Conquista: Inaugurada a Cidade Digital

O Ministério das Comunicações inaugurou na manhã desta quinta-feira (29), em Vitória da Conquista, mais uma Cidade Digital dentro do programa Cidades Digitais, desenvolvido pela Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom. Na cerimônia, também foram inauguradas simbolicamente outras oito cidades digitais baianas.

Fotos: Arthur Garcia | PMVC
Fotos: Arthur Garcia | PMVC

Agora, todos esses municípios contam com uma rede de fibras ópticas para conectar à internet os órgãos públicos municipais e os espaços de acesso gratuito para a população. Além disso, as cidades também dispõem de aplicativos para modernizar a gestão das prefeituras e o acesso a serviços públicos. No Hospital Municipal Esaú de Matos (polo regional, que atende a 105 municípios da região, inclusive do norte do MG), por exemplo, a conexão à internet será usada para transmitir exames de saúde dos pacientes atendidos que vêm de outras cidades, o que evita o deslocamento para retirada de resultados.

cidades_digitais_2

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que participou da cerimônia de inauguração, afirmou que o programa vai trazer ganhos significativos para a população: “A internet é imprescindível para produtividade do trabalho, para estudar, ou simplesmente adquirir informação. O Governo Federal está fazendo todos os esforços para garantir isso. Fizemos esse projeto das Cidades Digitais para facilitar o acesso da população e da administração municipal à internet, além de ter o benefício da internet em praça pública”. O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes de Andrade (PT), comemorou o reforço que o município ganhou nas comunicações. “Já temos instalados 24 km de fibra óptica. Isso nao é pouca coisa. E a conexão de alta velocidade está democratizando aquilo que antes parecia ser um luxo. Essas são políticas que vêm como um direito e não como esmola; é o direito, por exemplo, de estudar à distância com ajuda da internet”, ressaltou o prefeito.

cidades_digitais_3

Somando-se todas as cidades baianas beneficiadas pela primeira etapa do programa Cidades Digitais, os investimentos do Ministério das Comunicações no Estado totalizam quase R$ 5 milhões, beneficiando uma população de 1,15 milhão de pessoas. Ao todo, mais de 150 pontos nas cidades selecionadas estão sendo conectados à internet, por meio de redes de fibra óptica que totalizam mais de 90 quilômetros. O objetivo do Cidades Digitais é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Os deputados petistas Waldenor Pereira (Federal) e Zé Raimundo Fontes (Estadual) integraram a comitiva.


Os comentários estão fechados.