Conquista: Território Quilombola Velame tem portaria de reconhecimento publicada pelo INCRA

Fotos: Divulgação | INCRA
Fotos: Divulgação | INCRA

O Território Quilombola Velame, em Vitória da Conquista, teve portaria de reconhecimento publicada nesta segunda-feira (18), no Diário Oficial da União (DOU). A publicação significa que a União, por meio de Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), emitido pelo Incra, atesta que a a área, de 1,9 mil hectare de terra é de fato um território quilombola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A portaria de reconhecimento consolida as 73 famílias que vivem no Velame como remanescentes de quilombo e dá legitimidade ao conteúdo do RTID do território, publicado em 2010. Com o reconhecimento, o Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra, na Bahia, inicia a elaboração do conjunto decreto, que reunirá as documentações necessárias, para que a área do Velame possa ser decretada como de interesse social pela Presidência da República.


Uma Resposta para “Conquista: Território Quilombola Velame tem portaria de reconhecimento publicada pelo INCRA”

  1. Ana Clara Prado

    Isso sim é uma comunidade quilombola e não o Baixão onde não temos como comprovar que é uma comunidade quilombola são pessoas de cor escura mas não são preto isso é visivel que é uma trapaça. Fui entrevistar uma senhora que disse ser descente de escravo logo chegaram representante da comunidade para orientar o que falar. O ministério público precisa ver isso. Descente de escravo temos em vários lugares mas é preciso constatar a veracidade das informações. Porque na verdade eles querem somente o beneficio.

Os comentários estão fechados.