Marina é candidata. E agora?

Edwaldo Alves Edwaldo  Alves Silva

Recebi um e-mail do meu amigo padre Carlos intitulado “Eleições X Emoções” que revela suas preocupações  com  a situação política criada pelo trágico acidente aéreo que vitimou o candidato a presidente da república Eduardo Campos. Sem dúvida alguma a questão emocional do ponto de vista do imaginário popular é muito forte. Em certas situações passa a ser determinante. Mas, a comoção coletiva, em muitos casos, tende a confundir os interesses e a vontade da população. Nesses momentos a consciência popular fica mais fácil de ser manipulada.

A história é rica em demonstrar que fatos alheios à política e às eleições podem ser aproveitados de forma demagógica para confundir o povo, desviando-o, em momentos cruciais, de seus objetivos reais. Nada mais comovente e emocional do que a morte trágica e inesperada que mexe com os sentimentos de milhões de pessoas. Respeitando a dor de seus familiares, amigos e correligionários e associando-me ao sentimento de perda nacional, não posso deixar de admitir que a comoção surgida combina-se perfeitamente à figura carismática e mesmo messiânica de Marina Silva. Canudos encontrou seu Antonio Conselheiro. Não estou fazendo nenhum juízo de valor sobre a situação e condições históricas de cada momento. Apenas reflito sobre a situação dramática e a personalidade e imagem de Marina Silva . Sem dúvida, tornaram-se elementos que hoje compõe o quadro eleitoral. Creio que a primeira pesquisa de intenção de voto para presidente, após o acidente e incluindo Marina, apura basicamente o sentimento popular sobre a tragédia, e, portanto,  entendo que tem pouco valor estatístico. Mas, é interessante notar que o quadro pouco se alterou: Dilma mantém o que tinha, Aécio também e Marina absorve os votos de Eduardo e captura boa parte dos até agora indecisos e daqueles que pretendiam anular. Quer dizer o voto menos politizado e mais volúvel. Suponho ser o voto menos “garantido”.

As comoções tendem a passar ou ao menos diminuir bastante. Situações futuras podem restabelecer um cenário de vitória de Dilma no primeiro turno, para frustração e desespero da grande mídia que tenta, de todas as formas, criar um clima de inevitabilidade do segundo turno nas eleições presidenciais.

Para nós, do PT e aliados, a situação é bem definida: buscar a vitória no primeiro turno. Não é preocupação do momento  analisar um eventual (ou improvável) segundo turno. Temos o melhor projeto para o Brasil e já estamos executando-o com êxito há quase 12 anos. Dilma é a melhor candidata e tem comprovado a sua competência política e administrativa. Mesmo nessa pesquisa coloca-se 15 pontos acima do segundo colocado, está diminuindo a taxa de rejeição e melhorando a imagem do seu governo.  São mais de 130 milhões de eleitores a serem alcançados pela nossa campanha. O Brasil que estamos mudando e construindo é o melhor para os trabalhadores e a  nossa população. E não há comoção mais forte do que a vontade de um povo.

 Edwaldo  Alves Silva.


5 Respostas para “Marina é candidata. E agora?”

  1. Luz 13

    Gostei do blog! “Não tema nada nem a ninguém só sua própria consciência. ”
    Aline – De Olho no Mundo https://www.youtube.com/watch?v=5P3Bv6j7dRs

  2. DAMIÃO SOUZA

    Pensei que esse blog era uma ferramenta de comunicação imparcial onde todos teria vez, não apenas um grupo formados pelos petistas de conquista onde falam e espoe apenas ideias de seus interesses políticos, como esse comentário feito pelo senhor Edwaldo ALVES.

  3. ADERBAL

    Concordo plenamente com Edwaldo Alves!!

  4. dinalva lima

    sr. edivaldo,se a coisa esta tao boa assim,so para vs que tem panos de saude,alimentaçao,paSSAGENS AERAS,DINHEIRO PARA TODOS ALIADOS DO PT.O SENHOR TEM CORAGEM DE IR A UM HOSPITAL PUBLICO NO BRASIL,VA AQUI MESMO ACIMA DAS PEDRINHAS E VE TSANTASNS PESSOAS ABAIXO DA LINHAS NAO DA PABREZA,MAS DE VIDA DE MISERASIS,SAIA AI COM UM CANDIDATO,SOLA,CORI,SE EU FOSSE VS TINHA MAIS VERGONHA NA CARA EM FALAR QUE DILMA E BOA

  5. JOSENILTON

    EDWALDO POR FAVOR ESCLAREÇA PARA NÓS ELEITORES E MORTAIS. O PROJETO DO QUAL VOCÊ FALA É O QUE TRANSFORMA O GOVERNO EM UM ANTRO DE CORRUPÇÃO E POR TABELA ENVIA UM LOTE DE COMPANHEIROS PRA CADEIA? AQUI PRA NÓS EDWALDO JÁ CHEGA. AS PESSOAS ESTÃO A PROCURA DE NOVAS OPÇÕES E NÃO DE COMOÇÕES.

Os comentários estão fechados.