Conquista: Sindicato dos Bancários contesta Eduardo Moraes com balanço de atividades

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em nota enviada ao Blog do Anderson, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Vitória da Conquista, contestou opiniões de Antônio Eduardo Santos Moraes, conhecido como Eduardo Moraes, numa entrevista publicada no Blog do Anderson nesta semana. De acordo com o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rodrigo Maia, que o que “foi alegado, pelo ex-diretor do Sindicato dos Bancários de Conquista e Região, Eduardo Moraes, que os compromissos de campanha da atual diretoria ainda não aconteceram. Venho a público dizer que isso não condiz com a realidade”. Segundo Maia, as propostas de campanha divulgadas naquela época estão disponíveis para a categoria (Confira aqui). “Em apenas um semestre, conseguimos muitas coisas. Eu posso citar algumas e sustentar a veracidade dos feitos. A atual diretoria tem, por exemplo, feito viagens periódicas às cidades da base do Sindicato. Foram quase 30.000 quilômetros percorridos, de 1º de janeiro até hoje, viajando semanalmente a essas localidades. Outro ponto que não posso deixar passar em branco é quanto ao crescimento substancial do número de filiações, demonstrando o aumento da confiança do bancário na entidade. Provocamos a realização da maior participação da história dos bancários na Conferência Interestadual Bahia e Sergipe, o que antes era restrito a poucos membros da diretoria. Provamos ser um sindicato autônomo, livre das correntes de partidos políticos e já estamos chamando atenção em âmbito nacional”.

“A reestruturação da Diretoria Jurídica, da qual sou o diretor responsável, já está dando resultados. A seleção de advogados, feita de forma transparente e objetiva, foi divulgada no jornal da entidade e na OAB local. Até agora, em apenas quatro meses da contratação dos novos escritórios, já houve um aumento de 134% do número de processos judiciais defendendo interesses da categoria. Nossas ideias estão se destacando. Tomamos a iniciativa de propor uma mobilização por mais segurança nesta semana e outros sindicatos seguiram a nossa proposta exposta na reunião da Federação dos Bancários dos Estados da Bahia e Sergipe.  Conseguimos incluir um de nossos diretores na Comissão de Empresa do BNB, ou seja, teremos direito a participar da mesa de negociação específica, juntamente com sindicatos maiores. O sistema para o “Sindicato Virtual” já está com o contrato assinado, aguardando apenas o lançamento do novo site. Será algo que vai ter repercussão nacional, pois queremos ser destacados como um dos sindicatos mais transparentes, autônomos e democráticos da categoria. E não há qualquer exagero nisto. Foi dito pela antiga diretoria, no final do mandato do grupo anterior, que havia sido deixado R$ 2 milhões em conta bancária, mas “esqueceram” de informar à categoria que este valor era uma reserva para pagar à massa falida do Banco Econômico em um processo de 2001 que o Sindicato perdeu e não divulgou. Assim que soubemos do processo, tomamos as medidas jurídicas para resolver a questão e demos uma ampla divulgação do fato.  Outras mudanças previstas nas propostas de campanha, como o fim da reeleição ilimitada, exigem alteração estatutária e dependem da realização de congresso da entidade. Tal atividade possui data definida no próprio estatuto e já está em discussão na diretoria. Como não objetivamos utilizar a estrutura do Sindicato para favorecimento partidário, não nos preocupa a próxima eleição sindical. Esta diretoria não pretende passar décadas na gestão, inclusive, há previsão de formas para facilitar a criação de chapas. A democracia deve ser exercida de forma ampla e irrestrita. Creio que não há tempo suficiente para ficar expondo todas as atividades realizadas ou em andamento, pois devemos focar nos resultados. E é por isso que estamos fazendo tanto em tão pouco tempo.  O Sindicato agora é dos bancários e, muito antes do final deste mandato, não temeremos qualquer retrocesso. O que estamos conquistando já está se consolidando e repercutindo muito além de Vitória da Conquista e região”.


2 Respostas para “Conquista: Sindicato dos Bancários contesta Eduardo Moraes com balanço de atividades”

  1. Fernanda

    Quero aqui parabenizar toda a nova diretoria, mas em especial Rodrigo ao qual eu o tenho como exemplo de carater,honestidade e competencia. A parte juridica do sindicato nao poderia estar em melhores maos. Parabens

  2. Ailton Andrade

    Conheço Paulo Barrocas, aliás, somos contemporâneos de movimento estudantil, e sei da sua seriedade e capacidade, juntamente com os demais diretores, para gerir o Sindicato dos Bancários e colocá-lo a serviço da categoria e não de determinado partido político.
    Parabéns aos diretores do sindicato.

Os comentários estão fechados.