Haras Residence: Arquiteta e paisagista fala sobre os investimentos em Conquista

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sibelle Fonseca | Haras Residence Vitória da Conquista

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC), Christiane Pompeo desenvolve projetos de arquitetura paisagística nos diversos segmentos como residências, espaços comerciais, industriais, e empreendimentos. A trajetória da paisagista, sua formação e a experiência diversificada de mais de 20 anos, fazem de cada projeto uma composição atemporal, trazendo elementos inovadores, beleza e qualidade de vida a todos os usuários de seus jardins. Christiane Pompeo faz parte da equipe de profissionais da Tropical Plantas, empresa paulista consolidada no mercado de paisagismo, que está desenvolvendo o projeto paisagístico do Haras Residence Vitória Conquista. Confira a entrevista a seguir.

Haras Residence: Como o projeto paisagístico do Haras Residence Vitoria da Conquista foi criado?

Christiane PompeoO projeto paisagístico foi criado a partir do conceito estabelecido do Haras Residence, que é o resgate do contato das pessoas com a natureza, oferecendo um conjunto de elementos que tornarão o paisagismo um diferencial marcante no condomínio. A importância que a Prisma dedicou aos espaços verdes, proporcionaram para mim, um amplo leque de possibilidades na elaboração do projeto, este fator primordial foi determinante no resultado do trabalho, pois graças a existências desses espaços, os clientes terão um excelente padrão de moradia.

Haras Residence: O que se levou em conta na elaboração do Projeto paisagístico do Haras Residence- Vitoria da Conquista?

Christiane Pompeo: Em primeiro lugar é preciso esclarecer que o projeto paisagístico é a extensão de todo o projeto arquitetônico já elaborado pela arquiteta Marcia Pinheiro da Tecna – em parceria com os diretores da Prisma. A partir da analise completa dos elementos já projetados, tais como: circulação, traçado de ruas, avenidas, áreas de convívio, de lazer, esportivas, piscinas, lagos, edificações, portaria, entre outros inicia-se as etapas de projeto de todas as áreas verdes destinadas ao paisagismo. Outro aspecto devidamente importante é o levantamento e estudo de toda a infraestrutura de viabilidade do condomínio, como: projetos de rede elétrica, rede hidráulica, estação de tratamento, pavimentações, edificações, etc. Esta etapa corresponde a todos os projetos técnicos elaborados por outros profissionais contratados pela Prisma.

Haras Residence:. Aspectos como o clima predominante, o solo, a topografia foram considerados?

Christiane Pompeo: Sim, outro aspecto importante dessa etapa que chamamos de “levantamento de dados” é análise de dados físicos como: condição climática, tipo de solo, a topografia do lugar, seu entorno, e o estudo de fauna e flora da região.

Haras Residence: Quais os elementos que serão utilizados para compor o estilo paisagístico do Haras Residence?

Christiane Pompeo: Como conceito de projeto, o partido adotado para esse empreendimento é um traçado mais fluido, dando continuidade ao estilo arquitetônico presente em todo o espaço. A proposta é unir o estilo europeu tradicional com elementos modernos, trazendo harmonia e integração aos espaços verdes. Serão utilizados vários elementos para compor esse conceito:

1. Na criação das praças e áreas verdes usaremos elementos que proporcionem a contemplação e a participação ativa dos moradores, como projetos de fontes, jatos de água iluminados, quiosques para churrasco, pérgolas de descanso, ciclovia, etc.

2. No aspecto botânico: plantas de porte variado e texturas diferentes, cores, aromas, enfim, um conjunto de espécies que deixarão os moradores encantados com as floradas e diversidade da vegetação.

3. No projeto de mobiliário urbano, teremos design de bancos em madeira, bancos em concreto, postes de iluminação, esculturas, e todos os detalhes construtivos que complementam cada área do projeto.

Haras Residence: Além de muito verde o que a senhora destaca neste projeto?

Christiane Pompeo: O destaque será a riqueza da união dos elementos arquitetônicos projetados nas praças e todas as áreas verdes com a diversidade das espécies botânicas. As famílias, crianças, jovens, adultos, idosos, todos terão atrativos e se sentirão honrados através das propostas contempladas nesse paisagismo.

Haras Residence: Qual a diferença entre um projeto paisagístico completo (no caso do Haras Residence) e a simples implantação de jardins, como é mais comum nos condomínios?

Christiane Pompeo: A diferença é enorme e fácil de entender. No projeto do Haras Residence temos realmente a implantação de um verdadeiro projeto macro-paisagístico, como ocorre em outros países mais evoluídos. Caracteriza-se pela elaboração de um conjunto de projetos como: definição de um estilo, proposta de elementos arquitetônicos, preocupação com questões ambientais, planejamento botânico diversificado, resgate de fauna e flora e tantos outros elementos complementares. A maioria dos condomínios que são construídos no país, executam “projeto de jardinagem”, ou seja, preocupam-se apenas no planejamento da vegetação e na maioria das vezes fazem somente a distribuição da arborização de ruas, avenidas e portaria. Quando existem áreas verdes, montam um pequeno playground com algumas plantas ao redor e não passa disso, infelizmente.

Haras Residence: Qual a importância de um projeto paisagístico completo no resultado final do empreendimento?

