gente paga, e deveria ser de graça”, completou outra estudante. Em nota, o secretário de Educação de Vitória da Conquista, Ricardo Marques, disse que as novas carteiras já estão sendo produzidas pela empresa vencedora da licitação e devem ser entregues ainda no mês de abril.

Ricardo Marques

Ainda na nota, foi informado que marceneiros da Secretaria de Educação trabalham na recuperação de algumas carteiras. A nota diz também que a reforma da escola deve ser feita no período das férias do fim de ano. A entrega da farda está prevista para abril, mas o secretário não explicou por que os estudantes precisam pagar pelas fardas. Confira a reportagem.


13 Respostas para “Conquista: Rodízio por falta de carteiras em escola municipal ganha destaque nacional”

  1. Kátia Dias

    Nossa… isso é uma vergonha, como pode, tudo está errado em Conquista, será que os eleitores não estão vendo isto?
    Concordo que devemos investir na educação e não em presídios.

  2. GILDASIO DIAS LIMA

    Eu era feliz e não sabia, como faz falta a gestão do professor SERGIO e professora e a ESTER a frente da educação de Conquista.

  3. Henrique

    Esta cidade raramente aparece na mídia nacional e quando aparece é só para expor problemas e envergonhar seus habitantes! A educação em Vitória da Conquista realmente é um lixo, quem já estudou na rede pública desta cidade, seja municipal ou estadual, sabe bem que para consegui ingressar num curso superior ou passar num concurso público é só mesmo recorrendo a um cursinho particular. Na minha época de estudante (que não faz tanto tempo assim) me recordo da falta de estrutura, não tinha sequer quadra para pratica de educação física, tínhamos que ficar jogando petecas num quintal de terra batida debaixo de sol quente, as vezes faltava água para beber, banheiros interditados, carteiras insuficientes e quando tinham a maioria estava quebradas, goteiras, infiltrações, portas e janelas arrombadas, falta de professores em determinadas disciplinas, etc! O resultado de tudo isso é que, no meio do ano letivo grande parte dos alunos já haviam abandonado a escola! Quem sabe o dia que existir uma lei que obrigue filhos e netos de políticos a estudarem na rede pública a educação desta cidade melhore!!!!

  4. Rosalvo Junior

    Que coisa feia, sr. Ricardo Marques! E entra ano e sai ano e as mesmas figurinhas carimbadas seguem a mandar nos destinos da nossa terra, apenas alternando as posições dos felizardos, mas conforme a gana de cada um que se julga detentor de meia dúzia de votos conquistenses…
    Ricardo Marques, Obi, Gildelson, etc… Larga o osso, magote de sanguessugas!!!

  5. MANEL

    MATERIA TENDENCIOSA PRA PREJUDICAR O GOVERNO DO PT EM VIT DA CONQUISTA, EMCOMENDADA PELA REDE GLOBO, ACORDA POVOO PENSA UM POQUINHO COMO ESTA ESCOLA AI EXISTE MILHOES EM TODOS OS ESTADOS

  6. Gabriele

    É claro que isso é um absurdo, ridículo e vergonhoso para nossa cidade, mas dei aulas nessa escola a alguns anos atrás e não faltava cadeiras. Será o que está acontecendo lá?

  7. Luiz

    Mais uma vergonha que a administração petista nos obriga a passar e, ainda pior, em rede nacional. Não estamos esquecidos do fardamento com os chips, que na ocasião foi um destaque positivo veiculado nacionalmente, mas quando o projeto foi desativado também nos causou vergonha na mídia.

  8. jose paulo

    Bacana foi a desculpa dada pelo secretário ao repórter da radio Brasil Fm em seu jornal ao meio dia. Fala serio gente boa, o que foi mostrado foi um fato e contra fatos não há argumentos! Ou tudo isto é intriga da oposição?

  9. Maria Ilza

    Muito triste essa falta de respeito com a população por parte dos governantes , eu fico com vergonha de ser brasileira!

  10. Jadilson

    O Governo Guilherme Menezes já vinha sendo questionado na eleição passada. O que não pode na democracia é um partido se perpetuar no poder. Defendo a alternância do poder, pois evita esses desmandos que vem ocorrendo em Vitória da Conquista, onde o Prefeito escolhe Secretários despreparados como no caso da Saúde e Educação que é essencial para o desenvolvimento humano de uma sociedade. Se em grandes democracias, como a dos Estados Unidos, por exemplo, existem alternâncias de poder, porque no Brasil ainda insistem em perpetuar corruptos no poder?

  11. maria

    Os problemas so continuaram afinal.o.partido é o.mesmo guigui..nono so faz o povo fufu

  12. João Guilherme

    Eu assisti esta reportagem e me chocou muito, é incrível o desleixo com a educação no Brasil, mas que se espera de um governo em que o seu ministro da Fazenda diz que se investir em educação quebrará o Brasil? Por isso que eu venho pelas redes solicitando que nestas eleições de Outubro “PASSEMOS O BRASIL A LIMPO”, e a única maneira de fazermos isso é mandando a reeleição da presidente Dilma e dessa corja que lhe dar sustentação política no Congresso Nacional para o espaço, ou nós tomemos esta atitude ou então vamos continuar vendo a Brasil cada vez mais se afundando e o pior, tornando-se um país comunista, o que é o maior sonho do Lula e da sua afilhada Dilma.

  13. maria

    Será mesmo??? ou Ricardo pegou o resto deles… em terra que tem Gui Gui, Nono, Floflo… Vamos todos fufu…

Os comentários estão fechados.