Brasil: Após 15 anos morando nas ruas de São Paulo, idoso reencontra família em Conquista

Fotos: SECOM | PMVC
Fotos: SECOM | PMVC

Depois de 15 anos sem ver o irmão, os olhos de dona Marvides Oliveira se enchem de lágrimas ao falar sobre a saudade e a ansiedade em reencontrá-lo. Ela esteve no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo na manhã desse sábado (13) à espera do irmão caçula, Joaquim de Jesus Santos. Durante todo esse tempo, seu Joaquim viveu em situação de rua na cidade de São Paulo e perdeu totalmente o contato com a família, na Bahia. Agora, com o apoio de um grupo de amigas paulistanas e do Serviço de Referência Especializado de Assistência Social para a população em situação de rua, vinculado à Prefeitura Municipal, a vida dessa família está ganhando um novo começo. Mas antes, é preciso entender como eles ficaram separados durante todo esse tempo. Tudo começou quando Marvides e Joaquim se mudaram para São Paulo.

IMG_0213

Na época, apesar de não morarem juntos, o contato entre os irmãos e outros familiares era frequente. Porém, com o tempo, as tentativas de comunicação de dona Marvides ficaram falhas. Quando resolveu voltar para a Bahia, ela não conseguiu encontrar o irmão. Ao longo desses 15 anos de distância, o que dona Marvides, e nenhum outro ente da família, sabia era que seu Joaquim havia perdido o emprego, a moradia e os documentos e havia passado a viver em situação de rua. Nessa última semana, porém, o inesperado aconteceu. Ela recebeu uma ligação do Serviço de referência da Prefeitura, informando que seu Joaquim havia sido localizado em São Paulo e queria retornar para casa.

A notícia só foi possível graças à Bruna Souza, uma jovem que o encontrou e, junto com um grupo de amigas, se dispôs a ajudá-lo. Com a gravação de um vídeo disponibilizado na internet, o apelo logo chegou aos conquistenses. Quando desembarcou no aeroporto de Vitória da Conquista seu Joaquim estava emocionado. Recepcionado por membros da família, do Serviço de referência da Prefeitura e da comunidade, ele não escondeu a alegria em estar de volta. “Estou bastante ansioso e muito feliz. Estava com saudade. Agradeço a todos que me ajudaram, pois se não fossem eles, eu não estaria aqui”, desabafou.


3 Respostas para “Brasil: Após 15 anos morando nas ruas de São Paulo, idoso reencontra família em Conquista”

  1. Wudson Moraes

    Que trabalho bonito, humano e solidário. Menos uma pessoa nas ruas, mais uma família feliz e um coração renovado. Que Deus abençoe a Família de seu Joaquim e principalmente àqueles que gravaram o vídeo e se empenharam para realizar este ato social. Confesso que nossa sociedade precisa muito desta demonstração de amor pelo próximo. Fica aí o exemplo para aos que preferem o racismo e o preconceito.

  2. israel

    atitudo,bacana desta moça,essa atitudo tinha que dos puliticos,currupito,que só faz roubar

  3. Dr. A. Elviro Dias Freitas.

    Um trabalho muito louvável, logo que vi no face, procurei distribuir a fotografia do Sr. Joaquim, no Bairro Guarani, em Vitória da Conquista, como advogado aqui militante, acredito que, de alguma forma, contribui também para que esse sonho se tornasse realidade, um grande abraço para, acredito, assistentes sociais,

Os comentários estão fechados.