Meio Ambiente: CETAS de Conquista recebe 304 aves de operação na Chapada Diamantina

Fotos: SECOM | PMVC
Fotos: SECOM | PMVC

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (CETAS) recebeu 304 aves, nesta quinta-feira (28), oriundas de uma operação realizada na região de Lençóis, na Chapada Diamantina. As aves foram recuperadas após denúncias e entregas voluntárias, além de outras apreendidas em operações com o objetivo de deter tráfico de animais. A ação foi amplamente divulgada na região da Chapada e contou com a colaboração da população.  Como o Cetas de Vitória da Conquista é referência no estado e trabalha em parceria com as instituições e com os órgãos fiscalizadores da Chapada, os animais foram encaminhados para serem tratados na unidade do município.

DSC_4821

Segundo o coordenador do CETAS, o veterinário Aderbal Azevedo, foram recebidas espécies de canário, azulão, sabiá, cardeal, trinca-ferro, periquitos e uma arara. De acordo a veterinária Rosana Ladeia, os pássaros são de 23 espécies diferentes e são mais encontradas em regiões de caatinga e de cerrado.A operação foi realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em conjunto com o Ministério Público, o Ibama e o Tribunal Regional Federal (TRF).

DSC_48351

Conforme o Blog do Anderson noticiou, na última quarta-feira (27), o CETAS recebeu da unidade de Porto Seguro um Tamanduá-mirim (tamandua tetradactyla) fêmea, encontrado na região de Ilhéus. O animal tem cerca de trinta dias de vida e deve ficar na unidade de Vitória da Conquista até que alcance um ano de idade para ser solto em uma área de mata. De acordo a veterinária, a espécie é encontrada nas matas brasileiras e, apesar de não estar entre as ameaçadas de extinção, encontra-se ameaçada pelo avanço das cidades e pelas ações de desmatamento.


Os comentários estão fechados.