Brasília: Barbosa deixa STF com a “alma leve”

Foto: Foto: Fellipe Sampaio | STF
Foto: Fellipe Sampaio | STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, disse nesta terça-feira (1º) que deixa a Corte de forma tranquila e com a “alma leve”. Barbosa participou nesta terça-feira de sua última sessão como ministro do tribunal. Em maio, ele anunciou que se aposentaria antecipadamente neste mês, após 11 anos como ministro da Corte. O decreto que vai oficializar a aposentadoria deve ser publicado até o fim deste mês. Com a saída de Barbosa, a presidência do tribunal será exercida pelo atual vice-presidente, Ricardo Lewandowski. Barbosa tem 59 anos e poderia continuar na Corte até 2024, quando completará 70 anos e teria de ser aposentado compulsoriamente. Ele, que descartou pretensões de seguir a carreira política após a aposentadoria,   nasceu na cidade mineira de Paracatu e foi o primeiro negro a  presidir o STF. Ele ocupa a presidência do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça desde novembro de 2012. O ministro foi indicado à Suprema Corte em 2003, no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Informações da Agência Brasil.


3 Respostas para “Brasília: Barbosa deixa STF com a “alma leve””

  1. Aroldo Alves Silva

    Barbosa amarelou. Não é comum alguém aos 59 anos deixar o topo do Poder Judiciário sem um bom motivo. Dizer que está deixando a corte em razão da pressão dos advogados dos réus do mensalão, me parece pífio demais.

  2. elcio

    Só de saber que tem alguém planejando sua morte, qualquer um amarelava
    ñ importa o nível de poder.

  3. Aroldo Alves Silva

    O Ministro Joaquim Barbosa precisa explicar melhor à sua repentina saída da presidência do STF aos 59 anos de idade. A sua versão de que seria por não concordar com a atuação dos advogados de defesa no caso do mensalão, me parece que não é verossímil. Ele suportou momentos muito mais tensos quando teve que se digladiar com os seus pares em vários momentos. É necessário que ele…ou a imprensa que julga livre deste País, jogue luz nessa sua obscura saída do STF. Eu particularmente não acredito nisso!

Os comentários estão fechados.