Christiane Pompeo: A importância é crucial, pois como citei acima, as áreas receberão um tratamento paisagístico considerando uma enorme variedade de elementos, sejam eles técnicos, arquitetônicos e artísticos. O resultado é de grande magnitude, pois caracteriza-se pelo resultado de uma intervenção completa na paisagem, onde o projeto deve equilibrar o meio ambiente e fechar um ciclo construtivo.

Haras Residence: O que teremos nas áreas de uso comum?

Christiane Pompeo: Todas as áreas de uso comum terão uma infraestrutura que possibilite o conforto ambiental e físico, aproximando a relação dos moradores com a natureza de forma atrativa e confortável. Além das enormes áreas verdes no centro do condomínio, foram elaboradas Praças temáticas espalhadas nos pequenos bairros formados tais como: Praça das fontes; Praça dos Jacarandás com ginástica ao ar livre; Praça das Sibipirunas com playground infantil; Praça do Ipê amarelo; Praça do Ipê roxo; Praça das palmeiras; Praça das fontes, onde os moradores poderão passear nos caminhos entre árvores e palmeiras.

Haras Residence: Alegando o aumento de custos e de tempo, alguns empreendimentos não investem em paisagismo. A Prisma Incorporadora tem essa característica marcante de apostar e investir em um projeto paisagístico inovador e diferenciado?

Christiane Pompeo: A Prisma já identificou que o planejamento paisagístico bem elaborado traz aos seus empreendimentos um valor imensurável, cujo resultado é a satisfação de seus clientes. A relação custo x tempo pode ser equalizada executando os projetos aos poucos, de forma eficiente e contínua. Muitos empreendimentos não fazem um planejamento para execução do projeto paisagístico, ficando tudo para o final da obra, essa situação acaba reduzindo muito os valores e o tempo para implantar as propostas. Como esse processo cortam-se gastos, e o projeto perde todo seu valor e conteúdo.

Haras Residence: Investir em um projeto paisagístico deste porte não é comum em outros empreendimentos? A que a senhora atribui isso?

Christiane Pompeo: Infelizmente os empreendedores estão preocupados apenas com lucros e consideram a elaboração completa de um projeto paisagístico um luxo desnecessário. Ignoram as questões de impacto ambiental, de reconstrução de áreas verdes, assim como a possibilidade de oferecer aos seus clientes um produto que realmente vai atender seus anseios por uma vida com mais satisfação. O Haras Residence está investindo alto e por isso seu projeto paisagístico já está entre os maiores do país.  

Haras Residence: Quais as vantagens para os condôminos?

Christiane Pompeo: As vantagens são inúmeras, pois será possível realizar efetivamente o sonho de morar com mais qualidade de vida. Isto estará refletido em todos os aspectos abordados no projeto paisagístico, pois as pessoas poderão desfrutar do espaço de inúmeras maneiras, seja para contemplar ou para participar efetivamente das áreas destinadas ao verde.

Haras Residence: Paisagismo e sustentabilidade.

Christiane Pompeo: A sustentabilidade vem sendo um dos pilares de discussões em todo o planeta e está diretamente associada ao paisagismo. Fico muito feliz de ver esse tema tratado de forma séria nesse empreendimento. Além de todos os recursos que já serão utilizados como gestão ecológica das águas, reuso de materiais, uma questão fundamental que o projeto contempla é a proposta de espécies vegetais que demandam pouca água, como alguns capins e outras vegetações. A recomposição de espécies da flora local também contribui para o equilíbrio do ecossistema trazendo novamente uma fauna que hoje não habita mais o local.

Haras Residence: O paisagista deve compreender exatamente os sonhos, desejos e o estilo dos clientes para atingir a sua satisfação. Como tem sido a comunicação com a diretoria da Prisma incorporadora?

Christiane Pompeo: Esse é um desafio constante, uma dedicação total ao projeto para que o mesmo tenha o resultado esperado por todos. A diretoria da Prisma tem um compromisso sério com seus clientes em cumprir seus objetivos, por isso nossa comunicação é o reflexo dessa transparência com seus condôminos. O desejo de oferecer um projeto inovador, diferenciado e com absoluta qualidade, é uma prioridade que desejamos juntos ver realizado. As propostas são discutidas e avaliadas, levando em consideração sempre o cliente, e o melhor resultado da implantação do projeto.

Haras Residence: O cliente Haras Residence pode ter a garantia de que receberá um dos melhores ambientes recriados do Brasil?

Christiane Pompeo:  Posso afirmar com absoluta certeza que o cliente Haras Residence receberá um “joia preciosa” para habitar, para recompor as energias, seu corpo e seu espírito, valorizando muito o investimento que fizeram nos seus lotes. Esse fato é real, me alegra muito proporcionar as famílias que habitarão o condomínio novas oportunidades de viver ao ar livre e saber que estas mesmas famílias construirão histórias felizes, deixando um legado na vida de seus descendentes. O projeto paisagístico do Haras, será uma como uma “escola viva” ensinando as pessoas o valor de uma consciência ambiental, o respeito ao próximo, aos animais e o amor a natureza em suas mais variadas formas. Os moradores vão poder viver momentos de paz, de relaxamento, de atividades ao livre e da reconexão tão desejada por todos.


Os comentários estão fechados.